Quarta-feira, 15 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Governo de Rondônia injeta mais de R$ 62 milhões na economia com o pagamento do 13° salário aos servidores públicos


Servidores estaduais recebem segunda parcela do 13º salário e devem aquecer a economia - Gente de Opinião
Servidores estaduais recebem segunda parcela do 13º salário e devem aquecer a economia

O Governo de Rondônia desembolsou hoje (8) mais de R$ 62 milhões com o pagamento da segunda parcela do 13° salário dos servidores , aquecendo o comércio local. O pagamento da folha de dezembro será efetuado no próximo dia 22.

Isso demonstra o compromisso do governador, coronel Marcos Rocha, em honrar com o calendário de pagamentos e preservar a solidez fiscal do Estado. A injeção desse recurso é importante não só para os servidores, mas para a economia de Rondônia, pois esses são uma parcela significativa de clientes de bens e serviços. Significa mais dinheiro circulando no comércio, levando empresas sustentarem as portas abertas, garantindo assim o empregos dos colaboradores.


‘‘O pagamento do pessoal da administração é um componente importante do PIB, desta forma quando se faz o pagamento da folha está injetando dinheiro na economia por meio das pessoas físicas que são os servidores, o que aquece a economia local’’, reforça o coordenador do Tesouro Estadual da Secretaria de Estado de Finança (Sefin), Daniel Piedade.

SAÚDE FINANCEIRA

Cumprir o calendário de pagamento em 2020 trouxe para o Governo um desafio acentuado pelos impactos financeiros da pandemia, mas os resultados mostram que as ações estratégicas adotadas pelo Poder Executivo foram assertivas.

Coordenador do Tesouro Estadual, Daniel Piedade, aponta medidas que levaram Rondônia a solidez fiscal

‘‘Manter a folha de pagamento em dia foi um desafio hercúleo, pois nós enfrentamos durante esse ano os efeitos da crise sanitária e financeira da Covid-19 que impactou nas receitas do Estado, inclusive com aumento das despejas com saúde, contudo a política de controle dos gastos conseguiu garantir que as despejas obrigatórias e prioritárias continuassem sendo honradas’’, afirma o coordenador.

Aliado ao forte e bem planejado controle de gastos do Governo, o coordenador cita outros fatores que contribuíram para o cenário econômico positivo em Rondônia como auxílios federais e desempenho da receita do Estado que foi considerada satisfatória, superando inclusive a projeção inicial da Lei Orçamentária Anual (LOA).


GESTÃO ASSERTIVA

“Esse resultado vem de um posicionamento assertivo do governador Marcos Rocha no enfrentamento dessa pandemia, pois havia a necessidade de promover o distanciamento social, e ele foi feliz ao encontrar esse ajuste entre o distanciamento social e a manutenção das atividades econômicas, esse foi sempre o tom dos decretos, isso ajudou a gente a manter a economia viva’’, avalia o coordenador.

Gestão assertiva do governador Marcos Rocha levou Rondônia a manter a economia equilibrada

Rondônia é um dos poucos estados do Brasil com a saúde financeira no azul, e conquistou o triplo A em solidez fiscal. ‘‘A condição fiscal do Estado de Rondônia é extremamente positiva, é um dos poucos que conquistou essa nota A em Capacidade de Pagamento (Capag) que inclui a avaliação de uma série de indicadores pelo Tesouro Nacional para determinar a viabilidade, inclusive, de investimentos’’, conta.
Mas, o coordenador alerta que o controle precisa ser mantido para preservar a boa condição econômica, além disso novos desafios esperam pelo Estado em 2021 como as grandes agendas financeiras, o que inclui a reforma tributária e a previdência. ‘‘Não podemos perder a atenção as contas públicas, precisamos estar preparados para novos cenários econômicos. Estamos no azul, mas não podemos deixar de adotar as medidas que estamos adotando desde o início desse Governo para controle das despejas’’, explica.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia Marca Presença com Grande Comitiva no 15º Congresso Brasileiro de Cooperativismo, em Brasília

Rondônia Marca Presença com Grande Comitiva no 15º Congresso Brasileiro de Cooperativismo, em Brasília

Está acontecendo em Brasília o 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC), um evento que marca o 55º aniversário da Organização das Cooperativ

DET é obrigatório para MEI?

DET é obrigatório para MEI?

A partir do dia 1º de agosto, Microempreendedores Individuais (MEI) deverão ter cadastro atualizado no sistema DET que quer dizer Domicílio Eletrôni

O Comitê Gestor da Reforma Tributária

O Comitê Gestor da Reforma Tributária

A Emenda Constitucional132/23, dentre as significativas mudanças no sistema tributário brasileiro, também estabelece que as competências administrat

Mãe empreendedora prospera em Rondônia com incentivo do Governo de RO

Mãe empreendedora prospera em Rondônia com incentivo do Governo de RO

Ter um negócio próspero é muito mais do que uma realização profissional, para muitas mães em Rondônia é sinônimo de proporcionar dignidade, qualidade

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)