Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Senadora diz que escolas não estão preparadas para lidar com a diversidade sexual



Relatora do PLC 122, projeto que criminaliza a homofobia, a senadora Fátima Cleide disse hoje (21) na Comissão de Educação que as escolas não estão preparadas para lidar com a diversidade sexual.

A Comissão iniciou o seminário “Diversidade nas Escolas: Preconceito e Inclusão”, cuja iniciativa partiu de requerimento apresentado por Fátima e pelos senadores Cristovam Buarque (PDT-DF), Flávio Arns (PSDB-PR), Paulo Paim (PT-RS) e Ideli Salvatti (PT-SC).

“Acredito que todos os convidados aqui terão uma contribuição muito grande a dar a essa casa, trazendo à luz dos nossos dias as questões que ocorrem nas escolas com muitas crianças sendo expulsas ainda com sete, oito anos de idade por conta da sua orientação sexual”, disse a senadora.

Para Fátima, essa situação diz respeito à comissão. “Acredito que este primeiro debate desse ciclo de debates sobre a violência nas escolas é muito importante”, disse Fátima.

Fátima informou aos participantes que entregou na CAS substitutivo ao texto original do PLC 122/2006, e que está esperando a retirada de pedido de audiência pública para ser pautado o projeto.

Para este primeiro debate estiveram presentes o presidente da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transsexuais (ABLGT), Toni Reis; o coordenador do Programa da ONU para AIDS/HIV, Pedro Chequer; a diretora da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, Maria Elisabete Pereira e a coordenadora de Pesquisa da Rede de Formação Tecnológica Latino-Americana, Miriam Abramovay. Foram convidados para este primeiro debate o presidente da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transsexuais (ABLGT), Toni Reis; o coordenador do Programa da ONU para AIDS/HIV, Pedro Chequer; a diretora da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, Maria Elisabete Pereira e a coordenadora de Pesquisa da Rede de Formação Tecnológica Latino-Americana, Miriam Abramovay. 

Fonte: Maraemidi Paraguassu de Oliveira

Gente de OpiniãoSábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Duelo na Fronteira abre com grande público e destaque para apresentação do Boi Malhadinho

Duelo na Fronteira abre com grande público e destaque para apresentação do Boi Malhadinho

A primeira noite do Duelo na Fronteira, realizado pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel),

UNIR promove fórum estadual do movimento Hip Hop

UNIR promove fórum estadual do movimento Hip Hop

Neste domingo (16), a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), por meio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA), realizará

1º Salão Itiquira de Arte Contemporânea celebra exposição com foco na cultura do Centro-Oeste

1º Salão Itiquira de Arte Contemporânea celebra exposição com foco na cultura do Centro-Oeste

Celebrando o cenário artístico do Centro-Oeste brasileiro, o próximo dia 18 de novembro será marcado pela abertura do 1º Salão Itiquira de Arte Cont

Dia da Consciência Negra será celebrado com atividades culturais em Vilhena

Dia da Consciência Negra será celebrado com atividades culturais em Vilhena

O Dia da Consciência Negra será celebrado em Vilhena (RO) com uma série de manifestações culturais que destacam a força e a importância da cultura a

Gente de Opinião Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)