Porto Velho (RO) quinta-feira, 13 de maio de 2021
×
Gente de Opinião

Economia

Semana do MEI 2021 será totalmente on line, de 10 a 14 de maio

Evento é voltado ao Microempreendedor Individual e ocorre simultaneamente em todo o país


Semana do MEI 2021 será totalmente on line, de 10 a 14 de maio - Gente de Opinião

Os MEIs (Microempreendedores Individuais) e potenciais empreendedores têm pela frente uma semana recheada de atividades e capacitações através da internet voltadas especialmente para eles. Esta é a finalidade da Semana do MEI 2021, uma ação nacional que acontece de forma simultânea e é realizada pelo Sebrae entre os dias 10 e 14 de maio. O tema deste ano é “Uma Nova visão para o futuro do seu negócio”. E a ação vai contar com uma programação nacional unificada com transmissões feitas pela internet no período da manhã.

 

Microempreendedor Individual é a configuração mais simplificada de constituição de empresa. Tem regras, normas e condições simplificadas para oportunizar uma série de benefícios ao empreendedor, inclusive direitos previdenciários, como aposentadoria por idade, invalidez, auxílio-doença, salário-maternidade e pensão por morte.

 

Com a pandemia, muitos trabalhadores acabaram perdendo sua fonte de renda e tiveram que se reinventar para garantir o sustento de suas famílias. O resultado disso é que, em 2020, o número de Microempreendedores Individuais aumentou consideravelmente, em comparação ao ano anterior. Dados do Ministério da Economia indicam que, até dezembro de 2020, haviam mais de 11,2 milhões de MEIs registrados no Brasil. Isso corresponde a 56,7% de todos os negócios em funcionamento atualmente no país.

 

De acordo com o analista do Sebrae em Rondônia, Cléris Kussler, coordenador do evento no âmbito estadual, a principal atração desta edição da Semana do MEI será o empreendedor Rick Chesther, que ficou famoso em todo o país depois de aparecer em um vídeo em que ensina, em apenas um minuto, diversas estratégias para vender água mineral. Com o sucesso, ele passou a ministrar palestras, nas quais relata a vida real de transformação do povo brasileiro, com foco na superação. “A semana do MEI conta com uma programação diversificada, com o objetivo de auxiliar os empresários a superarem a atual crise e se adaptarem a esta nova realidade, mesmo que passageira, reestudando processos empresariais e recriando uma nova realidade de empreendedorismo”, comentou Cléris.

 

A semana também será uma oportunidade para as pessoas que desejam se formalizar. Esta formalização traz diversas vantagens para o empreendedor como um CNPJ e alvará de funcionamento sem taxas e burocracia, o que possibilita a emissão de nota fiscal e acesso a produtos e serviços bancários.

 

Para maiores informações e participação nos eventos disponibilizados, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/semanadomei2021 e se cadastrar para ter acesso aos conteúdos especialmente preparados para o Microempreendedor individual. Entre os dias 10 e 14 de maio, serão ministradas palestras, seminários e oficinas com temas voltados para o desenvolvimento do pequeno negócio.

Mais Sobre Economia

Sebrae em Rondônia apresenta o Programa Cidade Empreendedora aos deputados estaduais

Sebrae em Rondônia apresenta o Programa Cidade Empreendedora aos deputados estaduais

Visando promover o desenvolvimento econômico nos 52 municípios do estado de Rondônia e fortalecer os comércios e arranjos produtivos de cada região,

Relações do Estado, a livre iniciativa e as empresas

Relações do Estado, a livre iniciativa e as empresas

“A situação do Brasil é dramática, sobretudo para as pequenas e médias empresas”, afirma Walfrido Jorge Warde Junior, presidente do Instituto para R

Lançamento de programa que fomenta o empreendedorismo é nesta sexta (14)

Lançamento de programa que fomenta o empreendedorismo é nesta sexta (14)

Nesta sexta, em cerimônia on line, o programa do Sebrae que estimula a criação de um ambiente cada vez mais favorável à geração e negócios nos munic