Porto Velho (RO) domingo, 21 de julho de 2019
×
Gente de Opinião

Economia

Inadimplência segue crescendo em maio: comércio e bancos são os mais atingidos


Inadimplência segue crescendo em maio:  comércio e bancos são os mais atingidos - Gente de Opinião

Nos segmentos de comércio e serviços a inadimplência seguiu crescendo nos primeiros cinco meses de 2019, comparativamente ao mesmo período de 2018. Dados do SPC Brasil mostram que o número de inadimplentes de Rondônia cresceu 1,46% em maio de 2019, em relação a maio de 2018. O dado ficou acima da média da região Norte (1,23%) e abaixo da média nacional (2,26%). Na passagem de abril para maio, o número de devedores de Rondônia cresceu 3,76%. Na região Norte, na mesma base de comparação, a variação foi de 1,59%.

A abertura por faixa etária do devedor mostra que o número de devedores com participação mais expressiva em Rondônia, em maio, foi o da faixa de 30 a 39 anos (27,43%).

Já o numero de dívidas em atraso por moradores de Rondônia, em maio de 2019, caiu -2,44%, em relação a maio de 2018. O dado ficou acima da média da região Norte (-2,99%) e abaixo da média nacional (-0,79%). Na passagem de abril para maio, o número de dívidas de Rondônia cresceu 4,34%. Na região Norte, nessa mesma base de comparação, a variação foi de 1,87%.

O setor com participação mais expressiva do número de dívidas, em maio, no estado de Rondônia foi o Comércio, com 34,46% do total de dívidas, seguido pelos bancos, com 30,64%.

Em maio de 2019, cada consumidor inadimplente em Rondônia tinha em média 2,004 dívidas em atraso. O número ficou acima da média da região Norte (1,844 dívidas por pessoa inadimplente) e acima da média nacional registrada no mês (1,875 dívidas para cada pessoa inadimplente).

A crescente inadimplência nos primeiros meses de 2019, na opinião da presidente da CDL, Joana Joanora das Neves, está diretamente ligada com o aumento do índice de desemprego.  “O mercado está retraído”, resume. No entanto, a presidente ressalta que Rondônia ainda está economicamente em melhor situação que a média nacional. “Aqui ainda somos privilegiados”, ressalta otimista.

Mais Sobre Economia

Fecomércio defende o fomento da economia e do turismo durante reunião com comitiva da Suframa

Fecomércio defende o fomento da economia e do turismo durante reunião com comitiva da Suframa

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia – Fecomércio/RO participou de agenda técnica com a Comitiva da Superintendên

Mais uma etapa do Projeto Capital Empreendedor

Mais uma etapa do Projeto Capital Empreendedor

Agora a vez é dos empreendedores que se inscreveram para participar do projeto Capital Empreendedor Sebrae em Rondônia 2019. Na etapa "Workshop de E

Sebrae inaugura Salas do Empreendedor em Porto Velho

Sebrae inaugura Salas do Empreendedor em Porto Velho

Só na zona leste de Porto Velho, existem cerca de cinco mil empreendedores que quando necessitavam de algum auxilio do Sebrae, precisavam se desloca

Negócios que estão transformando a economia

Negócios que estão transformando a economia

Ao criar uma startup, o empreendedor coloca-se diante de um grande desafio para planejar a nova atividade. Como em qualquer negócio, planejamento é um