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Otimistas, empresários esperam aumento de faturamento nos próximos meses

Pesquisa aponta que 83% das pequenas empresas esperam crescimento dos negócios.


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Os empreendedores estão otimistas com as perspectivas de faturamento e contratações nos próximos meses. De acordo com o levantamento Sondagem Omie das Pequenas Empresas, 83% dos pequenos negócios esperam crescimento no curto prazo. 

Os pequenos negócios representam uma fatia importante da economia nacional, representando 96% do total de empresas do Brasil. Só em 2023, o país registrou a abertura de 859 mil micro e pequenas empresas, uma alta de 6,62% em relação ao ano anterior, quando foram criados 805,6 mil empreendimentos, conforme dados divulgados pelo Sebrae. 

A pesquisa que aponta o otimismo dos empreendedores também traz outros dados relevantes que podem ajudar a entender melhor o panorama do setor, antecipar tendências do mercado e identificar as principais dores que os pequenos negócios podem encontrar na busca por crescimento. 

A falta de planejamento é um dos fatores que comprometem o sucesso do negócio. Por esse motivo, os empreendedores devem adotar iniciativas para organizar as finanças, reduzir custos, criar fluxogramas digitais para otimizar os processos e investir em treinamentos para conquistar resultados. 

Resultados e desafios das pequenas empresas

A Sondagem Omie das Pequenas Empresas apontou, ainda, que 54% dos empreendedores entrevistados observaram crescimento do faturamento da empresa no período recente, enquanto apenas 17% sinalizaram retração.

Além do crescimento do faturamento, mais da metade dos pequenos negócios realizaram contratações, sendo que 30% abriram novas vagas de trabalho, enquanto 29% fizeram apenas reposição de equipe.

A maioria dos pequenos empreendedores (82%) observou o aumento de custos e despesas, enquanto apenas 4% mencionaram a redução. A pesquisa também apurou quais eram as principais dificuldades enfrentadas. As respostas foram os altos custos com mão de obra (48%), a elevada competitividade do setor (41%) e a falta de capital de giro (34%).

Planejamento em períodos de crescimento

Em períodos propícios para o crescimento de pequenas empresas, os empreendedores precisam estar preparados para aproveitar as oportunidades. As dores citadas pela pesquisa podem ser solucionadas com iniciativas que envolvem planejamento e organização dos negócios. 

Organize as finanças 

O setor financeiro da empresa precisa estar bem estruturado para dar conta dos desafios que possam surgir. Segundo o Sebrae, muitos pequenos empreendedores desconhecem detalhes do próprio fluxo de caixa e outras particularidades do negócio. 

Para iniciar uma boa gestão financeira, o Sebrae orienta que os empreendedores separem o dinheiro do negócio e os valores das despesas particulares. Também é necessário entender sobre os prazos de pagamento e recebimento para, assim, organizar o fluxo de caixa. 

Reduza custos 

O Sebrae destaca que, juntamente com a organização do financeiro da empresa, os pequenos empreendedores precisam aprender a focar em investimentos que realmente importam. Isso porque, em alguns casos, eles acabam gastando orçamento da marca com questões que são irrelevantes naquele momento, gerando dívidas e despesas desnecessárias. 

É preciso analisar o que a empresa realmente precisa e deixar de lado o que não for uma prioridade. A análise é importante para as pequenas empresas que ainda estão se estruturando no setor de atuação. 

Organize os processos 

Segundo o Sebrae, para um negócio funcionar bem é preciso organização, principalmente em momentos desafiadores. Por esse motivo, os empreendedores devem fazer uma análise das operações atuais da empresa e pensar em formas de otimizá-las e torná-las mais eficientes.

Um recurso para auxiliar nesta etapa é o fluxograma digital, que pode ser encontrado em sites ou aplicativo. Ele tem a finalidade de simplificar o fluxo de trabalho com todos os passos essenciais para o funcionamento da empresa.

Ao colocar os processos em uma ferramenta visual, como o fluxograma, os empreendedores conseguem visualizar de forma mais prática e otimizada cada etapa de funcionamento da empresa e, assim, podem pensar em soluções mais inteligentes para favorecer o crescimento da marca. 

Invista em treinamento 

Equipes preparadas conseguem realizar processos e vendas mais eficientes. De acordo com o estudo “A Importância do treinamento e desenvolvimento nas micro e pequenas empresas”, publicado na Revista Interdisciplinar do Pensamento Científico, os treinamentos são uma boa maneira de manter o time pronto para enfrentar desafios. 

O estudo conclui que a capacitação favorece a gestão e a torna mais competitiva no mercado, sendo essencial para o progresso do negócio. Além disso, o treinamento minimiza possíveis erros, prepara a equipe para situações complicadas e aumenta a produtividade da empresa.

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