Sexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Semed adota ‘Carta de Serviços’ para aprimorar administração do órgão



Funcionários do Departamento de Administração e de assessoria técnica da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participaram na manhã desta quinta-feira (22/7) da apresentação da ‘Carta de Serviços’, uma ferramenta prevista no Programa Gespública, disponibilizada pelo Ministério da Administração para os municípios que aderiram ao programa. “Porto Velho é o primeiro município brasileiro a adotar a Carta de Serviços na pasta da educação”, segundo a secretária Maria de Fátima Ferreira.

A Carta de Serviços é uma ferramenta de organização da administração pública que torna acessível os serviços oferecidos pelos órgãos para os públicos interno e externo. Na reunião desta quinta-feira, os servidores elegeram delegados que vão construir a Carta da Semed. Nela deverão constar, por exemplo, informações sobre andamento de processos administrativos e acesso aos direitos dos servidores e orientação para a comunidade sobre programas oferecidos aos alunos, como o transporte escolar e atendimento à saúde.

Qualidade e Organização

A secretária esclarece que os serviços serão incorporados aos poucos à Carta e será fundamental para que os servidores tenham menos trabalho e ao mesmo tempo ofereçam serviços de qualidade tanto para os colegas de trabalho como para a comunidade. “Outro aspecto importante é que poderemos dar maior visibilidade ao órgão, para mostrar para a população que a Semed tem muitas outras ações além do trabalho feito em sala de aula”, diz a secretária.

Segundo Fátima Ferreira, a Semed adota uma sistemática de organização desde 2005, quando foi elaborado e implantado, de forma coletiva, o Planejamento Estratégico no órgão. Atualmente está sendo elaborado o Plano Municipal de Educação para os próximos 10 anos. “É importante ressaltar que estes instrumentos, por lei, deverão ter continuidade nas próximas gestões municipais, independente do prefeito que assumir o cargo”, disse ela.

Fonte: Ana Aranda

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Livro “Amazônia Negra”, de Marcela Bonfim, estreia na Feira do Livro com debate sobre identidade e pertencimento

Livro “Amazônia Negra”, de Marcela Bonfim, estreia na Feira do Livro com debate sobre identidade e pertencimento

Entre memórias, territórios e identidades que atravessam a Amazônia, a presença negra ganha voz, imagem e protagonismo no lançamento do livro “Amazô

Entre arte e tecnologia, Exposição “Amazônicas: Poéticas Femininas” chega ao CCBB Brasília

Entre arte e tecnologia, Exposição “Amazônicas: Poéticas Femininas” chega ao CCBB Brasília

Reunindo arte e tecnologia, a Exposição “Amazônicas: Poéticas Femininas” chega ao CCBB Brasília em 9 de junho para explorar uma pluralidade de temát

Curta-metragem “Kika Não Foi Convidada” tem estreia mundial em Curitiba

Curta-metragem “Kika Não Foi Convidada” tem estreia mundial em Curitiba

O curta-metragem “Kika Não Foi Convidada”, escrito e dirigido por Juraci Júnior, terá a estreia mundial na 15ª edição do Olhar do Cinema Festival In

Artesanato rondoniense ganha destaque e amplia oportunidades de renda na 13ª Rondônia Rural Show Internacional

Artesanato rondoniense ganha destaque e amplia oportunidades de renda na 13ª Rondônia Rural Show Internacional

O Pavilhão do Artesanato Brasileiro (PAB) tem sido um dos ambientes mais movimentados da 13ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), que acontece

Gente de Opinião Sexta-feira, 5 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)