Sexta-feira, 21 de junho de 2019 - 10h32
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac e o Serviço Social do Comércio – Sesc atuam há mais de quatro décadas em Rondônia. As instituições são administradas pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – Fecomércio e juntas integram o Sistema Fecomércio.
No último mês, o Presidente do Sistema Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho e Comitiva de Diretores realizaram visita aos prefeitos e vereadores dos municípios de Vilhena, Pimenta Bueno, Cacoal, Presidente Médici, Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Jaru, Ariquemes e Porto Velho, com o objetivo de reforçar a parceria com o poder público e destacar as ações realizadas pelo Sesc e Senac bem como sua importância para a sociedade rondoniense.
As instituições promovem atendimentos tanto aos funcionários do comércio como a população em geral. O Senac, por exemplo, atua no estado desde 27 de maio de 1976 e tem como missão educar para o trabalho em atividades de comércio de bens, serviços e turismo. Ao todo, são 07 escolas de educação profissional e 03 carretas móveis. A Instituição desenvolve atividade nos Eixos Tecnológicos de: Saúde, Ambiente e Segurança, Informação e Comunicação, Produção Cultural e Design, Hospitalidade e Lazer, Gestão e Negócios, Cursos de programações presenciais e à distância, atendendo também a população com renda familiar de até dois salários mínimos através do Programa Senac de Gratuidade (PSG), com mais de 50% dos cursos ofertados.
Outro programa lançado este ano e que pretende capacitar ainda mais o público que trabalha com vendas é o Senac Comércio, com mais de 100 títulos de cursos. “Nossos serviços e atendimentos a população só crescem, prova disso foi no ano passado, quando matriculamos mais de 20 mil alunos em 1.656 cursos técnicos e 2.452 cursos de aprendizagem”, ressaltou o Presidente.
O Sesc Rondônia também contribui para o desenvolvimento do Estado, atuando nas áreas de saúde, cultura e lazer e na valorização da classe comerciária e assistência às famílias. O Sesc foi instalado em 04 de julho de 1976 e está presente em cinco municípios. Ao todo, são 09 unidades operacionais e 02 unidades móveis – BiblioSesc, que atendem mais de dois mil alunos na educação infantil, fundamental e educação de jovens e adultos. “Em 2018 foram efetuadas mais de 40 mil matriculas, destas 23.964 de comerciários e dependentes e 20.568 da comunidade em geral. Também realizamos mais de três mil inscrições gratuitas em palestras e oficinas culturais. Além é claro, do Programa Saúde que totalizou mais de 920 mil ações e o Mesa Brasil que conseguiu ajudar mais de 10 mil famílias com a arrecadação de 492 kg de alimentos”, destacou Raniery.
Tantas ações e serviços realizados reafirmam o compromisso do Sistema Fecomércio por meio do Sesc e Senac com os rondonienses. “Nossa atuação comprova isso. É um trabalho de mais de quatro décadas que só tende a aumentar, visto que o Sistema Fecomércio busca inovar e estar presente cada vez mais no nosso Estado, proporcionando aos comerciários e a toda população mais educação, saúde, cultura e lazer e capacitação profissional ”, afirmou Raniery.
O Presidente finalizou agradecendo a cada Prefeito e Vereador dos municípios visitados. “Foi uma oportunidade única de apresentar nossos serviços e principalmente de mostrar nossa importante contribuição em prol do desenvolvimento social e econômico de Rondônia”.
FROMIMPE continua com Eixos Temáticos na capital
E dando continuidade a semana do FROMIMPE, nessa quinta-feira (24) aconteceu na sede do Sebrae em Porto Velho o terceiro dia de Fórum com discussões
Em uma cerimônia histórica realizada nesta terça-feira (30), o Sebrae Rondônia oficializou sua adesão ao Pacto Brasil pela Integridade Empresarial,
Conselheiros do Sebrae em Rondônia na Comissão de Infraestrutura do Senado Federal
Em agenda durante esta semana (29), em Brasília-DF, o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae em Rondônia, Darci Cerutti (FCDL)
Simpi soluciona custo de Energia para Pequenas Empresas, sem investimento inicial
Sim, você leu certo, acredite!Em um cenário de constantes aumentos nas tarifas de energia elétrica, os pequenos empresários enfrentam um desafio cada