Domingo, 31 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Em comemoração ao Dia dos Tribunais de Contas, TCE-RO mostra ações e números em defesa dos cofres públicos


Em comemoração ao Dia dos Tribunais de Contas, TCE-RO mostra ações e números em defesa dos cofres públicos  - Gente de Opinião

O Dia Nacional dos Tribunais de Contas, comemorado nesta quinta-feira (17), visa prestar homenagem a instituições imprescindíveis na administração pública, em virtude de seu papel de controlar e fiscalizar os gastos públicos, constituindo-se em verdadeiros guardiões do erário. 

A comemoração ocorre nesta data devido à instalação em 17 de janeiro de 1893 da primeira Corte de Contas do país, o TCU, criado pelo então ministro da Fazenda, Rui Barbosa. Previstos na Constituição, os TCs têm a função de auxiliar o Poder Legislativo na fiscalização dos gastos públicos, mas sem qualquer relação de subordinação, já que as Cortes de Contas detêm autonomia institucional. 

Nesse contexto, o Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), no exercício de sua função, tem contribuído fundamentalmente para avanços e melhorias na administração pública do Estado e dos municípios, destacando-se, dentre outras ações, seu papel como órgão fiscalizador, preventivo, pedagógico – neste caso, com a realização, em 2018, de cursos, fóruns, seminários, palestras e outras atividades para seus servidores e também os dos órgãos jurisdicionados. 

No exercício recém-encerrado, a Corte de Contas rondoniense foi destacada por entidades e instituições, como a Associação Nacional dos TCs brasileiros (Atricon), o TCE do Acre e a Assembleia Legislativa de Rondônia, que concederam ao TCE-RO homenagens devido, entre outros aspectos, à excelência em sua gestão e por projetos desenvolvidos, como, por exemplo, o portal Tô no Controle e o aplicativo Opine aí. 

NÚMEROS 

Como vem ocorrendo nos últimos anos, em 2018 o TCE teve destacada atuação na prevenção de irregularidades em atos administrativos. Números ainda a serem consolidados em relatório anual apontam a atuação da Corte na prevenção de despesas irregulares (tanto por decisões proferidas monocraticamente, ou seja, pelo relator da matéria, quanto pelos colegiados da 1ª e 2ª Câmaras e do Pleno), cujos montantes, se somados, superam mais de R$ 200 milhões. 

Ainda em sua função fiscalizadora, o TCE, no exercício passado, realizou inspeções e auditorias em recursos que ultrapassaram o montante de R$ 3,4 bilhões. Dentre essas ações, destacam-se auditorias em diversas áreas, que, além de apontamentos e achados, também têm auxiliado na identificação de “gargalos” e falhas em busca da melhoria da administração pública. 

O enfoque na atuação preventiva – sem prejuízo da repressiva, que acarreta imputação de débitos e multas – tem evitado o desvio e o desperdício de vultosos recursos públicos, em quantias muitas vezes superiores ao próprio orçamento reservado ao Tribunal de Contas. 

Diante de tais números – e outros que podem ser conferidos no Relatório de Atividades que o TCE-RO disponibiliza trimestral e anualmente em seu portal  –, constata-se o esforço e o empenho da Corte em cumprir sua missão, bem como a mobilização e o empenho das instâncias técnica e julgadora, concorrendo para uma fiscalização mais eficiente e, consequentemente, uma boa aplicação dos recursos públicos.

Gente de OpiniãoDomingo, 31 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Empresários do Vale do Jamari buscam inovação em energia solar na Intersolar South América 2025

Empresários do Vale do Jamari buscam inovação em energia solar na Intersolar South América 2025

Empresários da região do Vale do Jamari, em Rondônia, estiveram em São Paulo participando da Intersolar South America 2025, realizada entre os dias

Sebrae apoia 20 empreendedores de Rondônia no Startup Summit 2025

Sebrae apoia 20 empreendedores de Rondônia no Startup Summit 2025

Com o objetivo de fortalecer o ecossistema de inovação e gerar novas conexões estratégicas, Rondônia marca presença no Startup Summit 2025. De 27 a

Desafio Quero Ser Economista 2025: inscrições abertas e prêmios para alunos do Ensino Médio

Desafio Quero Ser Economista 2025: inscrições abertas e prêmios para alunos do Ensino Médio

Já pensou em transformar o que aprende em sala de aula em uma grande competição nacional? Essa é a proposta do Desafio Quero Ser Economista 2025, qu

Gente de Opinião Domingo, 31 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)