Porto Velho (RO) segunda-feira, 2 de agosto de 2021
×
Gente de Opinião

Economia

CNC: intenção de consumo das famílias mantém ritmo de crescimento em julho

Indicador acumula segunda alta consecutiva e atinge melhor nível desde abril, superando mesmo período de 2020


CNC: intenção de consumo das famílias mantém ritmo de crescimento em julho - Gente de Opinião

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), apurada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), cresceu 2% em julho, alcançando a segunda alta consecutiva. O indicador chegou a 68,4 pontos e atingiu o maior nível desde abril último. O resultado ficou 3,5% acima do registrado no mesmo período de 2020 – a primeira taxa anual positiva desde março do ano passado. O índice, porém, segue abaixo do nível de satisfação (100 pontos), o que acontece desde 2015.

“A maior confiança das famílias na estabilidade da tendência positiva do mercado de trabalho, assim como a disponibilização do auxílio emergencial e uma maior parcela da população já vacinada favoreceram as condições de consumo”, afirma o presidente da CNC, José Roberto Tadros.

Consumo se destaca

Assim como no mês anterior, todos os subíndices da pesquisa registraram resultados positivos, com destaque para o que mede a Perspectiva de Consumo, que cresceu 5,1% na comparação com junho, subindo a 66,8 pontos. O item foi o que apresentou o maior crescimento no mês e revelou melhora na percepção dos brasileiros em relação a compras futuras. “A expectativa das famílias é que esse ambiente econômico mais positivo percebido no curto prazo se prolongue para o longo prazo”, indica Catarina Carneiro da Silva, economista da CNC responsável pela pesquisa.

O Nível de Consumo Atual também melhorou (+2,2%), alcançando o maior patamar desde março deste ano (53,1 pontos). “Esse avanço foi resultado da melhora nas condições de consumo, com redução no percentual de famílias que consideram o seu consumo menor (59%, contra 60,3% no mês passado e 62,6% em julho de 2020) e crescimento ainda mais intenso do que no mês anterior (+4,7%) na percepção do momento para compra de duráveis”, aponta Catarina.

Bens duráveis

Apesar de permanecer como o menor indicador em julho, o Momento para Compra de Duráveis – que avalia o que os consumidores pensam sobre a aquisição de bens como eletrodomésticos, eletrônicos, carros e imóveis – atingiu o maior patamar desde o último mês de abril e cresceu de forma ainda mais intensa do que no mês anterior (+4,7%), chegando a 40,8 pontos. Na esteira desse avanço, houve redução do percentual de famílias que acreditam ser um momento negativo para compras desse tipo de produto: 77,2%, abaixo dos 77,7% do mês anterior e dos 78% de julho de 2020.

Acessea análise, os gráficos e a série histórica da pesquisa

Mais Sobre Economia

Agrolab Amazônia abre portas para o Sebrae em Brasília

Agrolab Amazônia abre portas para o Sebrae em Brasília

A realização da primeira edição do Conecta Sebrae – Agrolab Amazônia já é capaz de abrir as portas institucionais para o Sebrae em Rondônia na capit

Trabalho e produção de Agroindústrias Familiares são fortalecidos na 5ª Exposição da Feira no Palácio Rio Madeira

Trabalho e produção de Agroindústrias Familiares são fortalecidos na 5ª Exposição da Feira no Palácio Rio Madeira

O Governo de Rondônia , por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), promoveu nesta sexta-feira (30), no estacionamento Pirarucu do Palác

O reflexo financeiro do crédito de imposto não recuperado

O reflexo financeiro do crédito de imposto não recuperado

Empresas com saldo credor do imposto, são uma forma cada vez mais utilizada pela Fazenda Estadual para aumentar a sua arrecadação.   Justamente por

O consumo volta a gerar crescimento da economia

O consumo volta a gerar crescimento da economia

O Boletim Focus, que,  na semana passada, estimava o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), a soma de bens e serviços produzidos internamente n