Porto Velho (RO) segunda-feira, 29 de novembro de 2021
×
Gente de Opinião

Economia

Benefícios, boas práticas e resultados obtidos com o Profaz são apresentados pelos municípios de RO


Benefícios, boas práticas e resultados obtidos com o Profaz são apresentados pelos municípios de RO  - Gente de Opinião

O 7º Encontro Técnico do Programa de Modernização e Governança das Fazendas Municipais e Desenvolvimento Econômico-Sustentável dos Municípios de Rondônia (Profaz), realizado em Porto Velho, no dia 10, teve como ponto alto a apresentação, pelos municípios, dos resultados e melhorias colhidos a partir da implantação do programa. 

A atividade serviu para ressaltar a importância não só da adesão, mas da participação efetiva das administrações municipais em todas as ações relacionadas ao programa, instituído por lei e que é realizado pelo Tribunal de Contas/Ministério Público de Contas e por instituições parceiras, como o Governo do Estado, a Unir e o Sebrae Rondônia, entre outras. 

Conforme a programação do evento, os municípios, dentro de um tempo determinado, apresentaram as ações efetivadas com o advento do Profaz. Jaru, por exemplo, expôs que, com os conhecimentos apreendidos junto à equipe do programa, pôde melhorar substancialmente sua receita própria. 

Foi citado, em especial, o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que, de 2016 a 2018, teve um incremento superior a 300% em sua arrecadação. Do mesmo modo ocorreu em relação ao Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), que registrou crescimento arrecadatório de 48% durante o mencionado período. 

Pimenteiras do Oeste foi outro município que apresentou números expressivos, destacando-se o aumento da arrecadação do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), que, comparando-se 2016 a 2018, aumentou 290%. Já o IPTU cresceu 90% no mesmo período. 

Em Costa Marques, a gestão municipal, após as orientações do Profaz, promoveu alterações que elevaram sua arrecadação já no exercício 2017, comparando-se com 2016. O ITBU foi o que mais cresce: 198%; o IPTU aumentou sua arrecadação em 101%, enquanto no ISSQN o crescimento foi de 25%. 

BENEFÍCIOS 

Outras administrações, como em Vale do Paraíso, foram municiadas pelo Profaz e conseguiram promover alterações e procedimentos necessários, resultando no incremento da arrecadação com impostos, como ISSQN e ITBI, além da Contribuição para Custeio da Iluminação Pública, a Cosip, cujos valores arrecadados possibilitaram benefícios diretos à população, através da melhoria do serviço de iluminação, além de obras e outros investimentos. 

Já Cacoal trouxe, entre outros exemplos de resultados obtidos a partir do Profaz,  a questão da melhoria da arrecadação com IPTU e ITBI, mediante alteração na legislação municipal, que autorizou o desmembramento de lotes territoriais urbanos com área não inferior a 100 metros quadrados.

Mais Sobre Economia

Sebrae e Fórum do Futuro debatem desenvolvimento sustentável esta semana em Porto Velho

Sebrae e Fórum do Futuro debatem desenvolvimento sustentável esta semana em Porto Velho

O futuro da Amazônia através de projetos sustentáveis e factíveis que contribuam para o desenvolvimento sustentável da região. Esta é a premissa do

Liberado: Pix Saque e Pix Troco estão disponíveis a partir de hoje (29)

Liberado: Pix Saque e Pix Troco estão disponíveis a partir de hoje (29)

A partir desta segunda-feira (29) passam a valer duas novas modalidades do Pix: Saque e Troco. Os usuários poderão fazer saques em locais como padar

Inadimplência aumenta pela primeira vez em oito meses

Inadimplência aumenta pela primeira vez em oito meses

Pela primeira vez desde fevereiro deste ano, a inadimplência dos brasileiros apresentou aumento. Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência

Sebrae convida: “Bora vender do jeito certo?”

Sebrae convida: “Bora vender do jeito certo?”

O período de fim de ano é celebrado no comércio como o melhor para o aquecimento das vendas. O Sebrae propõe, claro, que as empresas aproveitem o pe