Sábado, 27 de outubro de 2012 - 08h11

O IPHAN, através da sua Superintendência em Rondônia, promoveu ontem sexta (26), um Seminário Técnico para discutir e dialogar com a sociedade as intervenções no Pátio da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, bem tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional.
O painel da manhã foi apresentado pelos palestrantes José Cavalcanti Neto
(coordenador de Patrimônio Ferroviário do IPHAN), Júlio de Moraes (restaurador e conservador do IFPPC - Instituto de Ferrovias e Preservação do Patrimônio Cultural) e Geraldo Godoy (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária - ABPF) e visou mostrar um panorama da situação das ferrovias turísticas e culturais do Brasil.
Ao final da primeira rodada, foram discutidas e esclarecidas ao público presente diversas questões envolvendo a preservação do patrimônio histórico.
No painel da tarde, as apresentações ficaram a cargo do arquiteto José Leme Galvão Júnior (Coordenador de Jardins Históricos do IPHAN), da historiadora Carolina Pena Alencar (Mestre pelo Programa de Especialização em Patrimônio do IPHAN) e do engenheiro-civil Valter Vilhena Valio (responsável pelos projetos das estruturas metálicas dos galpões e da oficina).
Para o Superintendente do IPHAN em Rondônia, Beto Bertagna, “este diálogo é importante porque mostra a transparência e a seriedade com que são tratadas as intervenções na Madeira-Mamoré, projetadas, executadas e fiscalizadas por arquitetos e engenheiros de renome nacional na área da preservação histórica.”
“É natural que as pessoas tenham muitas dúvidas, afinal nunca foi feito nada parecido até então em Rondônia.” – finalizou Bertagna.
Fonte: IPHAN
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