Domingo, 5 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Pesquisa mostra que 98% dos brasileiros estão preocupados com o custo de vida

Levantamento da Blackhawk Network Brasil sobre o comportamento do consumidor e suas principais preocupações em um cenário econômico desafiador


Fernanda Carbonari, Managing Director da Blackhawk Network Brasil. (Foto: Divulgação) - Gente de Opinião
Fernanda Carbonari, Managing Director da Blackhawk Network Brasil. (Foto: Divulgação)

Como os consumidores se veem vivendo em mais um ano economicamente desafiador? Esta é a pergunta que guia a mais recente pesquisa realizada pela Blackhawk Network Brasil, empresa líder na distribuição de cartões-presente no país, que busca entender o comportamento atual dos consumidores brasileiros diante de um cenário econômico desafiador. No total, foram entrevistados 1.054 brasileiros com mais de 18 anos de idade para o estudo divulgado esse mês pela empresa. Olhando para o panorama macroeconômico do país, a pesquisa constatou que 98% dos consumidores brasileiros estão preocupados com as pressões do custo de vida e com sua situação financeira frente às condições turbulentas da economia.

 

Preços dos alimentos e inflação são as maiores preocupações

As maiores aflições dos brasileiros estão concentradas no preço dos alimentos, apontado por 76% dos consumidores, e na inflação do país, citado por 73% - questões que aparecem muito à frente das outras áreas, como a recessão econômica (22%) e serviços públicos (22%). Outros motivos de preocupação bastante citados foram com a segurança em seus empregos (48%) e o preço do combustível (38%), sendo que, de setembro de 2022 para cá, todas as principais causas de preocupação econômica aumentaram. Outros números comprovam ainda como a perda de emprego impactou inúmeras famílias no Brasil. Ao examinar detalhadamente esta frente, a pesquisa constatou que 54% das pessoas da Geração Z perderam emprego nos últimos 6 a 12 meses - um número superior se comparado às gerações Millennials, Gen X e Boomers, correspondendo a 46%, 36% e 26%, respectivamente. Ainda que a previsão de desemprego total permaneça baixa, esses números ainda são altos.  Diante deste cenário, 66% dos entrevistados planejam mudar seus comportamentos de compra, sendo que 54% dos brasileiros pretendem comprar marcas mais baratas ou produtos genéricos das lojas, enquanto 50% planejam comprar produtos em promoção. De acordo com Fernanda Carbonari, Managing Director da Blackhawk Network Brasil, conhecer todas essas variáveis é de extrema relevância para as empresas, já que a compreensão do consumidor deve ir além de fatos e números. “Entender o que motiva os clientes nos ajuda a fornecer às marcas parceiras uma visão mais compreensível das tendências atuais e futuras”, explicou.  Olhando mais precisamente para o mercado dos gift cards, apesar dos diversos desafios citado, a pesquisa constatou que mais consumidores estão abertos a comprar cartões-presente em 2023, inclusive com valores mais altos. Além disso, os dados mostram que 83% dos entrevistados estão usando os cartões-presente para suas necessidades diárias, como alimentação, compras em supermercados, higiene pessoal, entre outras.  A pesquisa também evidencia que os gift cards são cada vez mais visto como uma boa opção para presentear e vêm caindo ainda mais no gosto do público.

 

Fonte: Ana Luiza Silveira Perez <[email protected]>

Gente de OpiniãoDomingo, 5 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Startups de Bioeconomia de Rondônia participam do Inova Amazônia 2024

Startups de Bioeconomia de Rondônia participam do Inova Amazônia 2024

Nos dias 09 e 10 de maio, o Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus (AM), será palco do Inova Amazônia 2024, um evento do Sistema Sebrae que r

Vinte indústrias já aderiram ao Brasil Mais Produtivo em Rondônia

Vinte indústrias já aderiram ao Brasil Mais Produtivo em Rondônia

Vinte indústrias já fecharam contrato em Rondônia para serem atendidas pelo Brasil Mais Produtivo, programa coordenado pelo Governo Federal, e que t

Como o Giro Empreendedor impulsionou o pequeno negócio de uma vendedora ambulante de bolos

Como o Giro Empreendedor impulsionou o pequeno negócio de uma vendedora ambulante de bolos

"De ambulante à empresária", este é o título da palestra que Romária Pessoa da Silva ministra atualmente e inspira centenas de pequenos empreendedores

Sebrae e FEEMPI/SIMPI buscam parceria com o curso de Contabilidade da UNIR

Sebrae e FEEMPI/SIMPI buscam parceria com o curso de Contabilidade da UNIR

A nova Reitora da Universidade Federal de Rondônia (Unir), professora Marília Pimentel, foi convidada pela Federação das Entidades Estaduais de Micr

Gente de Opinião Domingo, 5 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)