Sábado, 7 de novembro de 2009 - 15h41
Amanda Cieglinski
Agência Brasil
Brasília - Cerca de 1,1 milhão de alunos ingressantes e concluintes de cursos superiores participam amanhã (8) do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Criado em 2004 para substituir o Provão, o exame tem o objetivo de avaliar a qualidade dos cursos de graduação das instituições públicas e privadas de ensino superior.
Até 2008, o Enade era feito por amostra, mas este ano, pela primeira vez, será universal. A participação é obrigatória: o aluno que não comparecer ao exame fica sem diploma ao final do curso. A prova começa às 13h (horário de Brasília) e será aplicada em 997 municípios. O candidato pode consultar o local onde fará o exame no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Em 2009, as graduações avaliadas serão administração, arquivologia, biblioteconomia, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, estatística, música, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, teatro, turismo, estatística e relações internacionais. Também participam do exame os cursos superiores de tecnologia em design de moda, gastronomia, gestão de recursos humanos, gestão de turismo, gestão financeira, marketing e processos gerenciais.
São considerados ingressantes os estudantes que tiverem concluído, até 1° de agosto, entre 7% e 22% da carga horária mínima do currículo. Concluintes são os que, até a mesma data, cumpriram pelo menos 80% da carga horária o curso da instituição de ensino superior (IES) ou tenham condições acadêmicas de conclusão da graduação no ano letivo de 2009.
O Enade compõe a nota do Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador usado para avaliar e regular o funcionamento dos cursos superiores públicos e privados pelo Ministério da Educação.
Sábado, 25 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)
Dia Internacional da Animação da RESEX do Lago Cuniã
Foi um sucesso a 1ª Mostra Paralela do Dia Internacional da Animação na RESEX do Lago Cuniã nesta 5ª feira, dia 23/10 sob a coordenação dos Professo

O poder da leitura que transporta: destinos e sonhos inspirados na literatura infantil
Antes mesmo de conhecer o mundo, as crianças aprendem a viajar por meio das páginas de um livro. Cada história lida é um portal para novos lugares, te

Curta-metragem “Quarto Escuro”, de Carlos Santana, tem estreia oficial em Ariquemes
O cinema rondoniense ganha mais uma produção autoral com o lançamento oficial do curta-metragem “Quarto Escuro”, dirigido por Carlos Santana. A est

Curta Amazônico destaca protagonismo feminino na tela e na produção
Em meio aos sons da floresta urbana de Porto Velho, uma jovem transforma o silêncio em arte. A Ascensão da Cigarra, curta-metragem dirigido e roteir
Sábado, 25 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)