Sexta-feira, 16 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Maratonas de Inovação Sebrae Startups e Universidade Federal de Rondônia começam pelo campus de Guajará-Mirim

Iniciativa conjunta vai percorrer os 8 campi da Unir até outubro, incentivando a criação e validação de negócios inovadores em todo o estado


Maratonas de Inovação Sebrae Startups e Universidade Federal de Rondônia começam pelo campus de Guajará-Mirim - Gente de Opinião

Começou por Guajará-Mirim a jornada das Maratonas de Inovação, promovida pelo Sebrae Startups em parceria com a Universidade Federal de Rondônia (Unir), por meio do Programa Unir Sócio Empreendedora. A ação integra uma estratégia conjunta que visa fomentar a cultura empreendedora, estimular ideias inovadoras e fortalecer os ecossistemas locais de inovação em Rondônia. A iniciativa acontecerá em todos os 8 campi da Unir, entre os meses de maio e outubro, com atividades voltadas à ideação e validação de startups e negócios com potencial transformador.

A primeira Maratona, realizada no campus de Guajará-Mirim, envolveu alunos em uma jornada que vai da identificação do problema à validação da solução, por meio de metodologias práticas, mentorias especializadas e incentivo à criatividade. Ao longo das maratonas, os participantes tiveram a oportunidade de desenvolver modelos de negócio voltados para os desafios de suas realidades, contribuindo diretamente para o desenvolvimento sustentável de suas comunidades.

“A Universidade tem papel central no fortalecimento dos ecossistemas de inovação, e essa parceria com o Sebrae é um ponto importante para conectar o conhecimento acadêmico às oportunidades do mercado”, destaca Ilton Alves, coordenador do Programa Unir Sócio Empreendedora. “Estamos mobilizando nossos campi para despertar nos alunos e professores a capacidade de inovar e empreender com propósito.”

A iniciativa faz parte da estratégia nacional do Sebrae de estímulo à inovação de base local, e reforça o compromisso institucional de atuar nas diversas regiões do estado com ações práticas de desenvolvimento. A atuação conjunta com a Unir fortalece ainda mais a capilaridade do projeto, garantindo que o apoio à inovação chegue a localidades fora dos grandes centros urbanos.

Para Rangel Miranda, analista de Inovação do Sebrae Rondônia e coordenador da iniciativa pelo Sebrae Startups, as Maratonas representam um ponto de partida essencial para transformar ideias em negócios reais. “Queremos que os jovens universitários de Rondônia se enxerguem como agentes de mudança. Por isso, estamos levando essa jornada empreendedora para todos os campi da Unir, conectando talentos, problemas locais e soluções criativas. Essa é a semente que pode gerar startups com impacto e raízes na realidade amazônica”, afirma.

O diretor técnico do Sebrae Rondônia, Carlos Eduardo, reforça a importância da iniciativa para o desenvolvimento regional. “Estamos construindo um ambiente de inovação com identidade rondoniense. Essa parceria com a Unir permite que o Sebrae cumpra sua missão de apoiar quem quer empreender, promovendo inovação de forma descentralizada e inclusiva. É assim que preparamos o estado para o futuro.”

As próximas etapas das Maratonas de Inovação já estão com datas marcadas e irão percorrer os campi de Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Presidente Médici e Vilhena.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 16 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sine Municipal de Porto Velho oferta mais de 100 vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferta mais de 100 vagas de emprego

A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), por meio do Sine Municipal de Porto Velho, divulga, toda semana, as v

Nasceu o Exporta Simples: proposta do Simpi que virou Política Nacional para Pequenos Exportadores

Nasceu o Exporta Simples: proposta do Simpi que virou Política Nacional para Pequenos Exportadores

Entre os anos de 2002 e 2005, o Sindicato da Micro e Pequena Indústria de Rondônia (Simpi-RO) protagonizou um movimento decisivo para tornar mais ju

FIERO e SEBRAE-RO estreitam laços para iniciativas conjuntas ainda este ano

FIERO e SEBRAE-RO estreitam laços para iniciativas conjuntas ainda este ano

Na última sexta-feira, 9, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, realizou uma visita institucional à

Sebrae prepara semana especial do MEI em Rondônia

Sebrae prepara semana especial do MEI em Rondônia

As vantagens de ser um Microempreendedor Individual (MEI) são muitas e fazem a diferença na vida do empreendedor e, para divulgar e fortalecer essa

Gente de Opinião Sexta-feira, 16 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)