Quinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Semed promove 1º Seminário sobre Educação Inclusiva


 
A secretaria municipal de educação (Semed), por meio do departamento de educação e da divisão de educação especial (Diees), fez abertura nesta terça-feira (21/09), no teatro Banzeiros, em Porto Velho, do 1º Seminário de Educação Inclusiva. Participaram do evento 300 servidores municipais, entre professores, supervisores e coordenadores pedagógicos e diretores de escolas. O evento faz parte das comemorações do dia nacional de luta das pessoas com deficiência, neste dia 21 de setembro, e terá suas atividades realizadas até a próxima sexta-feira (24/09).

A secretária de educação do município, Fátima Ferreira, fez a abertura do Seminário falando da importância em capacitar os profissionais da educação, para garantir o acesso e permanência dos alunos portadores de necessidades especiais. “A prefeitura desde 2005, vem desenvolvendo políticas públicas de inclusão dos portadores de necessidades especiais no ambiente escolar. Nossas escolas estão sendo adaptadas e os professores capacitados, também estamos implantando salas com recursos multifuncionais e realizando atividades que tratam da inclusão destas crianças e adolescentes, promovendo uma educação de qualidade para todos e todas”, discursou a secretária.

Para a diretora do departamento de educação, Ângela Maria, a discussão acerca da inclusão social em todos os seus aspectos deve ser contínua. “A inclusão escolar da pessoa com necessidades especiais é um tema de grande relevância e vem ganhando espaço cada vez maior nos debates e discussões que explicitam a necessidade da escola em atender às diferenças intrínsecas à condição humana. A escola inclusiva tem como princípio fundamental que todas as crianças devem aprender coletivamente, não importando as diferenças ou dificuldades que existam entre elas”, destacou.

A diretora da divisão de educação especial, Maria da Conceição, ressaltou o principal objetivo deste primeiro Seminário de Educação Inclusiva. “Esta é mais uma ação da Semed que objetiva cumprir com o que estabelece a política nacional da educação especial na perspectiva da educação inclusiva, que de acordo com o planejamento estratégico participativo- PEP- ficou assegurado esse programa de educação inclusiva. Através dele os profissionais na educação da rede municipal receberão capacitação, visando a construção de um sistema educacional inclusivo, que atenda e respeite a diversidade do aluno com deficiência, de maneira que possa consolidar a construção de escolas inclusivas”, disse Conceição, acrescentou ainda, que estão programados mais dois seminários e quatro oficinas.

Participaram da mesa das autoridades, a conselheira do 2º Conselho Tutelar da capital, Ângela Fortes, que falou da parceria da instituição com as escolas do município, com a finalidade de orientar sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a diretora da Escola 12 de Outubro. Maria Pereira agradeceu a prefeitura pelos investimentos que estão sendo feitos para que a educação inclusiva seja realidade na rede municipal de educação.

Além do Seminário de Educação Inclusiva, a secretaria programou ainda oficinas durante toda a semana, que acontecerão no auditório da Fundação Riomar, no horário de 08h às 12h e das 14 às 18h. Dentre os temas a serem abordados nas oficinas estão: as deficiências visuais, múltiplas, auditivas e mentais; altas habilidades/superdotação e transtornos globais do desenvolvimento, e terá a participação dos profissionais de educação das escolas da rede municipal de porto velho, urbanos e rurais.

Fonte: Meiry Santos
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário “Vilhena em Acordes” é lançado com roda de conversa e destaca a diversidade musical da cidade

Documentário “Vilhena em Acordes” é lançado com roda de conversa e destaca a diversidade musical da cidade

O curta-metragem documental “Vilhena em Acordes: Uma Viagem pela Cena Musical”, que tem como objetivo registrar e valorizar a diversidade de est

Curta-metragem “Amazônia Viva” é lançado na escola de Vilhena com exibição gratuita e roda de conversa

Curta-metragem “Amazônia Viva” é lançado na escola de Vilhena com exibição gratuita e roda de conversa

O curta-metragem “Amazônia Viva: Cultura e Biodiversidade no Ensino de Vilhena” foi lançado na Escola Municipal Almirante Tamandaré, localizada

Documentário “Batidas do Berimbau” exalta a capoeira como expressão de identidade e resistência em Vilhena

Documentário “Batidas do Berimbau” exalta a capoeira como expressão de identidade e resistência em Vilhena

No compasso do berimbau, ecoaram mais do que filhos: ecoaram histórias de resistência, ancestralidade e pertencimento. Assim se apresenta o vídeo do

Tapiri - Cinema da Floresta: programação para 08 e 09 de maio

Tapiri - Cinema da Floresta: programação para 08 e 09 de maio

O Projeto Centro Cultural TAPIRI – CINEMA DA FLORESTA tem como foco principal equipar, modernizar, transformar e subsidiar os equipamentos do Espaço

Gente de Opinião Quinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)