Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Afinal, como se ganha dinheiro com ações?


Afinal, como se ganha dinheiro com ações? - Gente de Opinião

Investir em ações costuma ser uma boa maneira para conseguir maior rentabilidade nas aplicações. Diferentemente do que acontece na renda fixa - onde é possível unir segurança e liquidez, mas sem tantas possibilidades de retorno financeiro expressivo -, na renda variável e, em especial, no mercado de ações, o grande diferencial está nos altos ganhos.

É possível faturar muito investindo em ações e isso não se resume apenas à compra de ativos quando estão desvalorizados para posterior venda na alta. Existem também outras possibilidades que, inclusive, permitem retornos praticamente imediatos.

Repasses

Os proventos são repasses que as empresas precisam fazer para seus acionistas. Assim que adquire uma ação na Bolsa de Valores, o investidor passa a ser sócio do empreendimento, podendo se beneficiar de todas as obrigações legais que as companhias têm nesse tipo de relação. Entre elas está a obrigatoriedade de repassar parte dos seus lucros a quem participa do negócio.

Existem diferentes tipos de proventos. Os mais conhecidos são os dividendos. Estes, aliás, costumam fazer parte da estratégia de alguns dos principais players do mercado de investimentos. A ideia é investir, receber dividendos e reinvestir esse dinheiro em empresas com bom potencial de repasses dessa natureza para lucrar em longo prazo.

Além dos dividendos, existem proventos como juros sobre o capital próprio. A diferença entre eles é mais simples do que parece: os dividendos contam com isenção de Imposto de Renda, pois têm origem no lucro líquido da empresa. Os tributos já são considerados na Declaração de Regularidade para Funcionamento (DRF) da companhia.

No caso dos juros sobre capital próprio, não há isenção, dessa forma, são cobrados não da empresa, mas do investidor.

Outro tipo de provento é a bonificação - repasse feito por meio de novas ações ao investidor para que ele possa aumentar sua participação no negócio.

Além disso, existem as chamadas subscrições. Embora não sejam classificadas como proventos, também representam ganhos, uma vez que são direitos que o investidor recebe para comprar novos ativos com prioridade.

Aluguel de ações

Toda vez que alguém adquire um bem, recebe o direito de fazer o que quiser com aquilo que o pertence. É assim com imóveis, por exemplo. Quando um indivíduo compra um apartamento, pode alugar essa propriedade, permitindo que terceiros utilizem o imóvel.

Essa mesma lógica vale para o mercado de ações. É o que permite ao investidor conseguir resultados com suas aplicações mesmo diante de um ativo desvalorizado.

Com o aluguel de ações, o investidor que tem propriedade em parte de uma empresa pode manter a posse do seu bem, mas permitir que outra pessoa faça uso dele no ambiente da Bolsa.

Basicamente, esse é um procedimento de risco, no qual o tomador do empréstimo aluga uma ação para vender e recomprar logo em seguida, geralmente por um preço mais baixo.

A ideia é que o lucro apareça da diferença entre os valores da venda e da recompra das ações. Na prática, essa é uma maneira de obter retorno mesmo com a desvalorização de um ativo.

Valorização de ativos

Não é por acaso que a compra na baixa para venda na alta é a forma mais conhecida de se ganhar dinheiro no mercado de ações. Realmente funciona.

Um bom exemplo disso foi o que ocorreu como a IPO da empresa Magazine Luiza (MGLU3). IPO é uma oferta pública inicial (do inglês Initial Public Offering) aberta quando uma companhia disponibiliza parte do seu negócio no mercado de investimentos, pela primeira vez.

Desde a sua abertura de capital, em 2011, os ganhos da Magazine Luiza, considerados os rendimentos, superaram 2.800%. Ou seja, o valor das suas ações teve um crescimento marcante, rendendo retornos consideráveis a quem pagou apenas R$16 por unidade do papel da companhia à época.

Este é um dos exemplos dos resultados expressivos que podem ser alcançados na Bolsa de Valores. Neste caso, o investidor que compreendeu o potencial de crescimento da Magazine Luiza no mercado, comprou uma boa quantidade das suas ações e esperou retorno em longo prazo, certamente faturou alto.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 17 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Contrata+Brasil abre mercado para 13 mil MEIs em escolas públicas de Rondônia

Contrata+Brasil abre mercado para 13 mil MEIs em escolas públicas de Rondônia

Mais de 900 escolas públicas de educação básica de Rondônia que recebem recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) agora podem contrata

 Reforma Tributária deve alterar dinâmica econômica de Rondônia, e especialistas destacam necessidade de preparação técnica até 2026

Reforma Tributária deve alterar dinâmica econômica de Rondônia, e especialistas destacam necessidade de preparação técnica até 2026

A Reforma Tributária, atualmente em fase de regulamentação, deve provocar mudanças significativas na dinâmica econômica de Rondônia, especialmente e

Teto do Simples com defasagem de 82,2%. Ninguém aguenta mais!

Teto do Simples com defasagem de 82,2%. Ninguém aguenta mais!

Entidades que representam MEIs, Micro e Pequenas Empresas têm pressionado o Congresso Nacional por mudanças nas regras de faturamento e tributação d

Redução da jornada de trabalho teria custo similar ao de reajustes históricos do salário mínimo, aponta Ipea

Redução da jornada de trabalho teria custo similar ao de reajustes históricos do salário mínimo, aponta Ipea

Os custos de uma eventual redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais seriam similares aos impactos observados em reajustes históricos d

Gente de Opinião Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)