Porto Velho (RO) quinta-feira, 28 de maio de 2020
×
Gente de Opinião

Economia

Empresários e diretores da CDL de Manaus visitam Porto Velho


Empresários e diretores da CDL de Manaus visitam Porto Velho  - Gente de Opinião

A CDL Porto Velho recebeu nesta terça feira (2/7) a visita do presidente da FCDL Amazonas, Ezra Azury Manoa, presidente da CDL Manaus, Ralph Baraúna Assayag, vice- presidente da CDL Manaus, Antônio Kizem Rodrigues, diretores da FCDL AM, Hamilton da Fonseca Caminha e  Saulo Canção Marques, coordenador da CDL Jovem AM, Luiz Eduardo Negro Leal, e do superintendente da CDL Manaus, Manuel Joaquim Filho. A comitiva do amazonas foi recepcionada pela presidente da CDL, Joana Joanora e pelos diretores da entidade, no Braz Buffet onde participaram de uma reunião e em seguida foi oferecido um almoço aos presentes.

A presidente Joana Joanora agradeceu aos diretores do Amazonas pela visita e se mostrou muito honrada pela oportunidade de recepciona-los em Porto Velho. “ A CDL de Manaus representa um modelo de entidade a ser seguido pelas CDLS do Brasil. Sabemos da grandeza dessa entidade e da união que prevalece entre seus diretores e também com a FCDL AM. Com certeza, essa força da entidade provém dessa união e também do promissor mercado econômico da cidade de Manaus. Logo que assumi a CDL Porto Velho, a nossa gerência executiva esteve na CDL Manaus e pode conhecer de perto a metodologia, os processos e também sua carteira de produtos e serviços que atendem 4 mil associados.

Durante a reunião, vários assuntos foram abordados, incluindo os avanços e conquistas das CDLs de Manaus e Porto Velho e de todo o Brasil, os desafios que se apresentam frente aos novos tempos de mudanças rápidas e contínuas de comportamentos sociais, principalmente dos consumidores que experimentam cotidianamente novos modelos de negócios, novos meios de se relacionarem com seus fornecedores de produtos e serviços, o que gera grandes desafios aos lojistas. “ Além da concorrência desleal que o comércio sofre há anos, agora os lojistas se deparam com a concorrência digital, que aos poucos vai criando um clima de preocupações e incertezas futuras, disse Ezra Azury Manoa, presidente da FCDL Amazonas.

O presidente da CDL Manaus, Ralph Baraúna Assayag, mostrou-se satisfeito com o potencial econômico de Rondônia. “ São duas realidades completamente diferentes. Quando passamos pela divisa do Amazonas com Rondônia, na BR 319, percebemos a completa transformação econômica dos estados. Enquanto quase não se vê atividade econômica nas áreas rurais de Humaitá, tão logo passamos para o lado de Rondônia se destaca a agropecuária. Isso é fruto de uma legislação ambiental mais favorável ao desenvolvimento, o que infelizmente ainda não ocorre no estado do Amazonas. No âmbito institucional, Ralph destacou a importante vitória da CNDL na aprovação do cadastro positivo, que em sua visão, vai revolucionar o modelo de concessão de crédito atual. O SPC Brasil deixa de ser um banco de dados de inadimplentes e se torna o maior banco de dados do Brasil de pessoas com menções positivas de score de crédito, o que facilitará às empresas e indústrias criar novos planos de financiamento e de concessão de créditos a seus cientes.

A comissão amazonense visitou algumas empresas de Porto Velho, os centros comerciais e ainda cumpriu uma agenda na Federação do Comércio de Rondônia.

Na Fecomércio, a presidente Joana Joanora agradeceu ao presidente da Fecomércio, Raniery Coelho pela receptividade aos convidados e o parabenizou pelo excelente trabalho que vem conduzindo a frente da federação, juntamente com sua equipe de trabalho, se pautando sempre pelo diálogo e pela união com a CDL, ACR, e demais entidades na busca de vitórias e melhorias para o setor produtivo de Rondônia.

Raniery  Coelho declarou que com muita alegria recebia as lideranças empresarias de Manaus  e que a Fecomércio tem procurado atuar em conjunto com as entidades de Rondônia. “Nossas lutas junto aos poderes públicos em defesa dos interesses e direitos dos empresários de Rondônia não são fáceis. Mas, quando trabalhamos unidos com as outras entidades representativas do setor produtivo, ganhamos força e nos tornarmos mais fortes, dessa forma, quase sempre saímos vitoriosos”. Raniery explicou sobre o trabalho que a Fecomércio está realizando no setor de Turismo do estado de Rondônia, através do programa Porto Velho Sport Fishing, que já acontece e é um sucesso. Também sobre o alfandegamento do aeroporto de Porto Velho que começa a sair do papel e já se tornar uma realidade.

O empresário Ambrósio Assayag, proprietário da rede de supermercados Casas do Óleo chamou atenção para os problemas em comum que têm os estados da região norte, principalmente na área de logística e regularização ambiental. Destacou a importância da pavimentação da BR 319 – no trecho entre Manaus e Porto Velho- o que promoverá a integração do Amazonas com o restante do país, através do modal rodoviário, e transformará as economias dos dois estados numa das mais promissoras do Brasil. A agenda foi concluída na sede da CDL, onde a presidente Joana Joanora e sua diretoria mais uma vez agradeceu a visita e lançou um desafio conjunto para que a CNDL promova em Manaus a sua convenção anual de 2020.

Empresários e diretores da CDL de Manaus visitam Porto Velho  - Gente de Opinião

Mais Sobre Economia

Setor produtivo unido pela reabertura do comércio em Rondônia

Setor produtivo unido pela reabertura do comércio em Rondônia

As entidades do Setor Produtivo de Rondônia, formado pelo grupo Pensar Rondônia, estão confiantes com a abertura de mais atividades econômicas na se

Sebrae realizou Maratona de Finanças e Rodadas de Crédito

Sebrae realizou Maratona de Finanças e Rodadas de Crédito

No período de 18 a 22 de maio, o Sebrae realizou 166 inscrições na Maratona de Finanças e 165 nas Rodadas de Crédito realizadas com inovação pelas pla

Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, pesar pela perda de seu Conselheiro

Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, pesar pela perda de seu Conselheiro

Em sua 5ª reunião o CDE/SEBRAE/RO, ocorrida no dia 26 de maio, o Presidente Hélio Dias, sobre o falecimento do Conselheiro Wilson Evaristo, assim se m