Porto Velho (RO) quinta-feira, 23 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Sintero estabelece metas para educação de RO




Um dos assuntos da reunião foi o Termo de Compromisso com a educação, assinado pelo governador Confúcio Moura durante a 6ª Conferência Estadual dos Trabalhadores em Educação, realizada em setembro de 2010, em Porto Velho.

Durante o encontro, a direção do Sintero estabeleceu um cronograma com metas a serem cumpridas na educação.

Entre as metas estão a reposição das perdas salariais, o cumprimento efetivo da Lei do Piso no que se refere à lotação de 26 aulas para professores de 40 horas, o enquadramento dos professores pela data de admissão e escolaridade, o enquadramento dos técnicos administrativos também de acordo com a data de admissão e a escolaridade, a implantação de gestão democrática nas escolas estaduais, a reformulação da Lei Complementar nº 420/2008 (Lei do Plano de carreira) para restabelecer os direitos retirados e evitar interpretações prejudiciais aos trabalhadores em educação, bem como a aprovação e implantação de um Plano Estadual de Educação.

Para aprovar as ações a serem desenvolvidas visando cobrar do governo o cumprimento dessas metas o Sintero realiza nesta semana assembléias em todas as regionais.

Já a partir do início de março serão realizadas assembléias gerais de acompanhamento e avaliação do cumprimento das metas.

A direção do Sintero espera que ao completar 100 dias da administração do governador Confúcio Moura já se possa fazer uma avaliação, e que grande parte dessas metas já tenha sido cumprida.

“Esperamos que nos primeiros 100 dias do novo governo os itens mais urgentes dessas metas já estejam contemplados, principalmente a reposição salarial. O Sintero já possuía os índices das perdas e os dados da arrecadação mostrando que era possível repor as perdas. Só esperamos que nesse governo haja vontade política para melhorar os salários dos trabalhadores em educação”, disse Claudir Mata, presidente do Sintero.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio