Porto Velho (RO) domingo, 19 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Sistema Estadual de cultura será implantado em abril



O grupo de trabalho responsável pela elaboração do Sistema Estadual de Cultura encerrou suas atividades na última quarta-feira (30). Composto por 29 integrantes representando o governo e a sociedade civil, o grupo teve quatro reuniões, para estudar sistemas de todo o Brasil e adequá-los a realidade de Rondônia.

A gerente de Cultura da Secel, Cândrica Madalena “Bebel” explicou que os representantes foram convidados visando preservar e garantir a defesa da diversidade cultural do Estado, sendo um de cada segmento, mas que as reuniões foram abertas a participação do público “Precisávamos trabalhar a formação de um grupo fixo para elaboração do documento, mas em todas as reuniões recebemos produtores culturais que contribuíram muito para o resultado final”, afirmou a gerente.

Segundo Alexandre Ronald, assessor da Secel, o trabalho resultou na elaboração da minuta do projeto de lei que visa a implantação do Sistema Estadual de Cultura que compreende a criação do Conselho Estadual, o Fundo de Financiamento e a Lei de incentivo.

Bebel comenta ainda que a ação demonstra o compromisso do governador Confúcio Moura em construir uma política pública cultural para o Estado de forma democrática e participativa.

O produtor cultural representante do Movimento Hip Hop da Floresta, Edjales Benício concorda que Rondônia deu um grande avanço para construir de fato uma política pública para a cultura, “O governo fez sua parte junto com a sociedade civil. Agora é esperar que o parlamento também faça a sua” ressaltou.

Para o assessor da Casa Civil, Tomas Giovane, o atual Governo “tem a preocupação com o conhecimento e gestão pública moderna, priorizando o diálogo e a parceria entre a sociedade civil e segmentos do próprio governo de modo a fomentar ideias no sentido de realização de projetos que venham beneficiar o Estado” concluiu.

O secretário de Estado dos Esportes, Cultura e Lazer, Francisco Leilson “Chicão” reforçou que esse momento é dedicado a reconstrução da nova ordem cultural do Estado e acrescentou ainda que “ver o resultado final do trabalho deixa claro que todos os participantes estavam compromissados e interessados em deixar um legado para a história cultural de Rondônia”, finalizou Chicão.


Fonte: Decom

 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio