Terça-feira, 21 de dezembro de 2021 - 16h53
Durante três dias mais de quatro mil pessoas compareceram ao Porto Velho Shopping para renegociar dívidas atrasadas. Elas participaram do Feirão Nome Limpo, organizado pela deputada federal Mariana Carvalho. O evento contou com a participação de diversos parceiros e deu a oportunidade a milhares de pessoas de tirarem o nome do vermelho antes das festas de fim de ano.
Mariana Carvalho foi a presidente da Comissão Especial da Câmara responsável pela análise da proposta que, após aprovada, se tornou conhecida como a Lei do Superendividamento.
“Após a nossa contribuição para que a lei fosse aprovada, nada mais justo que torná-la efetiva colocando em prática aquilo que ela prevê como a negociação de dívidas com possibilidade de parcelas reduzidas e que estejam de acordo com a renda do consumidor. Por isso, tive a ideia de organizar o Feirão Nome Limpo”, afirmou.
O Feirão Nome Limpo, idealizado pela deputada, contou com uma grande rede de parceiros. A Fecomércio participou ativamente de toda a organização e logística das cinco edições do feirão realizadas entre outubro e dezembro. Órgãos como a Defensoria Pública do Estado de Rondônia, o Procon e a Secretaria de Fazenda também estiveram presentes na organização. A Caerd e a Energisa também deram a oportunidade de negociação aos clientes durante o evento. Serasa, CDL, SPC, Associações Comerciais, Febraban, Conexis (Sindicato Nacional das Empresas de Telefonias) e lojas como a Gazin, Havan e Irmãos Gonçalves também participaram.
Antes de chegar a Porto Velho, o Feirão passou pelas maiores cidades do interior de Rondônia: Ariquemes, Ji-Paraná, Vilhena e Cacoal. Em quatro edições, mais de 3 mil atendimentos foram realizados nestes municípios.
Mariana lembra que o índice de inadimplência no estado é em torno de 30% e que o Feirão Nome Limpo ajudou mais de 7 mil famílias a terem um Natal mais tranquilo, com seus nomes limpos e podendo voltar a comprar a prazo, por exemplo.
Em Porto Velho, o evento teve a duração de três dias, tendo em vista que a capital do estado tem o maior índice de inadimplência: 40% da população com dívidas ativas atreladas ao seu CPF. De acordo com o Serasa, Rondônia tem mais de 668 mil endividados.
“Queremos dar continuidade aos feirões e ajudar a população a mudar essa realidade, limpar seus nomes e resgatar a dignidade”, garantiu Mariana.
Cooperativismo rondoniense chega à China com missão técnica promovida pelo Sistema OCB/RO
O Sistema OCB/RO está promovendo uma missão técnica na China, reunindo dirigentes e lideranças cooperativistas de Rondônia em uma imersão internacio
Nem tudo são flores: os desafios da maternidade conciliar e do empreendedorismo
Conciliar a maternidade com a gestão de um negócio próprio representativo, para muitas mulheres brasileiras, um percurso permeado por desafios estru
III Feira da Mulher do Norte acontece nesta sexta-feira, no Espaço Multieventos do TRE-RO
Fomentar o empreendedorismo local, a emancipação feminina, geração de renda são alguns dos objetivos da III Feira da Mulher do Norte, organizada pela
Participe da Semana S 2025. Transforme ideias em ação e faça diferença
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as Federações do Comércio de todos os estados e do Distrito Federal, Sindicat