Quarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Programa Agentes Locais de Inovação atua no aumento de produtividade de Micro e Pequenas Empresas

Estratégia faz parte do programa Brasil Mais do Governo Federal, em parceria com Sebrae


Programa Agentes Locais de Inovação atua no aumento de produtividade de Micro e Pequenas Empresas - Gente de Opinião

A Metodologia ALI (Agentes Locais de Inovação) em Gestão da Inovação visa transformar os pequenos negócios por meio da inovação. Dessa forma, o foco não é na inovação em si, mas a inovação como meio para geração de resultados concretos para as empresas, seja na forma de aumento de receita, redução de custos e/ou aumento de produtividade. É uma iniciativa que está sob o guarda-chuva do programa Brasil Mais, do Governo Federal e operacionalizado pelo Sebrae e outras entidades.

O Brasil Mais é baseado em promover melhorias rápidas, de baixo custo e de alto impacto para quem deseja aumentar a competitividade do negócio e se destacar no mercado. Está focado nas micro e pequena empresa, seja padaria, confeitaria, minimercado, pet shop, loja de roupa, clínica de fisioterapia ou outro segmento, na busca por melhores resultados.

 

A força do programa está na parceria firmada entre o Ministério da Economia, o Senai, a ABDI e o Sebrae, bem como no acompanhamento técnico realizado pelos Agentes Locais de Inovação (ALI), que auxiliam no aprendizado das melhores práticas produtivas e gerenciais.

Programa Agentes Locais de Inovação atua no aumento de produtividade de Micro e Pequenas Empresas - Gente de Opinião

Um exemplo concreto de empresas que se beneficiaram com o programa é a empresa Imperial, especializada em segurança patrimonial, do município de Ariquemes. José Edinizio é proprietário da empresa e conta que com o apoio do Sebrae e do Programa ALI, ele adquiriu novos conhecimentos para o crescimento e expansão da empresa. “Como não tinha experiência como empresário faltava bastante conhecimento para desenvolver melhor a empresa, e o apoio do Sebrae e a metodologia ALI, foi muito importante para o sucesso da empresa”, declara José Edinizio. 

Marlon Amorim, analista de negócios do Sebrae em Rondônia, no município de Ariquemes, comenta que “O cliente optou por participar do Programa ALI e graças ao programa a empresa está desenvolvendo uma séries de ações em plena pandemia, não apenas para inovar para também alavancar ações e processos que resultam em faturamento”, disse ele. 

Os empreendedores interessados em participar do programa, podem acessar www.gov.br/brasilmais ou procurar qualquer atendimento do Sebrae em Rondônia para maiores informações. O programa é gratuito e de grande importância, especialmente neste momento de preparação para a retomada da economia.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

FIERO e SEBRAE-RO estreitam laços para iniciativas conjuntas ainda este ano

FIERO e SEBRAE-RO estreitam laços para iniciativas conjuntas ainda este ano

Na última sexta-feira, 9, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, realizou uma visita institucional à

Sebrae prepara semana especial do MEI em Rondônia

Sebrae prepara semana especial do MEI em Rondônia

As vantagens de ser um Microempreendedor Individual (MEI) são muitas e fazem a diferença na vida do empreendedor e, para divulgar e fortalecer essa

Cooperativismo rondoniense chega à China com missão técnica promovida pelo Sistema OCB/RO

Cooperativismo rondoniense chega à China com missão técnica promovida pelo Sistema OCB/RO

O Sistema OCB/RO está promovendo uma missão técnica na China, reunindo dirigentes e lideranças cooperativistas de Rondônia em uma imersão internacio

Gente de Opinião Quarta-feira, 14 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)