Terça-feira, 21 de setembro de 2010 - 16h14
A secretaria municipal de educação (Semed), por meio do departamento de educação e da divisão de educação especial (Diees), fez abertura nesta terça-feira (21/09), no teatro Banzeiros, em Porto Velho, do 1º Seminário de Educação Inclusiva. Participaram do evento 300 servidores municipais, entre professores, supervisores e coordenadores pedagógicos e diretores de escolas. O evento faz parte das comemorações do dia nacional de luta das pessoas com deficiência, neste dia 21 de setembro, e terá suas atividades realizadas até a próxima sexta-feira (24/09).
A secretária de educação do município, Fátima Ferreira, fez a abertura do Seminário falando da importância em capacitar os profissionais da educação, para garantir o acesso e permanência dos alunos portadores de necessidades especiais. “A prefeitura desde 2005, vem desenvolvendo políticas públicas de inclusão dos portadores de necessidades especiais no ambiente escolar. Nossas escolas estão sendo adaptadas e os professores capacitados, também estamos implantando salas com recursos multifuncionais e realizando atividades que tratam da inclusão destas crianças e adolescentes, promovendo uma educação de qualidade para todos e todas”, discursou a secretária.
Para a diretora do departamento de educação, Ângela Maria, a discussão acerca da inclusão social em todos os seus aspectos deve ser contínua. “A inclusão escolar da pessoa com necessidades especiais é um tema de grande relevância e vem ganhando espaço cada vez maior nos debates e discussões que explicitam a necessidade da escola em atender às diferenças intrínsecas à condição humana. A escola inclusiva tem como princípio fundamental que todas as crianças devem aprender coletivamente, não importando as diferenças ou dificuldades que existam entre elas”, destacou.
A diretora da divisão de educação especial, Maria da Conceição, ressaltou o principal objetivo deste primeiro Seminário de Educação Inclusiva. “Esta é mais uma ação da Semed que objetiva cumprir com o que estabelece a política nacional da educação especial na perspectiva da educação inclusiva, que de acordo com o planejamento estratégico participativo- PEP- ficou assegurado esse programa de educação inclusiva. Através dele os profissionais na educação da rede municipal receberão capacitação, visando a construção de um sistema educacional inclusivo, que atenda e respeite a diversidade do aluno com deficiência, de maneira que possa consolidar a construção de escolas inclusivas”, disse Conceição, acrescentou ainda, que estão programados mais dois seminários e quatro oficinas.
Participaram da mesa das autoridades, a conselheira do 2º Conselho Tutelar da capital, Ângela Fortes, que falou da parceria da instituição com as escolas do município, com a finalidade de orientar sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a diretora da Escola 12 de Outubro. Maria Pereira agradeceu a prefeitura pelos investimentos que estão sendo feitos para que a educação inclusiva seja realidade na rede municipal de educação.
Além do Seminário de Educação Inclusiva, a secretaria programou ainda oficinas durante toda a semana, que acontecerão no auditório da Fundação Riomar, no horário de 08h às 12h e das 14 às 18h. Dentre os temas a serem abordados nas oficinas estão: as deficiências visuais, múltiplas, auditivas e mentais; altas habilidades/superdotação e transtornos globais do desenvolvimento, e terá a participação dos profissionais de educação das escolas da rede municipal de porto velho, urbanos e rurais.
Fonte: Meiry Santos
A III Feira de Conscientização e Prevenção Contra Queimadas, realizada no dia 25 de junho no Galpão da Feira, em Nova Mutum Paraná, foi palco de um
Banda Os Últimos se apresenta hoje no Festival Acústico Lo Fi na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
A Banda Os Últimos, um dos grandes nomes do rock autoral rondoniense, sobe ao palco hoje (28/06) no Festival Acústico Lo Fi, que acontece na históri
Depois de percorrer escolas e ter sua primeira mostra pública às margens do Rio Purus, em Lábrea, cidade que inspirou a obra, “Pela Água, Sempre!” s
Campanha Literária: VOTO POPULAR: 06/06/2025 até 06/07/2025
A escritora, historiadora e Professora de História da Prefeitura Municipal de Porto Velho, mas também, Bibliotecária/Documentalista do IFRO Campus P