Segunda-feira, 23 de abril de 2007 - 19h14
As reivindicações dos trabalhadores em educação e as conseqüências da falta de valorização profissional para a qualidade do ensino público foram discutidas entre dirigentes do SINTERO, autoridades e representantes de diversos setores da sociedade em audiência pública realizada na manhã desta segunda-feira (23/04) no plenário da Assembléia Legislativa de Rondônia. Durante a sessão, presidida pelo autor do requerimento, deputado estadual Professor Dantas (PT), a presidente do SINTERO, Claudir Mata, protocolou junto à Mesa Diretora da ALE um documento propondo um "Pacto pela Educação".
A sessão especial teve na mesa diretora, além do deputado Professor Dantas e da presidente do SINTERO, Claudir Mata; a secretária Municipal de Educação, Epifânia Barbosa; o secretário de Estado da Educação, Edinaldo Lustoza; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rondônia, Hélio Vieira da Costa, além de representantes dos conselhos estadual e municipal de educação e do Conselho Municipal da Infância e da Adolescência.
No Plenário, além de líderes estudantis, sindicais e comunitários, estavam presentes os deputados estaduais Ribamar Araújo, Néri Firigolo, Ezequiel Neiva, Jair Mioto, Wilber Astir, Amauri dos Santos e Marcos Donadon; o deputado federal Eduardo Valverde e os vereadores José Wildes de Brito (PT) e Mário Jorge (PDT) .
Claudir Mata, ao falar para os presentes, relatou que a audiência pública faz parte da VIII Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, com a finalidade de discutir com a sociedade os problemas da educação. Ela adiantou que nesta terça-feira (24/04) a audiência pública será na Câmara Municipal de Porto Velho, e na quarta-feira haverá uma grande manifestação pública no centro de Porto Velho, marcando o Dia Nacional de Paralisação da categoria.
O "Pacto pela Educação", proposto pelo SINTERO em documento protocolado na ALE, tem como base a construção coletiva de um Plano Estadual de Educação, o acompanhamento da aplicação das verbas da educação e a ampliação dos investimentos, a instituição de Gestão Democrática nas escolas, formação inicial e continuada para os profissionais da educação e valorização profissional dos trabalhadores em educação como prioridade na pauta do Estado.
A direção do SINTERO esperava que na audiência pública o governo do Estado apresentasse uma resposta à Pauta de Reivindicações 2007, protocolada no Palácio do Governo e na SEDUC em fevereiro deste ano, o que não ocorreu. Os trabalhadores em educação do estado reivindicam reposição salarial, unificação do Plano de Carreira, Gestão Democrática, aumento do valor do auxílio saúde e a volta do benefício aos aposentados, a criação de um Plano Estadual de Educação e auxílio alimentação para a categoria.
Fonte: SINTERO
Segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Literatura em destaque: conexões e saberes entre Rondônia e Paraíba
A literatura tem o poder singular de atravessar territórios, encurtar distâncias e construir pontes simbólicas entre povos, culturas e histórias. Ne

Oficina “Práticas de canto coral cênico”: 25 vagas gratuitas serão preenchidas até sexta-feira
A organização da Oficina “Práticas de Canto Coral Cênico” prolongou até esta semana as inscrições para o evento. Trata-se de uma iniciativa transfor

Baile Municipal abre o Carnaval de Porto Velho no próximo sábado (31)
O Carnaval começa oficialmente em Porto Velho no próximo sábado (31), com a realização do tradicional Baile Municipal, no Mercado Cultural, no centro

Livro propõe olhar simbólico sobre o Rio Madeira e a alma da Amazônia
Um olhar atento para o Rio Madeira revela mais do que um dos principais rios da Amazônia. Revela histórias, mitos, conflitos e formas de vida que aj
Segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)