Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Servidores da prefeitura são capacitados em gestão projetos



Inicia na quinta-feira, 10, e encerra no sábado, 12, o curso de Gestão de Projetos, realizado pela prefeitura de Porto Velho sob a coordenação da secretaria municipal de Planejamento e Gestão (Sempla). Quarenta servidores do município participarão da capacitação que acontecerá no auditório da Uniron-Shopping. Nos três dias eles receberão informações sobre como elaborar, acompanhar e gerenciar projetos nas diversas áreas da administração municipal.

O secretário de Planejamento do município, Sérgio Pacífico, adiantou que essa capacitação é importante para que a prefeitura possa a partir de agora, ter um parâmetro das ações desenvolvidas em relação ao que é feito em cidades de outros Estados, para melhorar o desempenho local. “Com a incorporação desses conhecimentos, será possível medir quantitativamente as atividades da prefeitura e fazer essa comparação”, disse o secretário.

Com base nessa comparação, Sérgio Pacífico afirmou que será possível saber onde e o que melhorar, porque a prefeitura passará a trabalhar com índices qualitativos que nortearão suas ações, essa excelência será sempre a meta a ser atingida. E um exemplo, são as atividades desenvolvidas na área da saúde, que passará a ser diagnosticada de forma mais precisa para que haja um parâmetro a ser comparado.

Projetos que a prefeitura desenvolve em outros setores como: meio ambiente, trânsito e educação, por exemplo, também poderão ser auferidos, mostrando os pontos que podem ser atacados, a fim de melhorar a prestação dos serviços à comunidade.

Outro ganho é com as orientações, que será possível evitar os erros e até omissão de dados nos projetos, pois quando detectados, acabam entravando a execução da ação ou a não-aprovação daquele projeto, como é o caso da omissão das contrapartidas. Além disso, no setor público existe as limitações ou restrições, por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal e  da Lei das Licitações, Enquanto na iniciativa privada tudo é permitido, desde que não seja ilegal, na administração pública se faz somente o que prescreve a lei (legalidade como princípio de administração).

Isso faz com que muitos projetos embora viáveis, sejam limitados à aprovação. Outras restrições são as peças orçamentárias que estão sujeitas as alterações constantes na legislação, a mudança da estrutura administrativa a cada novo governo, a falta de mão-de-obra qualificada, o limite de gasto com pessoal e a necessidade de realização de concurso para a contratação de recursos humanos, entre outros.

 

Fonte: Joel Elias

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada

Documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor” conclui filmagens e será lançado em dezembro em Ji-Paraná

Documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor” conclui filmagens e será lançado em dezembro em Ji-Paraná

O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido por Rafaela Oliveira e produzido pela Conexão Norte em parceria com a Cia de Artes Clandestin

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)