Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Sintero parabeniza professora vencedora do prêmio 'Educadora do Ano 2008'


  

A professora Andréia Silva Brito, do 6º ano da Escola Carlos Drummond de Andrade, de Presidente Médici, foi escolhida como Educadora do Ano 2008 pela Fundação Victor Civita. Andréia ganhou o prêmio por desenvolver o projeto "Poliedros e Corpos Redondos", na área da Geometria. O trabalho foi eleito o melhor do país neste ano na categoria Matemática.
 
Alem de mostrar as definições de poliedros, prismas e corpos redondos, Andréia  propôs exercícios de observação, ensinou as características de cada objeto e organizou diversas atividades para garantir que sua turma efetivamente aprendesse geometria, ângulos, arestas, faces, as diferenças entre as formas e sua classificação.

A professora resolveu desenvolver o projeto após fazer uma avaliação das aulas e percebeu que os alunos tinham dificuldades na identificação das formas geométricas. A partir dessa conclusão, Andréia preparou uma seqüência didática, que foi divida em oito etapas, e resultou em uma maquete da cidade, criada pelos próprios alunos a partir de visitas realizadas no Município e do conhecimento adquirido sobre as formas geométricas. O trabalho contou, também, com um blog criado pela professora e pelos estudantes mostrando a elaboração do projeto e os depoimentos deles sobre o processo de aprendizado.

O Prêmio é visto por Andréia como uma forma de valorização da carreira docente. "É uma forma de reconhecer o trabalho do professor. E, ao mesmo tempo, é uma convocação para que os professores estejam se especializando". Ela explica que o Prêmio vai além da apresentação dos trabalhos aos jurados. "É uma forma de ampliar conhecimentos e trocar experiências com os outros ganhadores", conclui.

A presidente do Sintero, Claudir Mata, parabenizou Andréia e afirmou ter ficado feliz ao ver que uma professora de Rondônia recebeu um premio tão importante. "A Andréia merece esse prêmio por demonstrar que apesar da falta de valorização profissional os profissionais da educação não se deixam abater e mostram a sua vocação", disse Claudir.

A diretora da Regional Guaporé, que tem sede em Presidente Médici, Ineide Batista, também parabenizou a professora Andréia pela dedicação e pelo brilhantismo. "Temos orgulho de termos em nossa Regional profissionais como a professora Andréia. Quem participa do seu dia-a-dia é testemunha da sua dedicação e do seu trabalho pela educação", disse.

Fonte: Adércio Dias

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas lança campanha para promover cidadania e diversidade cultural em Rondônia

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas lança campanha para promover cidadania e diversidade cultural em Rondônia

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Pontão de Cultura Diversidade Amazônica capacita estudantes de Vilhena com oficinas de fotografia e rodas de conversa

Pontão de Cultura Diversidade Amazônica capacita estudantes de Vilhena com oficinas de fotografia e rodas de conversa

O Pontão de Cultura, Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Diversidade Amazônica (ACEMDA) promoveu, na sexta-

Wankabuki traz Espetáculo Mormaço do Coletivo Auá para Vilhena

Wankabuki traz Espetáculo Mormaço do Coletivo Auá para Vilhena

No próximo 05 de dezembro, às 16h, na Praça Ângelo Espadari, em Vilhena-RO, a Escola Livre de Teatro Wankabuki (ELTW) recebe o espetáculo Mormaço d

Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025

Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025

A primeira equipe indígena a representar Rondônia no Desafio Liga Jovem (DLJ) 2025 recebeu nesta terça-feira (2), em Belém (PA), o Prêmio de Honra a

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)