Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Agronegócio e Infraestrutura são os temas da terceira rodada de debates prévios do Amazônia+21


Agronegócio e Infraestrutura são os temas da terceira rodada de debates prévios do Amazônia+21 - Gente de Opinião

Agronegócio e infraestrutura. Os dois temas fazem parte da terceira rodada de debates prévios do Fórum Mundial Amazônia+21, que ocorrerá no próximo dia 23. Todas as discussões ocorrem de forma virtual, e buscam alternativas para promover o desenvolvimento sustentável da região amazônica.

Estão previstos três debates para esta terceira fase. O primeiro, que trata de agronegócio, inicia às 11h (horário de Brasília), e discorrerá sobre “Os Desafios e Caminhos para a Regularização Fundiária e o Desenvolvimento da Amazônia”. No período da tarde, a partir das 14h30 (horário de Brasília), será discutido “Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, Investimentos e Reflexões para o Futuro. Serão dois debates sobre este tema.

O evento é aberto e será transmitido pelas redes sociais da Confederação Nacional da Indústria (CNI) – Youtube Facebook. A organização do Fórum lembra que o evento é 100% online e as inscrições de forma gratuitas podem ser feitas através do link: Amazônia+21. Além deste encontro desta quarta-feira, mais um debate prévio está programado para ocorrer dia 14 de outubro, e todos são voltados para os quatro eixos temáticos para o desenvolvimento sustentável da Amazônia: negócios sustentáveis, cultura, financiamento dos programas (funding) e ciência, tecnologia e inovação.

O primeiro encontro virtual ocorreu no dia 19 de agosto e teve mais de 10 mil pessoas acompanhando em tempo real. Contou com a participação do vice-presidente da República que também preside o Conselho Nacional da Amazônia Legal, Hamilton Mourão. Já no dia 26 de agosto, foram apresentados dois painéis com o tema “Financiamento”.

 

Sobre o Amazônia+21

O Fórum Internacional Amazônia+21, evento que se dará de forma virtual de 4 a 6 de novembro de 2020, tem como propósito encontrar as melhores soluções para o desenvolvimento sustentável da região amazônica. O evento é promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), em conjunto com a Prefeitura de Porto Velho, através da ADPVH, com correalização da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

 

Confira a programação

Painel 1 - 11h Os Desafios e Caminhos para a Regularização Fundiária e o Desenvolvimento da Amazônia - Especialistas: Luiz Antônio Nabhan Garcia (MAPA), Bastiaan Philip Reydon (Unicamp), André Lima (IDS) e Petrus Emile Abi-Abib . Moderador: Davi Bomtempo (Gerente executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI)

Painel 2 - 14:30h Os Desafios De Infraestrutura Básica e Tecnológica na Amazônia: Saneamento Básico, Logística E Conectividade Painelistas: José Carlos Martins (CBIC), Olivier Girard (Macrologística), Claudio Frischtak (Inter.B Consultoria), Ernesto M. Flores, representante do BID e Thiago Caldeira (PPI). Moderador: José Carlos Martins, Presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Painel 3 – 16:30h Energia Limpa e a Matriz Energética Brasileira: Investimentos em Infraestrutura e o Desenvolvimento da Amazônia - Painelistas: Ricardo Botelho (CEO Energisa), Edson Luiz da Silva (CEO ESBR – Usina de Jirau), Marcelo Moraes (Presidente da Associação Fórum de Meio Ambiente do Setor Elétrico - FMASE), Fernando Vernalha (VG&P) e Vitor Faure Cabreira (Absolar). Moderador: Marcelo Thomé

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoTerça-feira, 17 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Contrata+Brasil abre mercado para 13 mil MEIs em escolas públicas de Rondônia

Contrata+Brasil abre mercado para 13 mil MEIs em escolas públicas de Rondônia

Mais de 900 escolas públicas de educação básica de Rondônia que recebem recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) agora podem contrata

 Reforma Tributária deve alterar dinâmica econômica de Rondônia, e especialistas destacam necessidade de preparação técnica até 2026

Reforma Tributária deve alterar dinâmica econômica de Rondônia, e especialistas destacam necessidade de preparação técnica até 2026

A Reforma Tributária, atualmente em fase de regulamentação, deve provocar mudanças significativas na dinâmica econômica de Rondônia, especialmente e

Teto do Simples com defasagem de 82,2%. Ninguém aguenta mais!

Teto do Simples com defasagem de 82,2%. Ninguém aguenta mais!

Entidades que representam MEIs, Micro e Pequenas Empresas têm pressionado o Congresso Nacional por mudanças nas regras de faturamento e tributação d

Redução da jornada de trabalho teria custo similar ao de reajustes históricos do salário mínimo, aponta Ipea

Redução da jornada de trabalho teria custo similar ao de reajustes históricos do salário mínimo, aponta Ipea

Os custos de uma eventual redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais seriam similares aos impactos observados em reajustes históricos d

Gente de Opinião Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)