Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

UNIR é pioneira em implantar projeto de inclusão para deficientes físicos, cegos e surdos


 

Na próxima quinta-feira (03), às 10h, a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) inaugura o Centro de Apoio aos Portadores de Necessidades Especiais (CAPNES), o primeiro do estado de Rondônia em uma instituição de ensino superior (IES). Localizado no Campus “José Ribeiro Filho” da UNIR em Porto Velho, junto à Biblioteca Central, o objetivo do CAPNES é promover a acessibilidade dos portadores de necessidades especiais (auditivas, motoras, visuais etc.) nas diferentes esferas da universidade, garantindo-lhes o acesso à educação superior.


Segundo a diretora da Biblioteca Central, Mônica Regina Peres, que foi responsável   pela coordenação e execução do projeto na UNIR, o CAPNES conta com equipamentos específicos para acessibilidade. “Hoje a biblioteca da UNIR possui livros, teclados e impressoras para Braille, computadores com scanners e programas que traduzem as folhas escaneadas em forma audível para a utilização com fones de ouvidos”, explica. “Já os portadores de baixa visão contam também com impressoras jato de tinta, que facilitam a leitura dos usuários, por imprimir em fontes aumentadas”, afirma Mônica.


Em relação à infra-estrutura, o prédio da Biblioteca Central, que já contava com rampas de acesso, agora tem também barras de apoio instaladas nos banheiros e para o segundo semestre deste ano está prevista a instalação de um elevador. Mônica destaca que, agora, “a falta de visão, audição ou movimentos não será mais uma barreira para quem sonha concluir o nível superior e construir uma carreira”.


Além de adquirir equipamentos para acessibilidade e adequar sua infra-estrutura, a UNIR também ofereceu a professores e técnicos treinamento em língua Libras e em Braille. “Contamos com docentes, bibliotecários e assistentes com alta capacidade em língua de Libras, para surdos, e em Braille, para cegos”, diz a diretora da Biblioteca. “Todos os colaboradores que atuam neste projeto da UNIR, estão capacitados e orientados para atender com respeito, dedicação e igualdade a qualquer portador de necessidades físicas ou sensoriais”, finaliza.

 

 

Programa INCLUIR

           
Os recursos para implantação do CAPNES na UNIR são provenientes do Programa INCLUIR, das Secretarias de Educação Especial (SEESP) e de Educação Superior (SESu) do Ministério da Educação (MEC).


Em julho do ano passado, a UNIR, através de suas Pró-Reitorias de Graduação (PROGRAD) e de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA), propôs, tendo a Biblioteca Central como coordenadora, a criação do CAPNES. O projeto foi encaminho à SESu/MEC e em agosto foi aprovado no valor de R$ 100 mil.

 

Agenda

           
A inauguração do CAPNES acontece na próxima segunda-feira (31), às 10h. O Centro de Apoio aos Portadores de Necessidades Especiais fica no Campus “José Ribeiro Filho”, à BR 364, Km 9,5, Sentido Acre, junto à Biblioteca Central. Para mais informações, ligue (69) 2182-2167.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoTerça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Oficina de Distribuição de curtas-metragens será oferecida gratuitamente em Porto Velho

Oficina de Distribuição de curtas-metragens será oferecida gratuitamente em Porto Velho

Estão abertas as inscrições para a oficina “Distribuição Independente: como fazer curtas-metragens circularem por festivais de cinema”, com o realiz

Minidocumentário sobre pioneira de Pimenteiras do Oeste é exibido para estudantes de Vilhena

Minidocumentário sobre pioneira de Pimenteiras do Oeste é exibido para estudantes de Vilhena

O minidocumentário “Raízes de Pimenteiras: A Jornada de Alice Paes Serrath”, que resgata a trajetória de uma das pioneiras de Pimenteiras do Oeste (

Flor do Campo e Malhadinho encantam público em Guajará-Mirim, durante Festival Duelo na Fronteira

Flor do Campo e Malhadinho encantam público em Guajará-Mirim, durante Festival Duelo na Fronteira

O Bumbódromo Márcio Paz Manacho viveu no domingo (16), um dia marcante para a cultura de Guajará-Mirim, com as apresentações dos bois-bumbás Flor do C

“Ela Mora Logo Ali” representa Rondônia em eventos de destaque na Amazônia e na COP30

“Ela Mora Logo Ali” representa Rondônia em eventos de destaque na Amazônia e na COP30

O premiado curta-metragem “Ela Mora Logo Ali”, dirigido por Fabiano Barros e Rafael Rogante, segue conquistando espaços importantes no cenário audi

Gente de Opinião Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)