Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Sesc Amazônia das Artes apresenta 'Dentro da Mata'




Por Camila Lima

O SESC Rondônia, com o objetivo de circulação de obras de artistas que fazem parte da Amazônia Legal, estará recebendo no período de 13 de agosto a 03 de setembro de 2011, a exposição “Dentro da Mata”, do artista plástico Miguel Penha, pelo projeto “SESC Amazônia das Artes”.

A exposição “Dentro da Mata” consiste em pinturas que contemplam a beleza exuberante da fauna e flora da Chapada dos Guimarães, na qual o artista busca pela aproximidade da real característica da Amazônia, criando um cenário com flores, folhas e troncos, elevando um sentimento surreal à natureza.

Abertura será realizada neste sábado, dia 13, às 13 horas. Na ocasião, haverá presença dos artistas locais e um bate papo com Miguel Penha. E no intuito do desenvolvimento de mediações e a arte educação, lhe convidamos para também prestigiar este evento.
 

“Dentro da Mata” por Miguel Penha

Ultrapassando a dimensão do tempo. Vai além do presente, o qual serve de ponte entre o passado e o futuro. Um amanhã que pode não ser igual ao hoje, nem ao ontem. Caso persista o descuido com a natureza.

Recado bastante claro nos quadros de Miguel Penha.Recado que se transforma em convite. Não qualquer convite. Mas o de caminhar por dentro da mata, enquanto se ouve, bem de perto os cânticos dos passarinhos.

Fauna e flora da Chapada dos Guimarães no cerrado brasileiro são assuntos desenvolvidos pelo artista plástico. Sua obra consiste em captar aquilo que a região tem de mais deslumbrante: o fascínio de um habitat natural.

Todo o processo de composição das obras é introduzido a sensibilidade, concepção estética rebuscada, simulando toda beleza, pluralidade e harmonia na construção do sistema visual da arquitetura, como a filosofia ao amor à natureza. Utilizando materiais e entrelaçando o homem ao ambiente ali representado através de sons e folhas, criando um espaço a ser explorado. Chega a ter a sensação de que pisa nos galhos secos e na folhagem caída sobre o chão, ao mesmo tempo em que seus olhos percorrem os desenhos feitos por caules das árvores, cujas texturas variam de tonalidade, e fungos de diversas cores, criando dessa forma uma estampa extraordinária.

Gente de OpiniãoSábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada

Gente de Opinião Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)