Quarta-feira, 12 de setembro de 2007 - 10h42
Valverde participa de audiência para registro da Festa do Divino em Patrimônio Imaterial Brasileiro
O deputado Federal Eduardo Valverde(PT/RO) participará nesta sexta-feira(14), no município de Costa Marques, Rondônia, da Audiência Pública para a inclusão da Festa do Divino no registro do Patrimônio Imaterial Brasileiro. Com o registro, será preservada uma festa tradicional que acontece a 113 anos no estado.
A Festa do Divino nasceu na Ilha das Flores por iniciativa de um grupo de negros católicos que se instalaram no Vale do Guaporé, onde viviam em harmonia com os índios e com a natureza. Com o tempo transformaram esse ambiente em verdadeiros quilombos como Vila Bela da SS, Trindade (MT) e outros povoados ao longo do rio. Os negros nativos estão mais concentrados nas Regiões de Guajará, Costa Marques e no Alto Guaporé, onde mantêm costumes e tradições de grande riqueza, como a famosa Festa do Divino.
Para Valverde o registro é uma forma de proteger e perpetuar esse festejo, para que as gerações futuras possam saber como agiam seus antepassados, com seus rituais, suas formalidades desse tipo de atividade religiosa-cultural.
"O registro é como se fosse um tombamento histórico. É um reconhecimento para que se torne um patrimônio imaterial histórico do Brasil, para que não só Rondônia, mas as demais regiões do Brasil conheçam essa festividade e venham compreender seu significado. Esse ato é uma proteção a um valor imanente de um festejo de caráter religioso, cultural e étnico", ressaltou.
O registro é concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional(IPHAN), em cumprimento ao artigo 216 da Constituição Federal , que define patrimônio cultural as criações científicas, artísticas e tecnológicas, obras, objetos, documentos, edificações, manifestações artístico-culturais; conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico. A Constituição também estabelece que cabe ao poder público, com o apoio da comunidade, a proteção, preservação e gestão do patrimônio histórico e artístico do país.
Entre os inventários concedidos pelo Programa Nacional do Patrimônio estão:
O Círio de Nossa Sra. de Nazaré, em Belém/PA; Ofício das Baianas de Acarajé, em Salvador/BA; a Viola de Cocho, em Mato Grosso do Sul ; o Jongo, no Rio de Janeiro ;
a Cerâmica Candeal, em Minas Gerais; o Bumba-Meu-Boi/MA, e o Museu Aberto do Descobrimento, na Bahia.
Participarão da Audiência Pública, o Superintendente Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Beto Bertagna; Parlamentares da Bancada Federal de Rondônia, além de Técnicos do Departamento de Patrimônio Material (Depam).
Audiência Pública será realizada dia 14 de setembro, às 10 horas, no Bosque do Santuário do Divino Espírito Santo, na Avenida Mamoré- Centro- Costa Marques(RO).
Fonte: Leila Denise
Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Jornada Literária de Nina Macaca pelas Periferias Amazônicas chega a Porto Velho para o lançamento oficial de todos os produtos que integram o proj

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) iniciou, neste mês de

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda
Um curta-metragem totalmente comunicado em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com elenco formado majoritariamente por atores surdos. Essa é a prop

Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR
O Campus Porto Velho da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) recebeu, recentemente, o Happy Hour Cultural, evento idealizado para promover o bem-
Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)