Terça-feira, 8 de fevereiro de 2011 - 16h19
Inicia na quinta-feira, 10, e encerra no sábado, 12, o curso de Gestão de Projetos, realizado pela prefeitura de Porto Velho sob a coordenação da secretaria municipal de Planejamento e Gestão (Sempla). Quarenta servidores do município participarão da capacitação que acontecerá no auditório da Uniron-Shopping. Nos três dias eles receberão informações sobre como elaborar, acompanhar e gerenciar projetos nas diversas áreas da administração municipal.
O secretário de Planejamento do município, Sérgio Pacífico, adiantou que essa capacitação é importante para que a prefeitura possa a partir de agora, ter um parâmetro das ações desenvolvidas em relação ao que é feito em cidades de outros Estados, para melhorar o desempenho local. “Com a incorporação desses conhecimentos, será possível medir quantitativamente as atividades da prefeitura e fazer essa comparação”, disse o secretário.
Com base nessa comparação, Sérgio Pacífico afirmou que será possível saber onde e o que melhorar, porque a prefeitura passará a trabalhar com índices qualitativos que nortearão suas ações, essa excelência será sempre a meta a ser atingida. E um exemplo, são as atividades desenvolvidas na área da saúde, que passará a ser diagnosticada de forma mais precisa para que haja um parâmetro a ser comparado.
Projetos que a prefeitura desenvolve em outros setores como: meio ambiente, trânsito e educação, por exemplo, também poderão ser auferidos, mostrando os pontos que podem ser atacados, a fim de melhorar a prestação dos serviços à comunidade.
Outro ganho é com as orientações, que será possível evitar os erros e até omissão de dados nos projetos, pois quando detectados, acabam entravando a execução da ação ou a não-aprovação daquele projeto, como é o caso da omissão das contrapartidas. Além disso, no setor público existe as limitações ou restrições, por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal e da Lei das Licitações, Enquanto na iniciativa privada tudo é permitido, desde que não seja ilegal, na administração pública se faz somente o que prescreve a lei (legalidade como princípio de administração).
Isso faz com que muitos projetos embora viáveis, sejam limitados à aprovação. Outras restrições são as peças orçamentárias que estão sujeitas as alterações constantes na legislação, a mudança da estrutura administrativa a cada novo governo, a falta de mão-de-obra qualificada, o limite de gasto com pessoal e a necessidade de realização de concurso para a contratação de recursos humanos, entre outros.
Fonte: Joel Elias
Sábado, 31 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Oficina “Práticas de canto coral cênico”: 25 vagas gratuitas serão preenchidas até sexta-feira
A organização da Oficina “Práticas de Canto Coral Cênico” prolongou até esta semana as inscrições para o evento. Trata-se de uma iniciativa transfor

Baile Municipal abre o Carnaval de Porto Velho no próximo sábado (31)
O Carnaval começa oficialmente em Porto Velho no próximo sábado (31), com a realização do tradicional Baile Municipal, no Mercado Cultural, no centro

Livro propõe olhar simbólico sobre o Rio Madeira e a alma da Amazônia
Um olhar atento para o Rio Madeira revela mais do que um dos principais rios da Amazônia. Revela histórias, mitos, conflitos e formas de vida que aj

“BEIRA” - Filme rondoniense estreia na 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes
Resgate que não idealiza o passado, mas o escuta. O filme Beira conecta ancestralidade, cuidado e espiritualidade, saberes estes historicamente desl
Sábado, 31 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)