Porto Velho (RO) segunda-feira, 15 de outubro de 2018
×
Gente de Opinião

Cultura

UNIR é pioneira em implantar projeto de inclusão para deficientes físicos, cegos e surdos


 

Na próxima quinta-feira (03), às 10h, a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) inaugura o Centro de Apoio aos Portadores de Necessidades Especiais (CAPNES), o primeiro do estado de Rondônia em uma instituição de ensino superior (IES). Localizado no Campus “José Ribeiro Filho” da UNIR em Porto Velho, junto à Biblioteca Central, o objetivo do CAPNES é promover a acessibilidade dos portadores de necessidades especiais (auditivas, motoras, visuais etc.) nas diferentes esferas da universidade, garantindo-lhes o acesso à educação superior.


Segundo a diretora da Biblioteca Central, Mônica Regina Peres, que foi responsável   pela coordenação e execução do projeto na UNIR, o CAPNES conta com equipamentos específicos para acessibilidade. “Hoje a biblioteca da UNIR possui livros, teclados e impressoras para Braille, computadores com scanners e programas que traduzem as folhas escaneadas em forma audível para a utilização com fones de ouvidos”, explica. “Já os portadores de baixa visão contam também com impressoras jato de tinta, que facilitam a leitura dos usuários, por imprimir em fontes aumentadas”, afirma Mônica.


Em relação à infra-estrutura, o prédio da Biblioteca Central, que já contava com rampas de acesso, agora tem também barras de apoio instaladas nos banheiros e para o segundo semestre deste ano está prevista a instalação de um elevador. Mônica destaca que, agora, “a falta de visão, audição ou movimentos não será mais uma barreira para quem sonha concluir o nível superior e construir uma carreira”.


Além de adquirir equipamentos para acessibilidade e adequar sua infra-estrutura, a UNIR também ofereceu a professores e técnicos treinamento em língua Libras e em Braille. “Contamos com docentes, bibliotecários e assistentes com alta capacidade em língua de Libras, para surdos, e em Braille, para cegos”, diz a diretora da Biblioteca. “Todos os colaboradores que atuam neste projeto da UNIR, estão capacitados e orientados para atender com respeito, dedicação e igualdade a qualquer portador de necessidades físicas ou sensoriais”, finaliza.

 

 

Programa INCLUIR

           
Os recursos para implantação do CAPNES na UNIR são provenientes do Programa INCLUIR, das Secretarias de Educação Especial (SEESP) e de Educação Superior (SESu) do Ministério da Educação (MEC).


Em julho do ano passado, a UNIR, através de suas Pró-Reitorias de Graduação (PROGRAD) e de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA), propôs, tendo a Biblioteca Central como coordenadora, a criação do CAPNES. O projeto foi encaminho à SESu/MEC e em agosto foi aprovado no valor de R$ 100 mil.

 

Agenda

           
A inauguração do CAPNES acontece na próxima segunda-feira (31), às 10h. O Centro de Apoio aos Portadores de Necessidades Especiais fica no Campus “José Ribeiro Filho”, à BR 364, Km 9,5, Sentido Acre, junto à Biblioteca Central. Para mais informações, ligue (69) 2182-2167.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Cultura

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Na tarde de quinta-feira (11), o Professor Aleks Palitot visitou a Escola Municipal de Educação Infantil Prof.ª Ronilza Cordeiro Afonso Dias, na Zona

SESC abre inscrições para exposição  e oficina de fotografia em Porto Velho

SESC abre inscrições para exposição e oficina de fotografia em Porto Velho

A exposição será realizada na rua Euclides da Cunha, com inscrições e impressões gratuitas no formato lambe-lambe

Cineamazônia participa do 1º Fórum Internacional de Festivais de Cinema de Ambiente em Portugal

Cineamazônia participa do 1º Fórum Internacional de Festivais de Cinema de Ambiente em Portugal

O Cineamazônia – Festival de Cinema Ambiental, realizado todos os anos em Porto Velho/RO, é um dos três festivais de cinema ambiental brasileiros e um