Sexta-feira, 21 de dezembro de 2018 - 12h21

O 7º Encontro Técnico do Programa de Modernização e Governança das Fazendas Municipais e Desenvolvimento Econômico-Sustentável dos Municípios de Rondônia (Profaz), realizado em Porto Velho, no dia 10, teve como ponto alto a apresentação, pelos municípios, dos resultados e melhorias colhidos a partir da implantação do programa.
A atividade serviu para ressaltar a importância não só da adesão, mas da participação efetiva das administrações municipais em todas as ações relacionadas ao programa, instituído por lei e que é realizado pelo Tribunal de Contas/Ministério Público de Contas e por instituições parceiras, como o Governo do Estado, a Unir e o Sebrae Rondônia, entre outras.
Conforme a programação do evento, os municípios, dentro de um tempo determinado, apresentaram as ações efetivadas com o advento do Profaz. Jaru, por exemplo, expôs que, com os conhecimentos apreendidos junto à equipe do programa, pôde melhorar substancialmente sua receita própria.
Foi citado, em especial, o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que, de 2016 a 2018, teve um incremento superior a 300% em sua arrecadação. Do mesmo modo ocorreu em relação ao Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), que registrou crescimento arrecadatório de 48% durante o mencionado período.
Pimenteiras do Oeste foi outro município que apresentou números expressivos, destacando-se o aumento da arrecadação do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), que, comparando-se 2016 a 2018, aumentou 290%. Já o IPTU cresceu 90% no mesmo período.
Em Costa Marques, a gestão municipal, após as orientações do Profaz, promoveu alterações que elevaram sua arrecadação já no exercício 2017, comparando-se com 2016. O ITBU foi o que mais cresce: 198%; o IPTU aumentou sua arrecadação em 101%, enquanto no ISSQN o crescimento foi de 25%.
BENEFÍCIOS
Outras administrações, como em Vale do Paraíso, foram municiadas pelo Profaz e conseguiram promover alterações e procedimentos necessários, resultando no incremento da arrecadação com impostos, como ISSQN e ITBI, além da Contribuição para Custeio da Iluminação Pública, a Cosip, cujos valores arrecadados possibilitaram benefícios diretos à população, através da melhoria do serviço de iluminação, além de obras e outros investimentos.
Já Cacoal trouxe, entre outros exemplos de resultados obtidos a partir do Profaz, a questão da melhoria da arrecadação com IPTU e ITBI, mediante alteração na legislação municipal, que autorizou o desmembramento de lotes territoriais urbanos com área não inferior a 100 metros quadrados.
Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
No Dia do Empreendedorismo Feminino, rede de mães atípicas celebra fortalecimento
No Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, celebrado nesta quarta-feira (19), a Rede de Mães Atípicas Empreendedoras comemora um avanço expressivo

Diante do crescimento na demanda de negócios em Rondônia, o Santander iniciou um novo ciclo de contratações de assessores de investimentos no estad

Bofetada II! Mudanças silenciosas no Simples vão excluir milhares do regime em 2026
Alteração normativa aparentemente discreta, aprovada no fim de 2025, deve provocar impactos significativos na tributação de micro e pequenas empresa

Rondônia se mantém com a segunda menor taxa de desemprego do Brasil, segundo nova pesquisa do IBGE
Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram divulgados
Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)