Quarta-feira, 21 de julho de 2021 - 16h16

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), apurada pela Confederação
Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), cresceu 2% em julho,
alcançando a segunda alta consecutiva. O indicador chegou a 68,4 pontos e
atingiu o maior nível desde abril último. O resultado ficou 3,5% acima do
registrado no mesmo período de 2020 – a primeira taxa anual positiva desde
março do ano passado. O índice, porém, segue abaixo do nível de satisfação (100
pontos), o que acontece desde 2015.
“A maior confiança das famílias na
estabilidade da tendência positiva do mercado de trabalho, assim como a
disponibilização do auxílio emergencial e uma maior parcela da população já
vacinada favoreceram as condições de consumo”, afirma o presidente da CNC, José
Roberto Tadros.
Consumo se destaca
Assim como no mês anterior, todos os
subíndices da pesquisa registraram resultados positivos, com destaque para o
que mede a Perspectiva de Consumo, que cresceu 5,1% na comparação com junho,
subindo a 66,8 pontos. O item foi o que apresentou o maior crescimento no mês e
revelou melhora na percepção dos brasileiros em relação a compras futuras. “A
expectativa das famílias é que esse ambiente econômico mais positivo percebido
no curto prazo se prolongue para o longo prazo”, indica Catarina Carneiro da
Silva, economista da CNC responsável pela pesquisa.
O Nível de Consumo Atual também melhorou
(+2,2%), alcançando o maior patamar desde março deste ano (53,1 pontos). “Esse
avanço foi resultado da melhora nas condições de consumo, com redução no
percentual de famílias que consideram o seu consumo menor (59%, contra 60,3% no
mês passado e 62,6% em julho de 2020) e crescimento ainda mais intenso do que
no mês anterior (+4,7%) na percepção do momento para compra de duráveis”,
aponta Catarina.
Bens duráveis
Apesar de permanecer como o menor indicador em julho, o Momento para Compra de Duráveis – que avalia o que os consumidores pensam sobre a aquisição de bens como eletrodomésticos, eletrônicos, carros e imóveis – atingiu o maior patamar desde o último mês de abril e cresceu de forma ainda mais intensa do que no mês anterior (+4,7%), chegando a 40,8 pontos. Na esteira desse avanço, houve redução do percentual de famílias que acreditam ser um momento negativo para compras desse tipo de produto: 77,2%, abaixo dos 77,7% do mês anterior e dos 78% de julho de 2020.
Acessea análise, os gráficos e a série histórica da pesquisa
Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Você será feliz. Essa não é apenas uma frase de esperança — é uma afirmação de quem conhece a realidade de empreender no Brasil e, apesar de todos o

FACER e SEDEC lançam oficialmente a Semana Automotiva em Porto Velho
Em cerimônia realizada nesta quinta-feira, 18 de dezembro, a FACER - Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia, em parceria co

INÉDITO: Governo de RO anuncia novidade para economia em 2026 com lançamento da Semana Automotiva
O lançamento da Semana Automotiva acontece nesta quinta-feira (18), às 19h, em Porto Velho, e demonstra o compromisso do Governo de Rondônia em imp

Governo de Rondônia autoriza abono de R$ 5 mil para servidores da Educação
O Governo de Rondônia autorizou nesta terça-feira (16) o pagamento de um abono no valor total de R$ 5 mil aos servidores da Educação da rede estadua
Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)