Domingo, 4 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Em comemoração ao Dia dos Tribunais de Contas, TCE-RO mostra ações e números em defesa dos cofres públicos


Em comemoração ao Dia dos Tribunais de Contas, TCE-RO mostra ações e números em defesa dos cofres públicos  - Gente de Opinião

O Dia Nacional dos Tribunais de Contas, comemorado nesta quinta-feira (17), visa prestar homenagem a instituições imprescindíveis na administração pública, em virtude de seu papel de controlar e fiscalizar os gastos públicos, constituindo-se em verdadeiros guardiões do erário. 

A comemoração ocorre nesta data devido à instalação em 17 de janeiro de 1893 da primeira Corte de Contas do país, o TCU, criado pelo então ministro da Fazenda, Rui Barbosa. Previstos na Constituição, os TCs têm a função de auxiliar o Poder Legislativo na fiscalização dos gastos públicos, mas sem qualquer relação de subordinação, já que as Cortes de Contas detêm autonomia institucional. 

Nesse contexto, o Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), no exercício de sua função, tem contribuído fundamentalmente para avanços e melhorias na administração pública do Estado e dos municípios, destacando-se, dentre outras ações, seu papel como órgão fiscalizador, preventivo, pedagógico – neste caso, com a realização, em 2018, de cursos, fóruns, seminários, palestras e outras atividades para seus servidores e também os dos órgãos jurisdicionados. 

No exercício recém-encerrado, a Corte de Contas rondoniense foi destacada por entidades e instituições, como a Associação Nacional dos TCs brasileiros (Atricon), o TCE do Acre e a Assembleia Legislativa de Rondônia, que concederam ao TCE-RO homenagens devido, entre outros aspectos, à excelência em sua gestão e por projetos desenvolvidos, como, por exemplo, o portal Tô no Controle e o aplicativo Opine aí. 

NÚMEROS 

Como vem ocorrendo nos últimos anos, em 2018 o TCE teve destacada atuação na prevenção de irregularidades em atos administrativos. Números ainda a serem consolidados em relatório anual apontam a atuação da Corte na prevenção de despesas irregulares (tanto por decisões proferidas monocraticamente, ou seja, pelo relator da matéria, quanto pelos colegiados da 1ª e 2ª Câmaras e do Pleno), cujos montantes, se somados, superam mais de R$ 200 milhões. 

Ainda em sua função fiscalizadora, o TCE, no exercício passado, realizou inspeções e auditorias em recursos que ultrapassaram o montante de R$ 3,4 bilhões. Dentre essas ações, destacam-se auditorias em diversas áreas, que, além de apontamentos e achados, também têm auxiliado na identificação de “gargalos” e falhas em busca da melhoria da administração pública. 

O enfoque na atuação preventiva – sem prejuízo da repressiva, que acarreta imputação de débitos e multas – tem evitado o desvio e o desperdício de vultosos recursos públicos, em quantias muitas vezes superiores ao próprio orçamento reservado ao Tribunal de Contas. 

Diante de tais números – e outros que podem ser conferidos no Relatório de Atividades que o TCE-RO disponibiliza trimestral e anualmente em seu portal  –, constata-se o esforço e o empenho da Corte em cumprir sua missão, bem como a mobilização e o empenho das instâncias técnica e julgadora, concorrendo para uma fiscalização mais eficiente e, consequentemente, uma boa aplicação dos recursos públicos.

Gente de OpiniãoDomingo, 4 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Feliz 2026! Mas prepare-se, pois, senão irá quebrar

Feliz 2026! Mas prepare-se, pois, senão irá quebrar

Chegamos ao último dia de 2025, um ano marcado por grandes dificuldades para os microempreendedores brasileiros. Para muitos, a principal preocupaçã

Correios preveem 15 mil demissões voluntárias e fechar mil agências

Correios preveem 15 mil demissões voluntárias e fechar mil agências

Com o objetivo de reduzir os déficits registrados desde 2022, os Correios divulgaram nesta segunda-feira (29) um plano de reestruturação da companhi

Em 2026 você vai ser feliz!

Em 2026 você vai ser feliz!

Você será feliz. Essa não é apenas uma frase de esperança — é uma afirmação de quem conhece a realidade de empreender no Brasil e, apesar de todos o

FACER e SEDEC lançam oficialmente a Semana Automotiva em Porto Velho

FACER e SEDEC lançam oficialmente a Semana Automotiva em Porto Velho

Em cerimônia realizada nesta quinta-feira, 18 de dezembro, a FACER - Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia, em parceria co

Gente de Opinião Domingo, 4 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)