Segunda-feira, 22 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

FIERO destaca aprovação de PL que beneficia setor produtivo


FIERO destaca aprovação de PL que beneficia setor produtivo - Gente de Opinião

A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) destaca a atuação do senador Jaime Bagattoli (PL-RO) como relator do Projeto de Lei 2/2024 na Câmara de Assuntos Econômicos da Casa (CAE), que autoriza a concessão de quotas diferenciadas de depreciação acelerada para máquinas, equipamentos, aparelhos e instrumentos novos destinados ao ativo imobilizado e aplicáveis em determinadas atividades econômicas. Já aprovado pela Câmara Federal, a matéria encontra-se em fase de homologação no Senado.

Para o presidente da FIERO, Marcelo Thomé, a medida favorece a economia como um todo ao reduzir indiretamente o custo financeiro de aquisição de bens de capital, viabiliza a ampliação da capacidade produtiva e, consequentemente, moderniza o parque industrial. “Com isso, não ganham apenas as empresas que realizarem os investimentos, mas todo o tecido produtivo da indústria brasileira”, afirmou.

Thomé acrescenta que o empenho e a celeridade do senador Jaime Bagattoli, relator do projeto na CAE, na aprovação do PL foram determinantes, pois vai beneficiar diretamente o setor produtivo, que poderá fazer novos investimentos em maquinários mais modernos, tecnológicos e eficientes, a fim de tornar a indústria brasileira mais competitiva.

O PL consta na Agenda Legislativa elaborada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), e entregue anualmente ao Congresso Nacional. De acordo com a entidade, a política de depreciação acelerada, ao permitir que o valor investido em máquinas e equipamentos seja deduzido no Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e na Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), trata de importante instrumento para neoindustrialização ao estimular a expansão e modernização da indústria brasileira.

Conforme o texto, para ter direito ao benefício, as empresas devem se habilitar junto ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Prevê também que na indicação dos segmentos a serem beneficiados, o Poder Executivo deve levar em consideração o seu impacto econômico, industrial, ambiental e social. Na regulamentação da lei, podem ser adicionados critérios relacionados a sustentabilidade e agregação de valor ao país para que a empresa tenha direito à depreciação acelerada.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae Startups: Empresas de Rondônia ganham mercado e participam do NEON 2026

Sebrae Startups: Empresas de Rondônia ganham mercado e participam do NEON 2026

O ecossistema de inovação de Rondônia vem demonstrado seu potencial de mercado em escala nacional ao participarem da Missão NEON 2026, realizada em

Sebrae RO impulsiona startups locais no mercado nacional durante o ESX 2026

Sebrae RO impulsiona startups locais no mercado nacional durante o ESX 2026

O ecossistema de inovação de Rondônia ganha mais escala nacional com a participação de startups no ESX 2026 – Innovation Experience, realizado entre

IBGE abre nova seleção para preencher 1,4 mil vagas temporárias

IBGE abre nova seleção para preencher 1,4 mil vagas temporárias

As inscrições para o Processo Seletivo Simplificado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a contratação temporária de 1.414 p

Contribuição Sindical acabou. Mas acabou mesmo?

Contribuição Sindical acabou. Mas acabou mesmo?

O SIMPI emitiu um alerta aos empresários da indústria, do comércio e dos serviços sobre a volta da cobrança da chamada contribuição assistencial por

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)