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Saiba os 10 passos fundamentais para abrir um negócio em 2025

Orientações do Sebrae fornecem uma base sólida para o empreendedor transformar a ideia em uma empresa com sucesso


Saiba os 10 passos fundamentais para abrir um negócio em 2025 - Gente de Opinião

Nos primeiros quatro dias de 2025, mais de 34 mil CNPJs de pequenos negócios – microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) – foram abertos no país. E a expectativa é de que o número cresça ao longo deste ano. De acordo com a pesquisa Monitor Global de Empreendedorismo 2023 (Global Entrepreneurship Monitor – GEM), no Brasil existem cerca de 90 milhões de empreendedores potenciais que podem se tornar donos do seu próprio negócio nos próximos anos.

Para apoiar nesta jornada do empreendedorismo, foi preparada uma lista com os 10 passos fundamentais que as pessoas devem fazer antes de abrir um negócio. Este guia passo a passo fornece uma base sólida para qualquer empreendedor transformar sua ideia em um negócio. Seguir esses passos ajuda a garantir que você esteja bem-preparado e posicionado para enfrentar os desafios do mercado e alcançar o sucesso.

1) Pesquisa de Mercado

É crucial para entender a demanda pelo seu produto ou serviço, identificar os concorrentes e conhecer o perfil dos seus clientes em potencial. “Uma boa pesquisa de mercado pode ajudar a evitar erros caros e a ajustar seu conceito de negócio às necessidades do mercado”, apontou o gerente.

2) Plano de Negócios

Um plano de negócios serve como um roteiro para o sucesso. Ele ajuda a definir a visão, missão, objetivos, estratégias de marketing, análise financeira e projeções de receita. Um bom plano também é essencial para atrair investidores e conseguir financiamentos.

3) Recursos Financeiros

Antes de abrir um negócio, é fundamental saber quanto dinheiro você precisa e onde consegui-lo. Avaliar seus recursos financeiros e explorar opções de financiamento, como empréstimos, investidores anjo ou capital de risco, garante a obtenção do capital necessário para começar e manter o negócio até ele começar a gerar lucros.

4) Formalização

Registrar o pequeno negócio é essencial para garantir que ele esteja operando legalmente. “Isso inclui escolher uma estrutura jurídica, registrar o nome da empresa, obter licenças e permissões necessárias, e entender as obrigações fiscais. A conformidade legal protege seu negócio de possíveis penalidades e processos”, orienta o gerente do Sebrae.

5) Estrutura Organizacional

Estabelecer uma estrutura organizacional clara ajuda a definir funções e responsabilidades dentro da empresa. Isso melhora a eficiência operacional, facilita a comunicação e garante que todos saibam o que se espera deles.

6) Plano de Marketing

“Um plano de marketing eficaz aborda como você pretende promover seu negócio e atrair clientes. Ele inclui estratégias para publicidade, presença on-line, relacionamento e branding. Um bom plano de marketing é essencial para construir uma base de clientes e aumentar a visibilidade da sua marca”, aponta Eduardo Curado.

7) Presença on-line

 

Hoje em dia, ter uma presença online é fundamental para alcançar um público mais amplo. Criar um site profissional, estar presente nas redes sociais e usar ferramentas de SEO são passos importantes para aumentar a visibilidade do seu negócio e atrair clientes.

8) Aquisição de Equipamentos e Ferramentas

Identificar e adquirir os equipamentos e ferramentas necessários para o funcionamento do seu negócio é fundamental para poder oferecer produtos ou serviços de qualidade. Isso inclui desde tecnologia e software até mobiliário e maquinário.

9) Funcionários

Ter a equipe certa é fundamental para o sucesso do seu negócio. Contratar funcionários qualificados e fornecer treinamento adequado garante que sua equipe esteja preparada para atender às demandas do negócio e oferecer um excelente atendimento ao cliente.

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10) Planejar a Inauguração do Negócio

Planejar a inauguração do seu negócio é uma oportunidade para causar uma boa impressão inicial e atrair clientes. “Uma inauguração bem-organizada, com promoções e eventos especiais, pode gerar burburinho e iniciar seu negócio com o pé direito”, sugere o gerente Eduardo Curado.

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