Porto Velho (RO) terça-feira, 21 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Vícios são tema do espetáculo Inaptos? A que se destinam...


Baseado na obra "Os vícios não são crime", de Lysander Spooner, a apresentação levou o público a refletir sobre a compulsão do ser humano por jogos de azar, fetiches sexuais, uso de produtos químicos, tudo isso utilizando as técnicas da palhaçaria. João Carlos Artigos, ator que no encarna o palhaço "Seu Flor" fala da oportunidade de participar do Festival e da receptividade do público rondoniense.  "Vocês não tem noção o que significa ver o "Inaptos", esse tipo de trabalho, de comicidade aqui no Norte. É muito bom porque a gente vê um calor humano, uma diversidade, um outro tipo de retorno que é muito importante para gente que tá fazendo riso, descobrir essas variantes, você vê um público entregue trabalhando nas suas idiossincrasias, mas se relacionando de maneira muito generosa com o espetáculo" explica o ator que encerra dizendo: "Pra gente foi um presentão saio daqui em êxtase".

O Teatro de Anônimo já tem uma trajetória de 28 anos e trabalha com duas linhas de pesquisa: investigação em aparelhos aéreos, com trapezistas e malabaristas e a comicidade, com destaque para a palhaçaria clássica aprendida com um dos membros da família Colombaioni, tradicional nessa arte.

Durante todo o espetáculo houve diálogo com o público, inclusive com a participação em cena, já que parte da plateia dividiu o palco com os artistas e acompanhou bem mais de perto a apresentação. Para Fernanda Dias, técnica em assuntos educacionais poderia ter mais apresentações como essa. "Achei engraçado, divertido, surpreendente. Acho a iniciativa maravilhosa, porque querendo ou não a cultura aqui em Porto Velho é escassa". O contador Eteo de Souza Jr. se surpreendeu com o espetáculo. "Achei ótimo, muito divertido. Nem esperava que fosse tão divertido, bem descontraído, bem dinâmico, rápido, eles vão mudando a sequência do espetáculo e vão surpreendendo a gente.

Um momento especial foi a homenagem ao operador de luz Osias Cardoso, profissional renomado e  conhecido pelos artistas. Num sonoro "Parabéns pra você" cantado por todos, o homenageado se juntou ao grupo e encerrou de forma comemorativa a noite desta quarta-feira.

A programação do Palco Giratório continua até o dia 28 de setembro. Toda a programação é gratuita com ingressos distribuídos uma hora antes do espetáculo. Hoje, após o espetáculo, haverá sorteio de um kit do Palco Giratório.

Programação para quinta-feira (04/09)

Espetáculo: Palita no Trapézio

Grupo: Mira Mundo (MA)

Local: Escola Ermelino Monteiro Brasil

(Comunidade São João Batista – BR 319/ KM 1)

Hora: 09h

Espetáculo: Palita no Trapézio

Grupo: Mira Mundo (MA)

Local: Escola Flora Calheiros Cotrim, no bairro Esperança da Comunidade

Hora: 16h

Espetáculo: Do Repente (Dança)

Grupo: Lamira Artes Cênicas (TO)

Local: Teatro 1 Sesc - Av. Pres. Dutra 4175 – Porto Velho/RO

Hora: 20h

Duração: 35 minutos

Classificação: Livre

A programação do Palco Giratório continua até o dia 28 de setembro. Acompanhe também pelo Facebook (https://www.facebook.com/palcogiratorioro) e Instagram (@sescro).

Fonte: Eliane Viana

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio