Terça-feira, 6 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Shows artísticos marcam aniversário do Mercado Cultural



A Prefeitura de Porto Velho prepara um grande evento musical para comemorar o primeiro ano de inauguração do Mercado Cultural e os 48 anos de existência e resistência do Bar do Zizi, que funciona no mesmo prédio. As comemorações acontecem no próximo sábado (15) a partir das 9 horas, mas a abertura oficial será às 19 horas. “Essa é mais uma oportunidade para valorizarmos os artistas regionais e a nossa cultura”, informa a vice-presidente da Fundação Cultural Iaripuna, Berenice Simão.

Durante a manhã, o músico Telemaco comanda o projeto de música instrumental “Acordes na Praça”, com várias apresentações clássicas e contemporâneas. Também haverá exposição de fotografias, artesanatos e homenagens aos amigos do Bar do Zizi. À noite, a programação fica por conta de Ernesto Melo, com a Fina Flor do Samba, os Anjos da Madrugada e seus convidados. Estes últimos apresentarão várias canções de seresta. “O público terá mais uma oportunidade de conferir apresentações de primeira qualidade e que valorizam nossa história”, destaca.

 

Investimentos

A Prefeitura investiu cerca de R$ 1 milhão na restauração do Mercado Cultural, recursos que vieram do Ministério do Turismo. A obra faz parte do projeto de revitalização do centro histórico de Porto Velho, idealizado pelo prefeito Roberto Sobrinho. “Já reformamos as Praças Marechal Rondon, Jonathas Pedrosa, Getúlio Vargas, Aluisio Ferreira e Praça das Caixas D’água. Entregamos há poucos dias o Mercado Central e estamos revitalizando todo complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré”, lembra Berenice Simão.

Conforme a vice-presidente da Fundação Iaripuna, outros prédios históricos serão restaurados, como o edifício onde funcionava a antiga Câmara Municipal, na Ladeira Comendador Centeno, que também foi a primeira sede própria da Prefeitura.

 

História

Na década de 60, no local onde foi erguido o Mercado Cultural, funcionava o então Mercado Público de Porto Velho. No dia 15 de maio de 1962, nascia ali o Bar do Zizi, cujo nome comercial era Casa Rio Amazonas, pertencente ao comerciante Alcimar Casal, mais conhecido como Zizi. Quatro anos mais tarde, um incêndio destruiu o mercado público quase que completamente, mas o comerciante ali se manteve e chegou a brigar na justiça em defesa do patrimônio público.

A luta de Zizi foi reconhecida pela gestão de Roberto Sobrinho, que reergueu o edifício respeitando a arquitetura original da fachada. Nascia ali o Mercado Cultural, inaugurado em 15 de maio de 2009, um espaço voltado para incentivar a cultura regional. No prédio existe o espaço reservado para apresentações artísticas, dois bares (um deles pertencente ao Zizi), sorveteria e loja de produtos artesanais.

Fonte: Augusto José
 


 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 6 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Curta-metragem sobre cultura afro-brasileira é lançado com exibições nas escolas de Vilhena

Curta-metragem sobre cultura afro-brasileira é lançado com exibições nas escolas de Vilhena

Com o objetivo de retratar e valorizar as manifestações culturais afro-brasileiras presentes em Vilhena (RO), foi lançado o curta-metragem “Ritmos e

Associação Cultural Diversidade Amazônica produz vídeo documentário sobre história e cultura de Vilhena

Associação Cultural Diversidade Amazônica produz vídeo documentário sobre história e cultura de Vilhena

Com o objetivo de preservar e valorizar a memória cultural de Vilhena (RO), a Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustent

Tapiri: Cinema da Floresta exibe os filmes Memórias Fantasmas e Como Matar um Rio

Tapiri: Cinema da Floresta exibe os filmes Memórias Fantasmas e Como Matar um Rio

Maio inicia com programação no Tapiri: Cinema da Floresta, que abre as portas para exibição de duas produções locais. O curta Memórias Fantasmas, di

Festival dos Povos da Floresta prorroga inscrições para artistas das artes visuais e do audiovisual da Amazônia

Festival dos Povos da Floresta prorroga inscrições para artistas das artes visuais e do audiovisual da Amazônia

Foram prorrogadas até 28 de abril as inscrições para o Festival dos Povos da Floresta. Podem participar artistas individuais, coletivos e representa

Gente de Opinião Terça-feira, 6 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)