Porto Velho (RO) domingo, 24 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Cultura

UNIR é pioneira em implantar projeto de inclusão para deficientes físicos, cegos e surdos


 

Na próxima quinta-feira (03), às 10h, a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) inaugura o Centro de Apoio aos Portadores de Necessidades Especiais (CAPNES), o primeiro do estado de Rondônia em uma instituição de ensino superior (IES). Localizado no Campus “José Ribeiro Filho” da UNIR em Porto Velho, junto à Biblioteca Central, o objetivo do CAPNES é promover a acessibilidade dos portadores de necessidades especiais (auditivas, motoras, visuais etc.) nas diferentes esferas da universidade, garantindo-lhes o acesso à educação superior.


Segundo a diretora da Biblioteca Central, Mônica Regina Peres, que foi responsável   pela coordenação e execução do projeto na UNIR, o CAPNES conta com equipamentos específicos para acessibilidade. “Hoje a biblioteca da UNIR possui livros, teclados e impressoras para Braille, computadores com scanners e programas que traduzem as folhas escaneadas em forma audível para a utilização com fones de ouvidos”, explica. “Já os portadores de baixa visão contam também com impressoras jato de tinta, que facilitam a leitura dos usuários, por imprimir em fontes aumentadas”, afirma Mônica.


Em relação à infra-estrutura, o prédio da Biblioteca Central, que já contava com rampas de acesso, agora tem também barras de apoio instaladas nos banheiros e para o segundo semestre deste ano está prevista a instalação de um elevador. Mônica destaca que, agora, “a falta de visão, audição ou movimentos não será mais uma barreira para quem sonha concluir o nível superior e construir uma carreira”.


Além de adquirir equipamentos para acessibilidade e adequar sua infra-estrutura, a UNIR também ofereceu a professores e técnicos treinamento em língua Libras e em Braille. “Contamos com docentes, bibliotecários e assistentes com alta capacidade em língua de Libras, para surdos, e em Braille, para cegos”, diz a diretora da Biblioteca. “Todos os colaboradores que atuam neste projeto da UNIR, estão capacitados e orientados para atender com respeito, dedicação e igualdade a qualquer portador de necessidades físicas ou sensoriais”, finaliza.

 

 

Programa INCLUIR

           
Os recursos para implantação do CAPNES na UNIR são provenientes do Programa INCLUIR, das Secretarias de Educação Especial (SEESP) e de Educação Superior (SESu) do Ministério da Educação (MEC).


Em julho do ano passado, a UNIR, através de suas Pró-Reitorias de Graduação (PROGRAD) e de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA), propôs, tendo a Biblioteca Central como coordenadora, a criação do CAPNES. O projeto foi encaminho à SESu/MEC e em agosto foi aprovado no valor de R$ 100 mil.

 

Agenda

           
A inauguração do CAPNES acontece na próxima segunda-feira (31), às 10h. O Centro de Apoio aos Portadores de Necessidades Especiais fica no Campus “José Ribeiro Filho”, à BR 364, Km 9,5, Sentido Acre, junto à Biblioteca Central. Para mais informações, ligue (69) 2182-2167.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Cultura

Sicoob Credisul lança concurso de fotografia Somos Todos Guaporé

Sicoob Credisul lança concurso de fotografia Somos Todos Guaporé

A Sicoob Credisul lançou na noite de quarta-feira, 20/03, o concurso de fotografia Somos Todos Guaporé, do Rio Guaporé. O lançamento aconteceu duran

ASFALTÃO PLANEJA AÇÕES ATÉ O CARNAVAL 2019

ASFALTÃO PLANEJA AÇÕES ATÉ O CARNAVAL 2019

Com bastante antecedência e foco no cumprimento de sua missão, a Escola de Samba Asfaltão realizou no ultimo dia 16 de março, seu Planejamento Estraté

Espetáculo ÌFÉ estreia neste sábado inspirado em figura religiosa histórica de Porto Velho

Espetáculo ÌFÉ estreia neste sábado inspirado em figura religiosa histórica de Porto Velho

O espetáculo ÍFÈ, da Companhia Beradera de Teatro, estreia neste sábado (23), às 20h, em Porto Velho e tem como inspiração a história de importante fi

Nossos agradecimentos em sol maior para todos e todas que fizeram o Canta Mulher 2019

Nossos agradecimentos em sol maior para todos e todas que fizeram o Canta Mulher 2019

Sonhos de MarçoPorto de sons e sonhos...Em marçouma paisagem sonorade cantos...um cenário a partecenas se repartem ese juntam em melodiasdiferentesDe