Porto Velho (RO) sábado, 18 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

TRT comemora Dia do Livro e do juiz do trabalho



A Internet é uma enorme biblioteca multimídia, reunindo ideias, textos, fotos, sons e vídeos de todos os povos. Elas surgem em meio a este mundo digital como grandes catálogos e provedores da informação eletrônica. A informação é da desembargadora Vania Abensur, presidente do TRT da 14ª Região,TRT comemora Dia do Livro e do juiz do trabalho  - Gente de Opinião e foi dada segunda-feira (25) durante as comemorações conjuntas do Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais e o Dia do Juiz do Trabalho, na Biblioteca Valentin Carrion, em Porto Velho.

O Dia do Livro, comemorado dia 23 de abril, em mais de 100 países, foi incorporado em 1998 às atividades culturais do Tribunal, e este ano, acrescentou Vania Abensur, todas as datas comemorativas estão vinculadas ao “jubileu de prata” do TRT. Dentre outras datas comemorativas figuram ainda os 70 anos de instalação da Justiça do Trabalho no Brasil.

De acordo com a desembargadora, nunca é demais dizer que o conhecimento é o capital mais valioso que o ser humano pode ter e citou Monteiro Lobato ao afirmar que “um país só se faz com homens e livros”.

A magistrada chamou a atenção para a necessidade dos leitores se preparem ainda para as novidades trazidas pelos avanços tecnológicos, como a leitura por meio do livro eletrônico (e-boock) pouco comum na região Norte, mas que pode ser manuseado com maior facilidade e agilidade por meios diversos, dentre os quais o celular.

As comemorações contaram ainda com a presença de vários juízes e servidores, da artista plástica Cleide Ciarallo, que abriu uma exposição de obras como parte do “Projeto Arte e Cultura na Justiça do Trabalho”, e a bibliotecária Glória Valladares, coordenadora do projeto “Leitura no Sítio”, que incentiva crianças de 3 a 15 anos a praticarem a leitura.

Segundo Glória Valladares, 180 crianças já participam das atividades do projeto, que foi iniciado com uma simples oficina para a realização de uma reportagem de televisão. Ela ressaltou que o Tribunal sempre participou de eventos de incentivo à leitura desde a época do Pro Ler e nos últimos anos tem coordenado campanhas de arrecadação e doação de livros para pessoas carentes.

A bibliotecária Dárcia Marinho lembrou que o Tribunal também investiu em mobiliário mais adequado e com novos padrões de ergonomia e funcionalidade para atender os leitores, com o objetivo, entre outros fatores, de facilitar a organização e conservação dos acervos bibliográficos.

Fonte: Ascom TRT 14
 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio