Quinta-feira, 20 de março de 2008 - 18h22
Desde o último dia 12 de março, quando teve início a primeira etapa do FestCine Amazônia Itinerante no distrito de Jacy –Paraná atingiu em apenas uma semana público estimado de três mil pessoas incluindo localidades como União Bandeirantes, Mutum, Abunã, Fortaleza do Abunã, Extrema, totalizando mil e trezentos quilômetros percorridos até o encerramento dia 18, em Nova Califórnia.
Dezesseis pessoas fizeram parte da equipe nesta etapa da jornada cultural, entre técnicos, motoristas, diretores assim como equipe de montagem da tenda, sonorização, cinegrafista e fotografo. Na segunda etapa do projeto a equipe do Festcine Amazônia Itinerante descerá o Rio Madeira, levando o Festival para São Carlos, Calama, Nazaré e Demarcação.
O que tem surpreendido os organizadores do Itinerante é o envolvimento das comunidades locais, estudantes e professores. “O que mostra o quanto o Festival precisa trabalhar neste processo de formação de platéia para o cinema brasileiro. O que se percebeu também foi a falta de envolvimento do poder publico nas questões culturais dos distritos de Porto Velho”, enfatizou um dos coordenadores do Festival, Carlos Levy.
Para os organizadores, este é o maior projeto cultural que Rondônia produz ao integrar todo o Estado. “Isso mostra a vontade que o povo rondoniense tem em consumir bens culturais como a sétima arte. Percebemos que para muitas destas pessoas das comunidades por onde passamos o primeiro encontro com a tela de cinema, é um momento mágico inesquecível”, finalizou.
De acordo com Fernanda Kopanakis, que integra a equipe do Festival Itinerante, está sendo produzido um filme e um livro sobre essa jornada. “O filme enfocará o processo de degradação ambiental que as localidades visitadas pelo festival estão sofrendo, e o livro pretende registrar passo a passo as atividades promovidas pelo FestCine Amazônia Itinerante”.
O FestCine Amazônia Itinerante tem o patrocínio do Ministério da Cultura, Petrobras através da Lei Rouanet, conta com o apoio da Senadora Fátima Cleide, Deputado Federal Eduardo Valverde, IBM, Unir, Secel e Prefeitura de Porto Velho.
Fonte: Ascom (FestCine Amazônia Itinerante)
Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
CEPC/RO inicia escutas setoriais para construção do PAR da PNAB – Ciclo 2
Têm início hoje (10) as escutas setoriais que irão subsidiar a SEJUCEL na construção do Plano de Aplicação de Recursos (PAR) da Política Nacional Al

Pirarucu do Madeira reúne famílias e celebra a tradição do Carnaval
“Ô abre alas que eu quero passar…”, ao som contagiante das marchinhas de Carnaval, o bloco Pirarucu do Madeira tomou conta das ruas de Porto Velho em

Presidente da Câmara de Jaboticabal SP recebe escritoras da AJEB-RO
O presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal, Ronaldo Peruci, recebeu as escritoras Luciana Barbieri e Rosângela Arend, representantes da AJEB-RO

O Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC/RO) manifesta preocupação com a decisão do Governo do Estado de conceder o Teatro Guaporé
Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)