Porto Velho (RO) quarta-feira, 29 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Servidores da prefeitura são capacitados em gestão projetos



Inicia na quinta-feira, 10, e encerra no sábado, 12, o curso de Gestão de Projetos, realizado pela prefeitura de Porto Velho sob a coordenação da secretaria municipal de Planejamento e Gestão (Sempla). Quarenta servidores do município participarão da capacitação que acontecerá no auditório da Uniron-Shopping. Nos três dias eles receberão informações sobre como elaborar, acompanhar e gerenciar projetos nas diversas áreas da administração municipal.

O secretário de Planejamento do município, Sérgio Pacífico, adiantou que essa capacitação é importante para que a prefeitura possa a partir de agora, ter um parâmetro das ações desenvolvidas em relação ao que é feito em cidades de outros Estados, para melhorar o desempenho local. “Com a incorporação desses conhecimentos, será possível medir quantitativamente as atividades da prefeitura e fazer essa comparação”, disse o secretário.

Com base nessa comparação, Sérgio Pacífico afirmou que será possível saber onde e o que melhorar, porque a prefeitura passará a trabalhar com índices qualitativos que nortearão suas ações, essa excelência será sempre a meta a ser atingida. E um exemplo, são as atividades desenvolvidas na área da saúde, que passará a ser diagnosticada de forma mais precisa para que haja um parâmetro a ser comparado.

Projetos que a prefeitura desenvolve em outros setores como: meio ambiente, trânsito e educação, por exemplo, também poderão ser auferidos, mostrando os pontos que podem ser atacados, a fim de melhorar a prestação dos serviços à comunidade.

Outro ganho é com as orientações, que será possível evitar os erros e até omissão de dados nos projetos, pois quando detectados, acabam entravando a execução da ação ou a não-aprovação daquele projeto, como é o caso da omissão das contrapartidas. Além disso, no setor público existe as limitações ou restrições, por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal e  da Lei das Licitações, Enquanto na iniciativa privada tudo é permitido, desde que não seja ilegal, na administração pública se faz somente o que prescreve a lei (legalidade como princípio de administração).

Isso faz com que muitos projetos embora viáveis, sejam limitados à aprovação. Outras restrições são as peças orçamentárias que estão sujeitas as alterações constantes na legislação, a mudança da estrutura administrativa a cada novo governo, a falta de mão-de-obra qualificada, o limite de gasto com pessoal e a necessidade de realização de concurso para a contratação de recursos humanos, entre outros.

 

Fonte: Joel Elias

 

Mais Sobre Cultura

Agenda de shows e gastronomia do Mercado Cultural de Porto Velho

Agenda de shows e gastronomia do Mercado Cultural de Porto Velho

Os cantores Silvinho Santos, Roosevelt Matos, Edmilson Gama, Iná, Jailton dos Teclados, Beto Cezár, Grupo Melodia e o Trio Forrozada, são as atrações

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em