Quinta-feira, 3 de novembro de 2022 - 16h08

A Sim, fintech do Grupo
Santander, divulgou o Índice Sim, levantamento que mostra como os clientes
pretendem utilizar o crédito tomado no último bimestre. A pesquisa ouviu quase
28 mil pessoas em todo o País, e o nível de confiança é de 95%. Mais de um
terço (35%) dos consumidores da Região Norte optou por utilizar o crédito para
“investir em um negócio já existente”.
O estudo também revelou que a
intenção do uso do crédito é diferente nas regiões do País. Ao contrário do
Norte e Nordeste, os tomadores do Sudeste, Sul e Centro-Oeste usarão o
empréstimo para pagar dívidas. “É a segunda vez consecutiva que as intenções do
Índice Sim apresentam esses resultados. Temos visto procuras por crédito
crescentes de pequenos negócios para manter as contas em dia, ter um fluxo de
caixa e até comprar matéria-prima”, explica Márcio Giovannini, CEO da Sim.
Ainda na linha de fomentar o
empreendedorismo, os clientes da Sim no Norte foram um que mais,
percentualmente, tomaram crédito motivados a investir na abertura de um novo
negócio, com 9% dos pesquisados. Nas demais regiões, esses números ficaram em:
Nordeste, 8%; Centro-Oeste, 6%; Sudeste, 4%; e Sul, 4%.
Índice Sim
nacional
Segundo o levantamento da
fintech do Grupo Santander, 33% dos entrevistados em todo o País vão utilizar o
crédito para sair do vermelho. Em seguida, com 24%, os clientes disseram
investir em um negócio já existente, 18% utilizarão o montante levantado para
outros fins e 8% irão direcionar o recurso para reformar um imóvel. “A pesquisa
retrata o cenário de um endividamento maior dos brasileiros, mas, por outro lado,
mostra um grande empenho da população em quitar as suas dívidas. Um ponto que
chama atenção é o fato de as pessoas estarem investindo em negócios próprios,
ou seja, existe um movimento de empreender com a retomada da economia. Houve um
aumento de quatro pontos desde a última pesquisa, realizada no primeiro
semestre deste ano”, diz Giovannini.
Quando segmentado por gênero,
o estudo aponta que 35% das mulheres pretendem usar o crédito para pagar
dívidas, três pontos percentuais a mais do que os homens. No quesito investir
em um negócio existente, o público masculino se destaca, com 26%, contra 23% do
feminino. Já 5% de ambos os sexos vão utilizar o empréstimo para empreender ou
para aplicar em outros fins.
“O crédito, se consumido de
forma planejada, pode ajudar as pessoas a alcançarem sonhos, seja a casa
própria, criar uma empresa, fazer uma viagem ou até mesmo adquirir um bem. No
caso da quitação de dívidas, é aconselhável recorrer ao empréstimo para trocar
um débito mais caro por um mais barato, e sempre optar por linhas que tenham
parcelas que caibam no bolso. Nunca é prudente solicitar um crédito sem
necessidade específica”, explica Giovannini.
As principais motivações dos
clientes do Norte:
Investir em um negócio já
existente
35%
Pagar dívidas
25%
Outros
14%
Reformar imóvel
9%
Abrir novo negócio
9%
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