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Brasileiro compra menos e varejo registra queda de faturamento em outubro

Consumidor brasileiro compra menos arroz, óleo e leite, em outubro, e setor varejista alimentar registra 1ª queda de faturamento em 2023


Foto: Mundo do Marketing - Gente de Opinião
Foto: Mundo do Marketing

 A Scanntech, especializada em dados e informações, analisa dados, ticket a ticket, de R 680 bilhões do varejo alimentício brasileiro por meio de uma base robusta e granular de mais de 40 mil PDVs automaticamente, sem manipulação humana, para oferta de insights. Por isto mesmo é  usada por 8 em cada 10 top varejistas e por mais de 180 das maiores indústrias. É da Scanntech um estudo que , indica que, após forte alta em setembro deste ano, as vendas unitárias perderam força e registraram queda em outubro (-1,7% na comparação com 2022). Esta retração de unidades vendidas, somada a uma variação de preços em patamares mais baixos (+1,5%), resultou em uma queda de faturamento no canal alimentar (supermercado e atacarejo regional) este mês, a primeira de 2023, com -0,2%.


Supermercados menores foram os mais afetados pela queda

Na análise dos canais, supermercado e atacarejo regional, o número de unidades vendidas caiu mais no primeiro, -1,7%, mas a queda maior do faturamento aconteceu no segundo com -2,2%, em outubro de 2023 frente ao ano anterior. “Em outubro, o setor varejista alimentar registrou queda na venda unidades em todos os tamanhos de estabelecimentos, sendo o impacto maior (-3,9%) nos supermercado menores, amargando consequentemente uma maior queda no faturamento (-2,8%)”, explica Priscila Ariani, diretora de Marketing da Scanntech.  Entre todos os produtos comercializados, a cesta de mercearia básica segue registrando a maior queda no número de unidades vendidas (-5,7%). Itens como arroz (-4,5%), leite (-5,0%), óleo (-5,9%) e café (-5,8%) deixaram a mesa do brasileiro em outubro assim como outros produtos da mercearia como o azeite (-10,3%) e biscoito (-5,7%). Os  supermercado menores foram os mais afetados com -3,9% na quantidade de produtos vendidos e consequentemente, um faturamento menor de -2,8%.

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