Porto Velho (RO) domingo, 24 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Cultura

SINTERO propõe um pacto pela educação em audiência pública na ALE


As reivindicações dos trabalhadores em educação e as conseqüências da falta de valorização profissional para a qualidade do ensino público foram discutidas entre dirigentes do SINTERO, autoridades e representantes de diversos setores da sociedade em audiência pública realizada na manhã desta segunda-feira (23/04) no plenário da Assembléia Legislativa de Rondônia. Durante a sessão, presidida pelo autor do requerimento, deputado estadual Professor Dantas (PT), a presidente do SINTERO, Claudir Mata, protocolou junto à Mesa Diretora da ALE um documento propondo um "Pacto pela Educação".

A sessão especial teve na mesa diretora, além do deputado Professor Dantas e da presidente do SINTERO, Claudir Mata; a secretária Municipal de Educação, Epifânia Barbosa; o secretário de Estado da Educação, Edinaldo Lustoza; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rondônia, Hélio Vieira da Costa, além de representantes dos conselhos estadual e municipal de educação e do Conselho Municipal da Infância e da Adolescência.

No Plenário, além de líderes estudantis, sindicais e comunitários, estavam presentes os deputados estaduais Ribamar Araújo, Néri Firigolo, Ezequiel Neiva, Jair Mioto, Wilber Astir, Amauri dos Santos e Marcos Donadon; o deputado federal Eduardo Valverde e os vereadores José Wildes de Brito (PT) e Mário Jorge (PDT)         .

Claudir Mata, ao falar para os presentes, relatou que a audiência pública faz parte da VIII Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, com a finalidade de discutir com a sociedade os problemas da educação. Ela adiantou que nesta terça-feira (24/04) a audiência pública será na Câmara Municipal de Porto Velho, e na quarta-feira haverá uma grande manifestação pública no centro de Porto Velho, marcando o Dia Nacional de Paralisação da categoria.

O "Pacto pela Educação", proposto pelo SINTERO em documento protocolado na ALE, tem como base a construção coletiva de um Plano Estadual de Educação, o acompanhamento da aplicação das verbas da educação e a ampliação dos investimentos, a instituição de Gestão Democrática nas escolas, formação inicial e continuada para os profissionais da educação e valorização profissional dos trabalhadores em educação como prioridade na pauta do Estado.

A direção do SINTERO esperava que na audiência pública o governo do Estado apresentasse uma resposta à Pauta de Reivindicações 2007, protocolada no Palácio do Governo e na SEDUC em fevereiro deste ano, o que não ocorreu. Os trabalhadores em educação do estado reivindicam reposição salarial, unificação do Plano de Carreira, Gestão Democrática, aumento do valor do auxílio saúde e a volta do benefício aos aposentados, a criação de um Plano Estadual de Educação e auxílio alimentação para a categoria.

 

Fonte: SINTERO

 

 

Mais Sobre Cultura

Sicoob Credisul lança concurso de fotografia Somos Todos Guaporé

Sicoob Credisul lança concurso de fotografia Somos Todos Guaporé

A Sicoob Credisul lançou na noite de quarta-feira, 20/03, o concurso de fotografia Somos Todos Guaporé, do Rio Guaporé. O lançamento aconteceu duran

ASFALTÃO PLANEJA AÇÕES ATÉ O CARNAVAL 2019

ASFALTÃO PLANEJA AÇÕES ATÉ O CARNAVAL 2019

Com bastante antecedência e foco no cumprimento de sua missão, a Escola de Samba Asfaltão realizou no ultimo dia 16 de março, seu Planejamento Estraté

Espetáculo ÌFÉ estreia neste sábado inspirado em figura religiosa histórica de Porto Velho

Espetáculo ÌFÉ estreia neste sábado inspirado em figura religiosa histórica de Porto Velho

O espetáculo ÍFÈ, da Companhia Beradera de Teatro, estreia neste sábado (23), às 20h, em Porto Velho e tem como inspiração a história de importante fi

Nossos agradecimentos em sol maior para todos e todas que fizeram o Canta Mulher 2019

Nossos agradecimentos em sol maior para todos e todas que fizeram o Canta Mulher 2019

Sonhos de MarçoPorto de sons e sonhos...Em marçouma paisagem sonorade cantos...um cenário a partecenas se repartem ese juntam em melodiasdiferentesDe