Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Sine Rondônia busca parcerias com empresas locais para fomento do programa “Geração Emprego”


Sine pretende por meio do programa “Geração Emprego” capacitar pessoas e direcioná-las às empresas - Gente de Opinião
Sine pretende por meio do programa “Geração Emprego” capacitar pessoas e direcioná-las às empresas

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi) em ação conjunta com o Programa de Sistema Nacional de Emprego (Sine) busca parcerias com instituições de capacitação e ensino, por meio do programa “Geração Emprego” com o objetivo  de oferecer cursos gratuitos de qualificação e preparação de mão de obra para o mercado de trabalho.

A coordenadora geral do Sistema Nacional de Emprego (Sine), Teresa Cristina, esteve em Vilhena na última terça-feira (27) onde participou de uma reunião com o presidente da Associação Comercial Industrial do município, Dirceu Hoffmann, apresentando propostas de parceria com empresários locais.

Teresa explicou que hoje, o Sine realiza o cadastramento de empresas e de candidatos a empregos. A maioria das vagas busca por pessoas qualificadas e com experiência e a falta de mão de obra qualificada é uma situação complicada tanto para os empresários quanto para os trabalhadores que buscam nova posição no mercado de trabalho.

Para mudar esse cenário, o sistema estará realizando cursos, a princípio ensino a distância (EaD), com a capacitação de profissionais para ingressarem no mercado de trabalho, proporcionando condições para fomentar a geração de emprego e renda, fortalecendo as atividades econômicas de cada região. “Temos uma demanda grande de pessoas em busca de emprego, porém sem nenhuma qualificação ou experiência. O Sine pretende por meio do “Geração Emprego” capacitar pessoas e direcioná-las às empresas que estejam em busca da mão de obra”, conta.

Equipe do Sine visita município para fazer parcerias a fim de diminuir o índice de desemprego em Rondônia

O Sine quer dar condições para que a cidade cresça cada vez mais com uma população capacitada para novas oportunidades, sendo um elo entre o trabalhador e o empregador. “Essa parceria com as empresas é extremamente importante para o desenvolvimento. Não adianta capacitar um grande número de pessoas e não ter o apoio dos empresários para contratação”.

A coordenadora do Sine também ressalta que o órgão vem buscando fortalecer as políticas públicas com o intuito de reduzir os impactos da pandemia.

Hoffmann revelou que Vilhena conta hoje com um grande número de vagas de emprego ofertadas pelos comerciantes, porém, a falta de candidatos capacitados tem sido um grande problema para novas contratações. “Essa iniciativa do Estado é muito bem vinda para nós, tenho certeza que os empresários não medirão esforços para firmar essa parceria”.

A reunião também contou com a presença do gerente da unidade regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Rafael Oliveira e da gerente regional do Sine, Salete Keller.

A equipe de coordenação do Sine esta percorrendo todo Estado, visitando os municípios que contam com o polo do órgão em busca de parcerias com as associações comerciais e empresariais com o intuito de diminuir o índice de desemprego em Rondônia.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Bofetada II! Mudanças silenciosas no Simples vão excluir milhares do regime em 2026

Bofetada II! Mudanças silenciosas no Simples vão excluir milhares do regime em 2026

Alteração normativa aparentemente discreta, aprovada no fim de 2025, deve provocar impactos significativos na tributação de micro e pequenas empresa

Rondônia se mantém com a segunda menor taxa de desemprego do Brasil, segundo nova pesquisa do IBGE

Rondônia se mantém com a segunda menor taxa de desemprego do Brasil, segundo nova pesquisa do IBGE

Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram divulgados

Resolução 183! E o governo deu uma bofetada na cara do MEI

Resolução 183! E o governo deu uma bofetada na cara do MEI

Mês de Outubro fechou com uma notícia preocupante para milhões de microempreendedores individuais (MEI) em todo o país. Em 13 de outubro de 2025, o

Decreto estadual restabelece prazo para pagamento do ICMS na entrada de mercadorias a empresas com parcelamentos tributários

Decreto estadual restabelece prazo para pagamento do ICMS na entrada de mercadorias a empresas com parcelamentos tributários

O governo de Rondônia editou o Decreto nº 30.732, de 2 de outubro de 2025, que restabelece o prazo de 45 dias para regularização do Imposto sobre Op

Gente de Opinião Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)