Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

SENAI/RO integra atividades do seminário e Fórum Mundial de Educação Profissional


 
Participação dos técnicos do SENAI no evento reafirma o compromisso da instituição com a população e estado de Rondônia 

Aproximadamente, 20 técnicos da educação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI/RO) marcaram presença na tarde desta segunda-feira, 31, no seminário “Perspectivas e Desafios da Educação Profissional e Tecnológica em Rondônia”, durante o lançamento estadual do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, realizado no Teatro Banzeiros, na capital Porto Velho. 

Na ocasião, a diretora técnica operacional do SENAI Rondônia, Adir Josefa de Oliveira falou sobre a atuação do Sistema S (SENAI, SESI, SENAR, SEBRAE, SENAC) no estado, o mapa do trabalho industrial do SENAI, o ordenamento das projeções de emprego, a demanda de formação profissional e a participação de Rondônia no cenário nacional, entre outros temas. 

A participação dos técnicos da instituição no seminário, segundo o diretor regional do SENAI, Vivaldo Matos Filho, torna o papel do SENAI ainda mais efetivo com a possibilidade de discussão com parceiros como os governos federal, estadual e municipal as estratégias relativas à potencialização dos recursos técnicos e tecnológicos. “Nosso compromisso baseia-se com a educação, desenvolvimento e inclusão da população em nossas ações, tendo em vista o acompanhamento do crescimento expressivo de Rondônia. Matos também destacou que o seminário é uma preparação para o Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, que será realizado no mês de novembro, em Brasília. Foi mencionada ainda pelo diretor, a importância das ações do SENAI no cenário rondoniense contextualizada ao cenário nacional.

Para o presidente da FIERO, Denis Baú é importante a participação da equipe de técnicos responsáveis pela educação, tecnologia e formação no seminário. “A presença destes profissionais reafirma o compromisso do Sistema Indústria, por meio do SENAI, em oferecer cursos de capacitação profissional para a população do Estado, possibilitando a inclusão de profissionais bem preparados para o mercado de trabalho e potencializando a geração de emprego e renda”. 

O secretário da Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco, explanou sobre a finalidade do encontro de apresentar as mudanças que virão a acontecer na área da educação profissional e, ao mesmo tempo, de apresentar a política de expansão da rede federal da educação profissional e tecnológica que, inicialmente, conta com cinco unidades em Rondônia. Pacheco acrescenta que, “em breve, será inaugurada uma sexta unidade, no município de Cacoal”. Ele finaliza ao dizer que o 1º Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica sugere o intercâmbio de informações e experiências dos profissionais envolvidos e que trabalham nesta área em todo o mundo. 

Entre as autoridades políticas presentes, compuseram a mesa de honra os deputados Eduardo Valverde e Anselmo de Jesus, os senadores Valdir Raupp e Fátima Cleide, o reitor Raimundo Vicente Gimenez, o vice-prefeito Emerson Castro, além do professor José Carlos Paim que representou a secretária de Educação de Rondônia.

Fonte: Ascom/FIERO

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)