Segunda-feira, 22 de outubro de 2018 - 07h05

O Grupo de Teatro Wankabuki, sediado no município de Vilhena (RO), lançou através da plataforma Catarse, uma nova campanha de financiamento coletivo para a realização da 3ª edição do Festival Amazônico de Monólogos e Breves Cenas, programado para acontecer de 13 a 15 de dezembro de 2018. Para colaborar e conhecer mais sobre o projeto clique aqui.
“O Festival Amazônico de Monólogos e Cenas Breves é uma mostra da produção de Cenas Curtas e Monólogos, que busca contemplar artistas, grupos, companhias e afins, residentes nos estados da Região Norte e Mato Grosso, permitindo assim, a difusão da produção artística amazônica, sendo um dos poucos festivais de teatro do interior do estado Rondônia em atividade.”
O Festival é realizado anualmente, sempre por meio de editais (2015 - BASA; 2016 - CAIXA ECONÔMICA). Em 2017, o grupo não foi contemplado pelo edital que enviou, tentou uma campanha de financiamento coletivo pelo Catarse, porém, sem experiência nesse tipo de captação e nem tempo suficiente para se dedicar adequadamente à campanha, a arrecadação final foi de apenas R$208,00, não sendo possível realizar o festival. O grupo afirma que quem apoiou em 2017, receberá as recompensas em 2018.
Neste ano (2018), o grupo foi contemplado pelo Prêmio Jango Rodrigues de Teatro, da SEJUCEL, no valor de 20 mil, 1/3 do valor que haviam recebido em 2016, através do Edital da Caixa, que foi de 60 mil. Com esta diferença de recursos, a produção deverá realizar várias adaptações e cortes de gastos, para conseguir realizar o festival. Visando a continuidade do festival vilhenense, guiado por 4 grandes propósitos: o desenvolvimento da produção cultural de Vilhena; democratização do acesso à arte; formação de plateia; e a qualificação dos artistas, o grupo está com esta nova campanha de financiamento coletivo.
Valdete Sousa, presidente do Wankabuki, explica que a meta inicial é arrecadar o valor de R$ 4 mil, para compensar o valor que será deduzido de imposto de renda sobre o prêmio.
Nos dois anos de realização do festival, passaram apresentações de artistas de vários locais, além dos grupos de Rondônia, artistas de Manaus, Cuiabá e Primavera do Leste marcaram presença. A produtora cultural destaca que toda a programação do Festival sempre foi aberta e gratuita, oferecendo durante três dias arte, entretenimento, cultura e conhecimento, através de apresentações de peças teatrais, performances e intervenções urbanas, oficinas de teatrais com professores do Departamento de Artes da Universidade Federal de Rondônia abertas à comunidade, Seminário da Cena Amazônica com participação dos grupos e artistas, debates e mesas-redondas. “Somos uma Associação independente e não possuímos fontes de renda, porém não queremos deixar o projeto morrer, foi difícil tirar do papel, não podemos retroceder. Arte é necessária, não se pode construir uma sociedade sem arte, lazer e diversão”, diz Valdete.
Os interessados em ajudar também podem entrar em contato através do email grupoteatrowankabuki@hotmail.com ou de nossa redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.
Compartilhe em suas redes sociais usando as hashtags #AjudeOFestivalAmazonico #CatarseWankabuki e colabore na divulgação e realização do 3º Festival Amazônico de Monólogos e Breves Cenas.
Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste
O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles
Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais
A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada
Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)