Porto Velho (RO) sexta-feira, 24 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Shows artísticos marcam aniversário do Mercado Cultural



A Prefeitura de Porto Velho prepara um grande evento musical para comemorar o primeiro ano de inauguração do Mercado Cultural e os 48 anos de existência e resistência do Bar do Zizi, que funciona no mesmo prédio. As comemorações acontecem no próximo sábado (15) a partir das 9 horas, mas a abertura oficial será às 19 horas. “Essa é mais uma oportunidade para valorizarmos os artistas regionais e a nossa cultura”, informa a vice-presidente da Fundação Cultural Iaripuna, Berenice Simão.

Durante a manhã, o músico Telemaco comanda o projeto de música instrumental “Acordes na Praça”, com várias apresentações clássicas e contemporâneas. Também haverá exposição de fotografias, artesanatos e homenagens aos amigos do Bar do Zizi. À noite, a programação fica por conta de Ernesto Melo, com a Fina Flor do Samba, os Anjos da Madrugada e seus convidados. Estes últimos apresentarão várias canções de seresta. “O público terá mais uma oportunidade de conferir apresentações de primeira qualidade e que valorizam nossa história”, destaca.

 

Investimentos

A Prefeitura investiu cerca de R$ 1 milhão na restauração do Mercado Cultural, recursos que vieram do Ministério do Turismo. A obra faz parte do projeto de revitalização do centro histórico de Porto Velho, idealizado pelo prefeito Roberto Sobrinho. “Já reformamos as Praças Marechal Rondon, Jonathas Pedrosa, Getúlio Vargas, Aluisio Ferreira e Praça das Caixas D’água. Entregamos há poucos dias o Mercado Central e estamos revitalizando todo complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré”, lembra Berenice Simão.

Conforme a vice-presidente da Fundação Iaripuna, outros prédios históricos serão restaurados, como o edifício onde funcionava a antiga Câmara Municipal, na Ladeira Comendador Centeno, que também foi a primeira sede própria da Prefeitura.

 

História

Na década de 60, no local onde foi erguido o Mercado Cultural, funcionava o então Mercado Público de Porto Velho. No dia 15 de maio de 1962, nascia ali o Bar do Zizi, cujo nome comercial era Casa Rio Amazonas, pertencente ao comerciante Alcimar Casal, mais conhecido como Zizi. Quatro anos mais tarde, um incêndio destruiu o mercado público quase que completamente, mas o comerciante ali se manteve e chegou a brigar na justiça em defesa do patrimônio público.

A luta de Zizi foi reconhecida pela gestão de Roberto Sobrinho, que reergueu o edifício respeitando a arquitetura original da fachada. Nascia ali o Mercado Cultural, inaugurado em 15 de maio de 2009, um espaço voltado para incentivar a cultura regional. No prédio existe o espaço reservado para apresentações artísticas, dois bares (um deles pertencente ao Zizi), sorveteria e loja de produtos artesanais.

Fonte: Augusto José
 


 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio