Quarta-feira, 29 de dezembro de 2010 - 08h15
Termina nesta quinta-feira (30/12) o prazo para que moradores de áreas urbanas com alto índice de violência, jovens dos 44 Territórios de Paz possam concorrer aos Microprojetos Mais Cultura. O edital inédito, que premia pessoas físicas, é parceria entre os ministérios da Cultura (MinC) e da Justiça (MJ), e vai destinar R$ 10,7 milhões para apoiar 700 projetos artísticos e socioculturais voltados a jovens de 15 a 29 anos, em 11 estados e no DF.
O objetivo da ação do Programa Mais Cultura é viabilizar iniciativas artísticas e socioculturais que promovam inclusão social e contribuam para a diminuição da violência e da criminalidade em localidades atendidas pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
Os projetos selecionados vão receber de 1 a 30 salários mínimos (valor máximo de R$ 15,3 mil), conforme as ações propostas.
Bairros – Dos 700 projetos a serem premiados pelo edital, 300 destinam-se à cidade do Rio de Janeiro, que concentra 23 localidades atendidas pelo Pronasci, como Rocinha, Boréu, Cidade de Deus, Santa Marta, Bangu e Manguinhos. O segundo estado em número de comunidades a serem beneficiadas é o Rio Grande do Sul, com nove bairros e 167 projetos. Na Bahia, as comunidades de Tancredo Neves/Beiru (Salvador) e PHOC I, II e III (Camaçari) terão 41 iniciativas contempladas. Acre, Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Pará, Paraná, Pernambuco, São Paulo e o Distrito Federal fecham a lista de estados que possuem Territórios de Paz a serem beneficiados pelo edital. Veja a lista aqui.
Como participar – Os proponentes podem inscrever os projetos online, por meio dos formulários eletrônicos disponíveis nos sites do Ministério da Cultura (www.cultura.gov.br), do Programa Mais Cultura (http://mais.cultura.gov.br) e do Pronasci (www.mj.gov.br/pronasci). Além da internet, os projetos podem ser enviados por via postal para a Secretaria de Articulação Institucional, Programa Mais Cultura, Ação Microprojetos Mais Cultura, no endereço: SHIS QI 13, Bloco I, Loja 01, Lago Sul, Brasília – DF. CEP: 71.635-176. Ambas as modalidades de inscrição são gratuitas.
Podem concorrer pessoas físicas com idade igual ou superior a 18 anos e pessoas jurídicas sem fins lucrativos que desenvolvam projetos que contemplem jovens de 15 a 29 anos. O edital vai premiar iniciativas nas seguintes áreas: artes visuais e cênicas, audiovisual, literatura, música, dança, artesanato, culturas afrobrasileira, indígena e popular, design, moda. Projetos que integrem duas ou mais dessas formas de expressão artística também podem concorrer.
Fonte: Djenane Arraes
Curta-metragem retratando a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz
Em fase de produção do curta-metragem "Vozes do Divino: Tradição e Cultura na Comunidade Quilombola de Santa Cruz" , busca retratar a força simbóli
Videocast “Moda e Cultura: Um Diálogo em Rondônia” será lançado em Vilhena
No sábado, 19 de julho, será realizado o lançamento do videocast “Moda e Cultura: Um Diálogo em Rondônia”, em Vilhena (RO). O evento acontecerá no a
Vilhena recebe show do projeto "Sinergia Amazônica – Laura Brandhuber Convida" neste sábado (19)
O município de Vilhena será palco de mais uma etapa do espetáculo itinerante "Sinergia Amazônica", que chega à cidade neste sábado, dia 19 de julho
Cultura: trabalhadores da cultura publicam carta aberta ao governador
Excelentíssimo Senhor Governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha,A Setorial do Audiovisual do Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia