Segunda-feira, 28 de setembro de 2009 - 19h37
A terceira edição do Projeto Comunidade na Faculdade foi uma oportunidade para um grupo de surdos que está no ensino médio começar a se familiarizar com o mundo acadêmico.
O professor de Libras da FIMCA, Marcus Antônio Loureiro, ministrou aula sobre o Projeto Recriar, desenvolvido pelos acadêmicos da disciplina Educação Ambiental do Curso de Turismo, cujo objetivo é transforma material reciclável em arte.
Intérprete e tradutor, o docente que leciona a disciplina Referencial Teórico de Libras, fez questão de interagir com os educandos para comprovar o aprendizado do novo conteúdo. “Eu gosto de incentivar os alunos a praticarem o que aprendeu entre eles para o ensino ser mais eficaz”, disse o educador que concedeu entrevista a Rede TV.
Diante das câmeras, Marcus traduziu o pensamento do estudante da Escola Estadual Major Guapindaia Danilo Ramos de 18 anos, que na condição de surdo deu o seu testemunho sobre a relevância de ações como o Projeto Comunidade na Faculdade. “É importante esse espaço porque muita gente pensa que os surdos são incapazes e não são”, frisou Danilo, comprovando que o evento da FIMCA e Metropolitana foi também um elogiável momento de inclusão social.
Fonte: Sérgio Mello
Domingo, 22 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Vídeo documentário sobre a cultura da comunidade indígena Sabanê é exibido em aldeias de Vilhena
O vídeo documentário “Saberes Ancestrais: Cultura e Tradição da Comunidade Sabanê” foi exibido nas aldeias Sowainte e Capitão Kina, localizadas no m

Cine Wanka recebe mais de 80 inscrições e entra na fase final de curadoria para mostra audiovisual
O Cine Wanka entrou na fase final de curadoria após encerrar o período de inscrições da Mostra Cine Wanka com mais de 80 obras enviadas por realizad

Cinema de Rondônia ganha novo curta-metragem sobre memória, envelhecimento e inclusão
O cinema rondoniense ganha mais um título autoral com o curta-metragem “A Idade da Solidão”, dirigido por Amanara Brandão Lube e roteirizado pelo ci

Rondônia participa de debate nacional sobre fortalecimento das políticas culturais no Brasil
O governo de Rondônia por meio da Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer de Rondônia (Sejucel) participa da 1ª Reunião Ordinária Anual do
Domingo, 22 de março de 2026 | Porto Velho (RO)