Segunda-feira, 23 de dezembro de 2019 - 11h07
O ano de 2019 foi marcado por uma nova composição do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae em Rondônia. Em 17 de janeiro, o conselheiro Helio Dias, presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Rondônia (Faperon) recebeu a missão de comandar as ações do CDE, que congrega 15 entidades ligadas ao setor produtivo de Rondônia.
Entre as atividades, o estreitamente institucional de relações com os poderes públicos do estado, em especial com o governo de Rondônia foi uma das marcas deste primeiro ano de mandato. O Govenador Marcos Rocha e seu Vice, José Jodan prestigiaram diversas ações, eventos e reuniões promovidos pelo Sebrae durante o ano de 2019.
O Amazônia Experience foi também uma das marcas impressas pelos conselheiros deste exercício. A partir de observações feitas em uma imersão no Vale do Silício, um dos lugares mais inovadores do mundo, entidades vinculadas ao Conselho Estadual se mobilizaram e trouxeram empreendedores que atuam diretamente na Califórnia para troca de experiências para a comunidade de Rondônia, demonstrando a preocupação da composição do CDE na trasnformação digital e em soluções de inovação e tecnologia que atendam necessidades dos pequenos negócios.
O presidente Hélio Dias reuniu-se com o Diretor Presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, estreitando laços e articulando necessidades locais junto aos dirigentes da instituição em Brasília, em especial com o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Nacional, o amazonense Paulo Tadros, que também recebeu o presidente do Conselho em agenda oficial em Brasília.
Igualmente notável foi a aproximação da entidade junto ao Poder Legislativo Estadual, através de diversos parlamentares da ALE. Houve um grande estreitamento também com as Câmaras Municipais e mais especialmente com o Tribunal de Contas do Estado (TCE).
O grande desafio à frente reside na questão da Medida Provisória 907, que pode impactar diretamente o Sebrae em Rondônia e o Conselho Deliberativo Estadual já se movimenta para defender a instituição para que os milhares de Pequenos Negócios continuem sendo apoiados, com o portfólio de soluções do Sebrae, contribuindo para gerar desenvolvimento econômico para Rondônia.
Fazem parte do CDE do Sebrae em Rondônia, além da Faperon, a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Governo de Rondônia (Seagri e Sepog), Feempi, Facer, FCDL, Fiero, Sescoop, AJE, Fecomércio, Unir e o próprio Sebrae (Nacional).
Com o objetivo de intervir na internacionalização de pequenos negócios rondonienses, o Sebrae em Rondônia lança a Chamada Pública 001/URPVH/2025, qu
Com o pagamento da primeira parcela do 13º salário nesta sexta-feira (11), o governo de Rondônia reafirma o comprometimento com a valorização dos se
Os cartórios de protesto de títulos de Rondônia têm desempenhado um papel fundamental na recuperação de créditos públicos e privados, contribuindo
FGV e o prejuízo MEI! É sério isso?
Uma pesquisa divulgada recentemente pela Fundação Getulio Vargas (FGV) estimou que os Microempreendedores Individuais (MEIs) poderão gerar um prejuí