Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Xilogravura até dia 14 na Casa de Cultura Ivan Marrocos



A exposição com o tema Gravuras, dos de Xilogravuras dos artistas Angella Schilling, Naylamp e Bruna Suzic fica na Galeria Afonso Ligório da Casa da Cultura Ivan Marrocos até o próximo dia 14. Os artistas estão expondo várias peças produzidas na técnica de Xilogravura em metal, que é o uso de uma chapa metálica como suporte para a produção das obras. “Existem inúmeras técnicas. Com ácidos, por corrosão e ferramentas, que ferem diretamente o metal. A tinta entra nos sulcos, usa-se papel úmido e depois de passar por uma prensa esta fica aderida ao papel, nascendo assim uma Gravura em Metal original”, explica a artista plástica Angella Schilling. 

“Esse ano tivemos um curso gratuito dessa técnica para os artistas plásticos e artesãos de Rondônia na Casa da Cultura Ivan Marrocos. Com isso estimulamos a utilização de novas técnicas e o desenvolvimento da criatividade da arte produzida em Rondônia. E esta já é a segunda exposição dessa técnica em 2009, o que mostra que a arte já está se desenvolvendo”, comenta Jucélis Freitas secretário na Secel. 

Entre as obras expostas há referencia a arte pop que marcou a década de 80, muitas peças que remetem as belezas naturais, a religiosidade, a história e a cultura latina. A exposição será aberta com um coquetel na noite de sexta-feira (27) e fica disponível ao público até 14 de dezembro. 

Os artistas - Gaúcha, da colônia alemã de Novo Hamburgo, Angella Schilling, radicada no Rio de Janeiro durante 34 anos, atualmente mora em Porto Velho. Influenciada desde a infância pelo ambiente musical e artístico da colonização européia e atraída pela possibilidade dos múltiplos, há 37 anos, começou pela Xilogravura, ainda na Faculdade de Belas Artes, no Rio Grande do Sul. No Rio de Janeiro, passou para a gravura em metal. 

Com 17 exposições individuais; mais de 50 exposições coletivas; e participação em mais de 30 Salões de Arte no Brasil e Bienais nos Estados Unidos (Los Angeles, Maryland, New Jersey e New York), Chile, Japão, Coréia, China, Espanha, Itália, México, Venezuela, Uruguai, Romênia, Cuba, Alemanha, Japão. 

Peruano graduado na Escola Superior de Belas Artes Pública de Ayacucho (Peru), Naylamp especializou-se em desenho e escultura. Já executou quatro esculturas para o município de Huanda (Peru) e em 2004 executou uma escultura de oito metros de altura em homenagem a São Miguel Arcanjo em Moua-hvca (Peru). Desde 2008 mora em Porto Velho onde já ministrou oficinas de Desenhos e Fundamentos Visuais, além de coordenar uma Mostra de Cinema na Casa de Cultura Ivan Marrocos. 

Bruna Suzic é rondoniense e estudou artes plásticas no Liceu de Artes do Estado do Amazonas “Esther Mello” em Manaus – AM. Já realizou mostras individuais e coletivas na Casa de Cultura Ivan Marrocos, mostrando suas coleções de desenhos e pinturas. 

Fonte: Sílvio Santos

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rouanet sob convite: a cultura precisa mais que aprovações

Rouanet sob convite: a cultura precisa mais que aprovações

Nesta semana, a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) aprovou 173 projetos culturais via Lei Rouanet, autorizando a captação de R$ 364,9 mi

‘Mucura’ divulga cartaz e trailer após seleção para Festival Olhar do Norte 2025

‘Mucura’ divulga cartaz e trailer após seleção para Festival Olhar do Norte 2025

O curta-metragem Mucura, dirigido por Fabiano Barros, divulga nesta segunda-feira (25) cartaz oficial e trailer após ser selecionado para a 7ª ediçã

Integrantes de grupo de pesquisa da Unir produzem conteúdo para emissora de rádio da França

Integrantes de grupo de pesquisa da Unir produzem conteúdo para emissora de rádio da França

As vozes rondonienses foram ecoadas na França. Nas últimas duas terças-feiras (9 e 16 de setembro), os estudantes de Jornalismo da Universidade Fede

Tarot Egípcio, simbolismos, significados astrológicos e autoconhecimento

Tarot Egípcio, simbolismos, significados astrológicos e autoconhecimento

O Tarot é um dos sistemas simbólicos mais complexos e enigmáticos do Ocidente esotérico, reunindo elementos de misticismo, filosofia, psicologia e p

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)