Porto Velho (RO) segunda-feira, 27 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Sete localidades de Rondônia já receberam o FestCine Amazônia Itinerante



Sete localidades de Rondônia já receberam o FestCine Amazônia Itinerante - Gente de OpiniãoDesde o último dia 12 de março, quando teve início a primeira etapa do FestCine Amazônia Itinerante no distrito de Jacy –Paraná atingiu em apenas uma semana público estimado de três mil pessoas incluindo localidades como União Bandeirantes, Mutum, Abunã, Fortaleza do Abunã, Extrema, totalizando mil e trezentos quilômetros percorridos até o encerramento dia 18, em Nova Califórnia.

Dezesseis pessoas fizeram parte da equipe nesta etapa da jornada cultural, entre técnicos, motoristas, diretores assim como equipe de montagem da tenda, sonorização, cinegrafista e fotografo. Na segunda etapa do projeto a equipe do Festcine Amazônia Itinerante descerá o Rio Madeira, levando o Festival para São Carlos, Calama, Nazaré e Demarcação.

O que tem surpreendido os organizadores do Itinerante é o envolvimento das comunidades locais, estudantes e professores. “O que mostra o quanto o Festival precisa trabalhar neste processo de formação de platéia para o cinema brasileiro. O que se percebeu também foi a falta de envolvimento do poder publico nas questões culturais dos distritos de Porto Velho”, enfatizou um dos coordenadores do Festival, Carlos Levy.
 
Para os organizadores, este é o maior projeto cultural que Rondônia produz ao integrar todo o Estado. “Isso mostra a vontade que o povo rondoniense tem em consumir bens culturais como a sétima arte. Percebemos que para muitas destas pessoas das comunidades por onde passamos o primeiro encontro com a tela de cinema, é um momento mágico inesquecível”, finalizou.
 
De acordo com Fernanda Kopanakis, que integra a equipe do Festival Itinerante, está sendo produzido um filme e um livro sobre essa jornada. “O filme enfocará o processo de degradação ambiental  que as localidades visitadas pelo festival estão sofrendo, e o livro pretende registrar passo a passo as atividades promovidas pelo FestCine Amazônia Itinerante”.

O FestCine Amazônia Itinerante tem o patrocínio do Ministério da Cultura, Petrobras através da Lei Rouanet, conta com o apoio da Senadora Fátima Cleide, Deputado Federal Eduardo Valverde, IBM, Unir, Secel e Prefeitura de Porto Velho.

Fonte: Ascom (FestCine Amazônia Itinerante)

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio