Quinta-feira, 5 de outubro de 2023 - 16h08

A baixa do Rio Madeira, único modal de escoamento da produção de
Rondônia e Porto Velho a Manaus e vice-versa, está impactando negativamente os
negócios. Em razão da falta de chuvas, além dos riscos de acidentes, a
navegação noturna está suspensa e o tempo de percurso que normalmente é de 4
dias, chega a ser de 8 a 10 dias, e as embarcações estão reduzidas à metade da
sua capacidade.
A iminência do desabastecimento de combustíveis e gás de cozinha em
razão da seca histórica do rio, tem sido motivo de preocupação por parte da
Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO). A dependência do
transporte entre os dois estados exclusivamente via fluvial, abre a reflexão
para que a recuperação da BR-319 seja uma prioridade.
Hoje o Amazonas é o principal fornecedor desses produtos para o Estado e
com a falta de chuvas, as balsas que saem da capital amazonense, estão sendo
abastecidas apenas com a metade da carga. Embarcações que saiam com 5 milhões
de litros de combustível, só conseguem navegar com a metade da carga. Para
garantir a navegação, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte
(DNIT) intensifica a dragagem em diversos no Rio Madeira.
O presidente da FIERO, Marcelo Thomé reafirma a necessidade do avanço na
agenda da recuperação da rodovia, por meio do diálogo entre os diversos atores
que compõem esse cenário. “É hora de acharmos soluções entre o setor
empresarial, governos, no intuito de não comprometer a atividade industrial, o
escoamento da produção e o abastecimento de produtos a diversos municípios dos
dois estados”, diz.
Thomé acredita que uma das soluções é transformar a rodovia em uma
Estrada Parque (EP), fazendo que ela seja sustentável, não comprometa a fauna,
flora e a mata nativa da região. “Acredito que já exista maturidade para
refletir e encontrar alternativas para que esta obra fundamental seja
concretizada. De forma organizada, ela reduzir o isolamento e melhorar a qualidade
de vida das pessoas que residem ao longo desta região”, comenta.
O presidente da FIERO considerou positiva a vinda da comitiva do governo
federal a Manaus nesta quarta-feira, 4. Liderada pelo vice-presidente e
ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Geraldo Alckmin, a
comitiva pôde ver de perto a atual situação da seca dos rios. Diante da
situação, foi anunciada a criação de um grupo de trabalho no Ministério dos
Transportes para avaliar e permitir o avanço do licenciamento para a retomada das
obras na BR-319.
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Fecomércio-RO recebe comitiva do Ministério do Comércio e Turismo do Peru
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Rondônia (Fecomércio-RO) recebeu uma visita institucional de representantes do Comércio Exter

Aprenda a utilizar as opções de créditos para fortalecer e expandir o seu negócio
O acesso ao crédito continua sendo um dos principais desafios para quem deseja abrir, manter ou expandir um negócio. Pensando nisso, três novos curso

STF Abre Caminho para Recuperação de Valores Pagos a mais no DIFAL
Micro e pequenas empresas de Rondônia optantes pelo Simples Nacional podem ter valores de DIFAL a recuperar. O tema ganhou força após decisão do Supre

2ª Edição do Empreende Pet movimenta Porto Velho com empreendedorismo, adoção responsável e cultura
A capital rondoniense se prepara para receber a 2ª edição do Empreende Pet, evento que consolida o setor pet como vetor de economia, negócios e inov
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)