Terça-feira, 6 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

SINTERO propõe um pacto pela educação em audiência pública na ALE


As reivindicações dos trabalhadores em educação e as conseqüências da falta de valorização profissional para a qualidade do ensino público foram discutidas entre dirigentes do SINTERO, autoridades e representantes de diversos setores da sociedade em audiência pública realizada na manhã desta segunda-feira (23/04) no plenário da Assembléia Legislativa de Rondônia. Durante a sessão, presidida pelo autor do requerimento, deputado estadual Professor Dantas (PT), a presidente do SINTERO, Claudir Mata, protocolou junto à Mesa Diretora da ALE um documento propondo um "Pacto pela Educação".

A sessão especial teve na mesa diretora, além do deputado Professor Dantas e da presidente do SINTERO, Claudir Mata; a secretária Municipal de Educação, Epifânia Barbosa; o secretário de Estado da Educação, Edinaldo Lustoza; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rondônia, Hélio Vieira da Costa, além de representantes dos conselhos estadual e municipal de educação e do Conselho Municipal da Infância e da Adolescência.

No Plenário, além de líderes estudantis, sindicais e comunitários, estavam presentes os deputados estaduais Ribamar Araújo, Néri Firigolo, Ezequiel Neiva, Jair Mioto, Wilber Astir, Amauri dos Santos e Marcos Donadon; o deputado federal Eduardo Valverde e os vereadores José Wildes de Brito (PT) e Mário Jorge (PDT)         .

Claudir Mata, ao falar para os presentes, relatou que a audiência pública faz parte da VIII Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, com a finalidade de discutir com a sociedade os problemas da educação. Ela adiantou que nesta terça-feira (24/04) a audiência pública será na Câmara Municipal de Porto Velho, e na quarta-feira haverá uma grande manifestação pública no centro de Porto Velho, marcando o Dia Nacional de Paralisação da categoria.

O "Pacto pela Educação", proposto pelo SINTERO em documento protocolado na ALE, tem como base a construção coletiva de um Plano Estadual de Educação, o acompanhamento da aplicação das verbas da educação e a ampliação dos investimentos, a instituição de Gestão Democrática nas escolas, formação inicial e continuada para os profissionais da educação e valorização profissional dos trabalhadores em educação como prioridade na pauta do Estado.

A direção do SINTERO esperava que na audiência pública o governo do Estado apresentasse uma resposta à Pauta de Reivindicações 2007, protocolada no Palácio do Governo e na SEDUC em fevereiro deste ano, o que não ocorreu. Os trabalhadores em educação do estado reivindicam reposição salarial, unificação do Plano de Carreira, Gestão Democrática, aumento do valor do auxílio saúde e a volta do benefício aos aposentados, a criação de um Plano Estadual de Educação e auxílio alimentação para a categoria.

 

Fonte: SINTERO

 

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 6 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 Pontão de Cultura Raízes Amazônicas capacita 15 pessoas em oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas capacita 15 pessoas em oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas lança publicação digital da campanha “Celebrando a Diversidade Cultural Amazônica”

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas lança publicação digital da campanha “Celebrando a Diversidade Cultural Amazônica”

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Documentário sobre a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz é exibido para alunos do EJA em Cerejeiras

Documentário sobre a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz é exibido para alunos do EJA em Cerejeiras

O curta-metragem documental “Vozes do Divino: Tradição e Cultura na Comunidade Quilombola de Santa Cruz” foi exibido no dia 29 de outubro para aluno

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema

Se o mundo está à beira do colapso climático, o curta-metragem CL[y]MATICS, do Coletivo Madeirista de Rondônia, preferiu falar uma linguagem que qua

Gente de Opinião Terça-feira, 6 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)