Sábado, 8 de outubro de 2016 - 06h22

Há pouco mais de um ano em Porto Velho, onde voltou a morar após uma temporada no Rio de Janeiro, a artista plástica Maria Antônia, 78 anos, brinda o público da capital com uma nova exposição, Universo Geométrico. A mostra reúne cerca de 30 obras, de variados tamanhos, com traços do retângulo, quadrado, reta, triângulo e círculo em composições cheias de detalhes, de intenso colorido.
A exposição terá início no dia 10 de outubro, na biblioteca Francisco Meireles, ao lado da sede da prefeitura, em Porto Velho, e o público poderá conhecer os novos trabalhos até o dia 30 do mesmo mês.
“Esta é uma fase mais recente da minha trajetória de artista plástica. São telas com estilo diferente de épocas anteriores, em que o naturismo e o impressionismo predominaram. É um momento em que mais fortemente me vejo como desenhista, talento que trago da infância, e que no magistério me ocupava bastante, sempre assediada por colegas para produzir alguma coisa”, conta Maria Antônia.
Foi a partir dos anos 90 que, então aposentada do magistério, que Maria Antônia passou a se ocupar dar artes plásticas, estimulada pela filha Cristina Paraguassu. Estudou artes em São Paulo primeiramente e depois Rio de Janeiro, onde também aprendeu cerâmica.

As telas de Universo Geométrico são composições recentes, que em comum com estilo anterior, o impressionismo, apresentam cores vibrantes, nelas residindo, entretanto, equilíbrio e harmonia. “Todas são criações originais, processos únicos de criação”, diz a artista plástica, fiel à imaginação e possibilidades de inovar.
No ano passado, na Casa de Cultura Ivan Marrocos, também em outubro, ela expos telas das diversas fases da carreira, recebendo elogios eloquentes dos visitantes.
Maria Antônia levou a Brasília, no Senado Federal, a exposição “Imagens Oníricas”, em que figuras humanas, animais e rica representação de elementos da natureza, como a água e vegetação, teceram composições de expressiva imaginação.
Exposições realizadas
Centro Cultural Jabaquara, São Paulo (SP) - 1991;
Biblioteca Nuto Santana, São Paulo (SP) - 1991;
Estação de Metrô Mal. Deodoro, São Paulo (SP) - 1991;
Aquarius Selva Hotel, Porto Velho (RO) -1992;
1º Salão de Artes Plásticas de Rondônia, Porto Velho - 1992;
Sesc, Porto Velho (RO) - 1992;
1ª Mostra Coletiva do Funcionário Público, Porto Velho (RO) - 1993;
Espaço Cultural dos Correios, Porto Velho (RO) - 1993;
Forte do Leme, Rio de Janeiro (RJ) - 1996;
Espaço Cultural da Justiça Federal, Porto Velho (RO) - 1999;
Sesc Centro, Porto Velho (RO) - 1999;
Casa de Cultura Ivan Marrocos, Porto Velho (RO) - 1999;
Espaço Cultural Clemente da Silva, Tribunal Regional do Trabalho, Porto Velho (RO) - 2000;
Espaço Zumbi dos Palmares, Câmara dos Deputados, Brasília (DF), julho de 2004;
Peças de cerâmica e pintura na Polônia Sociedade Beneficente do Rio de Janeiro, nos anos de 2010 a 2013;
Espaço Cultural Senador Ivandro Cunha Lima – Senado Federal- Brasília-DF, em outubro de 2014.
Com a exposição Universo Geométrico Maria Antônia pretende homenagear o professor pela passagem de seu dia, 15 de outubro. O evento tem apoio cultural da biblioteca Francisco Meireles e patrocínio da Fisiocenter e Construferro.

Serviço
Exposição Universo Geométrico
Onde: Biblioteca Francisco Meireles, Porto Velho.
Quando: 10 de outubro a 30 de outubro de 2016.
Horário: 8h às 18h
Fonte: Mara Paraguassu
Segunda-feira, 26 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Livro propõe olhar simbólico sobre o Rio Madeira e a alma da Amazônia
Um olhar atento para o Rio Madeira revela mais do que um dos principais rios da Amazônia. Revela histórias, mitos, conflitos e formas de vida que aj

“BEIRA” - Filme rondoniense estreia na 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes
Resgate que não idealiza o passado, mas o escuta. O filme Beira conecta ancestralidade, cuidado e espiritualidade, saberes estes historicamente desl

Boi Bumbá Mimoso inicia novo ciclo com lançamento de tema e camisa para 2026
O tradicional Boi Bumbá Mimoso deu o pontapé inicial para a temporada de 2026 ao anunciar o evento oficial de lançamento de seu novo tema. O anúncio

A exposição “Quem é pra ser já nasce”, da artista e fotojornalista Ana Mendes, e curadoria de Nay Jinknss, será inaugurada no dia 17 de janeiro, na
Segunda-feira, 26 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)