Quarta-feira, 2 de março de 2011 - 11h14
A categoria demonstrou insatisfação com o salário e está disposta a fazer uma grande mobilização e até greve pelo atendimento das reivindicações.
Durante a assembléia foi escolhida uma comissão formada por um representante de cada escola municipal para acompanhar as negociações entre o Sintero e a Prefeitura.
Através de ofício o Sintero comunicará o resultado da assembléia ao executivo Municipal e solicitará uma audiência com o prefeito para discutir as reivindicações.
O sindicato pretende que logo após o carnaval a comissão seja recebida pelo prefeito. Imediatamente o Sintero convocará uma nova assembléia para que sejam feitos os encaminhamentos, dependendo da resposta da Prefeitura.
Segundo o secretário-geral do Sintero, Manoel Rodrigues, os professores e técnicos administrativos municipais de Porto Velho já falam em greve, mas preferem, antes, esgotar todos os canais de negociação e as possibilidades de diálogo visando ao atendimento das reivindicações.
A presidente do Sintero, Claudir Mata, disse que, mesmo com os reajustes salariais já concedidos pela Prefeitura, os salários dos trabalhadores em educação de Porto Velho continuam muito baixos.
Ela explicou que o índice de reajuste reivindicado pela categoria representa as perdas salariais ocorridas ao longo de vários mandatos na Prefeitura, e acredita que a atual administração tem condições de conceder um bom reajuste neste ano.
Veja a pauta de reivindicações aprovada em assembléia:
1. Política Sindical
- Reposição salarial de 36,31% para todos os trabalhadores em educação;
- Implantação de carga horária de 30 horas para professores de 20 e 25 horas
- Auxílio faculdade para os profissionais que fazem graduação, mestrado ou doutorado na rede privada;
- Auxílio transporte integral;
- Auxílio alimentação;
- Pagamento dos retroativos do qüinqüênio;
2. Política Educacional
- Aumento gradativo do percentual constitucional destinado à educação, de 25% para 30%;
- Ativação e manutenção dos laboratórios de informática existentes nas escolas, e implantação onde não existe;
- Implantação do programa de pós-graduação/mestrado para os trabalhadores em educação;
3. Política Social
- Realização de campanhas de combate às drogas nas escolas municipais, elaboradas, discutidas e encaminhadas pelos trabalhadores em educação;
- Política de habitação para os trabalhadores em educação
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