Quarta-feira, 3 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Inadimplência segue crescendo em maio: comércio e bancos são os mais atingidos


Inadimplência segue crescendo em maio:  comércio e bancos são os mais atingidos - Gente de Opinião

Nos segmentos de comércio e serviços a inadimplência seguiu crescendo nos primeiros cinco meses de 2019, comparativamente ao mesmo período de 2018. Dados do SPC Brasil mostram que o número de inadimplentes de Rondônia cresceu 1,46% em maio de 2019, em relação a maio de 2018. O dado ficou acima da média da região Norte (1,23%) e abaixo da média nacional (2,26%). Na passagem de abril para maio, o número de devedores de Rondônia cresceu 3,76%. Na região Norte, na mesma base de comparação, a variação foi de 1,59%.

A abertura por faixa etária do devedor mostra que o número de devedores com participação mais expressiva em Rondônia, em maio, foi o da faixa de 30 a 39 anos (27,43%).

Já o numero de dívidas em atraso por moradores de Rondônia, em maio de 2019, caiu -2,44%, em relação a maio de 2018. O dado ficou acima da média da região Norte (-2,99%) e abaixo da média nacional (-0,79%). Na passagem de abril para maio, o número de dívidas de Rondônia cresceu 4,34%. Na região Norte, nessa mesma base de comparação, a variação foi de 1,87%.

O setor com participação mais expressiva do número de dívidas, em maio, no estado de Rondônia foi o Comércio, com 34,46% do total de dívidas, seguido pelos bancos, com 30,64%.

Em maio de 2019, cada consumidor inadimplente em Rondônia tinha em média 2,004 dívidas em atraso. O número ficou acima da média da região Norte (1,844 dívidas por pessoa inadimplente) e acima da média nacional registrada no mês (1,875 dívidas para cada pessoa inadimplente).

A crescente inadimplência nos primeiros meses de 2019, na opinião da presidente da CDL, Joana Joanora das Neves, está diretamente ligada com o aumento do índice de desemprego.  “O mercado está retraído”, resume. No entanto, a presidente ressalta que Rondônia ainda está economicamente em melhor situação que a média nacional. “Aqui ainda somos privilegiados”, ressalta otimista.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 3 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Como escolher o melhor crédito para reorganizar finanças?

Como escolher o melhor crédito para reorganizar finanças?

Manter as contas em dia nem sempre é fácil, e imprevistos podem atrapalhar qualquer orçamento. Nessas horas, muitas pessoas se perguntam como consegu

Lembra do PIX do Lula? Olha ele aí de novo!

Lembra do PIX do Lula? Olha ele aí de novo!

Nova regulamentação das fintechs: avanço ou mais controle sobre o empresário?No dia 29 de agosto de 2025, a Receita Federal publicou a Instrução Nor

Sebrae participa da Jornada Estratégica da Contabilidade em Vilhena

Sebrae participa da Jornada Estratégica da Contabilidade em Vilhena

A Jornada Estratégica da Contabilidade foi realizada na última sexta e sábado (29 e 30), na Faculdade Faavo, em Vilhena. O encontro, apoiado pelo Se

Circuito Mix Empreendedor leva serviços e empreendedorismo à população de Porto Velho

Circuito Mix Empreendedor leva serviços e empreendedorismo à população de Porto Velho

Nos próximos dias 5, 6 e7 de setembro, no Espaço de eventos da Rede TV, das 16h às 23h, será realizado o Circuito Mix Empreendedor, que reunirá em u

Gente de Opinião Quarta-feira, 3 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)