Porto Velho (RO) sábado, 4 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Economia

Coaching como ferramenta de desenvolvimento de liderança nas organizações


Coaching como ferramenta de desenvolvimento de liderança nas organizações - Gente de Opinião

coaching não é um fenômeno recente, nem fruto da modernidade. É um processo pedagógico antigo, criado e utilizado por Sócrates na Grécia Antiga. Embora ainda seja relativamente pouco disseminado nas organizações e nos programas de desenvolvimento das lideranças.

Para entender a metodologia gostaria de elucidar a sua história. Você já ouviu falar em Maiêutica?  É uma linha filosófica elaborada por Sócrates no século IV a.C., que procura dentro do Homem a verdade. Através de questões simples, inseridas dentro de um contexto determinado, ela possibilita ao homem o conhecimento de si mesmo.

A famosa frase “conhece-te a ti mesmo” dá início à jornada interior da humanidade, na busca por um caminho que conduz à prática das virtudes morais. É como um iceberg: o que conhecemos seria a ponta a emergir sobre a imensa quantidade de coisas que estão submersas. O papel do coaching é auxiliar as pessoas a conectarem a imensa quantidade de fatos que não conseguimos enxergar e não conhecemos.

coaching ganhou visibilidade com Timothy Gallwey, professor de tênis, que aborda a prática esportiva como um jogo interior. Gallwey desenvolveu uma metodologia diferenciada para ajudar as pessoas a aperfeiçoarem sua capacidade de jogar tênis. Seu método partia do princípio da habilidade inata que o corpo humano possui de aprender a movimentar-se.

coaching no Brasil é um tema relativamente novo, porém com muitos vieses sobre a sua metodologia e aplicação. Mas o seu crescimento é constante, especialmente nos grandes centros, onde se concentram também as grandes empresas e organizações.

O papel do coaching no desenvolvimento organizacional e da liderança é potencializar o aprendizado e ajudar na eliminação dos estereótipos na gestão de pessoas. Nesta nova era da informação o trabalho é menos físico e muscular e muito mais cerebral, mental, relacional e inclusivo.

Entendo e acredito que o coaching potencializa os programas de treinamento e desenvolvimento. Vale a pena lembrar que não são excludentes e nem concorrentes, mas sim complementares na estratégia do fortalecimento das competências empresariais.

coaching aliado aos programas tradicionais de liderança como a Universidade Corporativa, o MBA, entre outros programas, é um caminho virtuoso. Ainda mais se for internalizado e praticado, pois a teoria sozinha não resolve problemas, nem traz resultados. 

coaching acelera, aumenta a curva de aprendizagem dos líderes através de sua metodologia, além de questionar e impulsionar a aplicabilidade de novos conhecimentos, novas ideias e comportamentos, seja frente a sua equipe, pares e superiores.

Neste espaço individual e personalizado também é trabalhado o alinhamento dos valores, visão e missão organizacionais e pessoais, potencializando novos hábitos para novas competências. Aqui o centro é o profissional e a pessoa: “o movimento é de dentro para fora”. Por isso, via de regra é impactante e gera valor agregado de imediato. 

Outro fator importante a destacar no cenário atual é a diversidade, um valor exigido na sociedade e reconhecido pelas organizações. As pessoas não se veem como commodities, há um incentivo social e cultural em defesa da singularidade.

O líder-coach é sem dúvida o líder do futuro. Mais humanizado, mais eficiente em criar equipes de alta performance e com plenas capacidades de atuar na nova Industria 4.0.

Coaching e indústria 4.0

A indústria 4.0 é um conceito que engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação em processos de manufatura. A partir de Sistemas Cyber-Físicos, Internet das Coisas e Internet dos Serviços, os processos de produção tendem a se tornar cada vez mais eficientes, autônomos e customizáveis.

Diante desta realidade: se a “Internet das Coisas” é customizável, seria um contrassenso não trabalhar com métodos customizáveis no desenvolvimento e fortalecimento dos líderes. Aqui, novamente o coaching ocupa um rol importante de protagonismo para atender esta realidade que já chegou. Onde a colaboração, senso crítico e flexibilidade são competências chaves.

As organizações inovadoras em gestão de pessoas, já consideram o coaching como ferramenta para o desenvolvimento de seus colaboradores, consequentemente, o crescimento de seu negócio.

Artigo por: Tânia Ludovico, coaching empresarial e executiva de RH na innovativa Executivos Associados.

Mais Sobre Economia

Sebrae seleciona startups para participarem de evento de inovação

Sebrae seleciona startups para participarem de evento de inovação

Startups de todo o país já podem se inscrever para participar do Rio Innovation Week. O Sebrae irá levar, gratuitamente, para o evento, 600 pequenos n

Evento Rondônia Mais Simples quer debater simplificação para ampliar empreendedorismo

Evento Rondônia Mais Simples quer debater simplificação para ampliar empreendedorismo

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) vai realizar o evento presencial Rondônia Mais Simples nos dias 9 e 10 de dezembro, das 8h

Wake Up Call reúne grandes ideias para Amazônia mais produtiva e sustentável

Wake Up Call reúne grandes ideias para Amazônia mais produtiva e sustentável

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Instituto Fórum do Futuro se reuniram para organizar o evento Wake Up Call - Um Novo Ol

Sebrae dá dicas para empreendedor aproveitar a volta dos clientes às ruas neste Natal

Sebrae dá dicas para empreendedor aproveitar a volta dos clientes às ruas neste Natal

A vontade de viver novamente experiências, somada à fadiga digital e ao sentimento de auto recompensa pelos danos trazidos pela pandemia devem contr