Segunda-feira, 7 de dezembro de 2009 - 05h57
A exposição com o tema Gravuras, dos de Xilogravuras dos artistas Angella Schilling, Naylamp e Bruna Suzic fica na Galeria Afonso Ligório da Casa da Cultura Ivan Marrocos até o próximo dia 14. Os artistas estão expondo várias peças produzidas na técnica de Xilogravura em metal, que é o uso de uma chapa metálica como suporte para a produção das obras. “Existem inúmeras técnicas. Com ácidos, por corrosão e ferramentas, que ferem diretamente o metal. A tinta entra nos sulcos, usa-se papel úmido e depois de passar por uma prensa esta fica aderida ao papel, nascendo assim uma Gravura em Metal original”, explica a artista plástica Angella Schilling.
“Esse ano tivemos um curso gratuito dessa técnica para os artistas plásticos e artesãos de Rondônia na Casa da Cultura Ivan Marrocos. Com isso estimulamos a utilização de novas técnicas e o desenvolvimento da criatividade da arte produzida em Rondônia. E esta já é a segunda exposição dessa técnica em 2009, o que mostra que a arte já está se desenvolvendo”, comenta Jucélis Freitas secretário na Secel.
Entre as obras expostas há referencia a arte pop que marcou a década de 80, muitas peças que remetem as belezas naturais, a religiosidade, a história e a cultura latina. A exposição será aberta com um coquetel na noite de sexta-feira (27) e fica disponível ao público até 14 de dezembro.
Os artistas - Gaúcha, da colônia alemã de Novo Hamburgo, Angella Schilling, radicada no Rio de Janeiro durante 34 anos, atualmente mora em Porto Velho. Influenciada desde a infância pelo ambiente musical e artístico da colonização européia e atraída pela possibilidade dos múltiplos, há 37 anos, começou pela Xilogravura, ainda na Faculdade de Belas Artes, no Rio Grande do Sul. No Rio de Janeiro, passou para a gravura em metal.
Com 17 exposições individuais; mais de 50 exposições coletivas; e participação em mais de 30 Salões de Arte no Brasil e Bienais nos Estados Unidos (Los Angeles, Maryland, New Jersey e New York), Chile, Japão, Coréia, China, Espanha, Itália, México, Venezuela, Uruguai, Romênia, Cuba, Alemanha, Japão.
Peruano graduado na Escola Superior de Belas Artes Pública de Ayacucho (Peru), Naylamp especializou-se em desenho e escultura. Já executou quatro esculturas para o município de Huanda (Peru) e em 2004 executou uma escultura de oito metros de altura em homenagem a São Miguel Arcanjo em Moua-hvca (Peru). Desde 2008 mora em Porto Velho onde já ministrou oficinas de Desenhos e Fundamentos Visuais, além de coordenar uma Mostra de Cinema na Casa de Cultura Ivan Marrocos.
Bruna Suzic é rondoniense e estudou artes plásticas no Liceu de Artes do Estado do Amazonas “Esther Mello” em Manaus – AM. Já realizou mostras individuais e coletivas na Casa de Cultura Ivan Marrocos, mostrando suas coleções de desenhos e pinturas.
Fonte: Sílvio Santos
Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

O curta-metragem documental “Vozes do Divino: Tradição e Cultura na Comunidade Quilombola de Santa Cruz” foi exibido no dia 29 de outubro para aluno

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema
Se o mundo está à beira do colapso climático, o curta-metragem CL[y]MATICS, do Coletivo Madeirista de Rondônia, preferiu falar uma linguagem que qua

O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido e roteirizado por Rafaela Oliveira, será lançado no próximo dia 29 de dezembro, às 19h30, na
Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)