Porto Velho (RO) domingo, 19 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Sintero parabeniza professora vencedora do prêmio 'Educadora do Ano 2008'


  

A professora Andréia Silva Brito, do 6º ano da Escola Carlos Drummond de Andrade, de Presidente Médici, foi escolhida como Educadora do Ano 2008 pela Fundação Victor Civita. Andréia ganhou o prêmio por desenvolver o projeto "Poliedros e Corpos Redondos", na área da Geometria. O trabalho foi eleito o melhor do país neste ano na categoria Matemática.
 
Alem de mostrar as definições de poliedros, prismas e corpos redondos, Andréia  propôs exercícios de observação, ensinou as características de cada objeto e organizou diversas atividades para garantir que sua turma efetivamente aprendesse geometria, ângulos, arestas, faces, as diferenças entre as formas e sua classificação.

A professora resolveu desenvolver o projeto após fazer uma avaliação das aulas e percebeu que os alunos tinham dificuldades na identificação das formas geométricas. A partir dessa conclusão, Andréia preparou uma seqüência didática, que foi divida em oito etapas, e resultou em uma maquete da cidade, criada pelos próprios alunos a partir de visitas realizadas no Município e do conhecimento adquirido sobre as formas geométricas. O trabalho contou, também, com um blog criado pela professora e pelos estudantes mostrando a elaboração do projeto e os depoimentos deles sobre o processo de aprendizado.

O Prêmio é visto por Andréia como uma forma de valorização da carreira docente. "É uma forma de reconhecer o trabalho do professor. E, ao mesmo tempo, é uma convocação para que os professores estejam se especializando". Ela explica que o Prêmio vai além da apresentação dos trabalhos aos jurados. "É uma forma de ampliar conhecimentos e trocar experiências com os outros ganhadores", conclui.

A presidente do Sintero, Claudir Mata, parabenizou Andréia e afirmou ter ficado feliz ao ver que uma professora de Rondônia recebeu um premio tão importante. "A Andréia merece esse prêmio por demonstrar que apesar da falta de valorização profissional os profissionais da educação não se deixam abater e mostram a sua vocação", disse Claudir.

A diretora da Regional Guaporé, que tem sede em Presidente Médici, Ineide Batista, também parabenizou a professora Andréia pela dedicação e pelo brilhantismo. "Temos orgulho de termos em nossa Regional profissionais como a professora Andréia. Quem participa do seu dia-a-dia é testemunha da sua dedicação e do seu trabalho pela educação", disse.

Fonte: Adércio Dias

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio