Domingo, 28 de fevereiro de 2010 - 16h08
Com o tema “Ensino Médio Mudando Paradigmas”, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do Programa de Desenvolvimento do Ensino Médio (Pedem), vai realizar no período de 01 a 03 de março, no Hotel Rondon, em Porto Velho, o III seminário de Educação do Campo. Nos dias 01 e 02, o evento acontecerá de 8:00 às 12:00 horas e de 14:00 às 18:00 horas. Já no terceiro dia (03/03), as atividades iniciam às 8:00 horas e se encerram às 12:00 horas.
Segundo a secretária de Estado da Educação, Marli Cahulla, o objetivo do seminário é construir coletivamente estratégias pedagógicas que sejam do campo para o campo, visando a formação de cidadãos autônomos e criativos capazes de produzirem soluções e buscarem o desenvolvimento sustentável dentro das suas especificidades locais. “Será a oportunidade de fomentar o compromisso com uma Educação do Campo voltada para a identidade social e cultural das comunidades do campo, uma educação mais arrojada no campo. A escola tem um papel fundamental na vida dessas pessoas e é preciso estar mais próxima do cotidiano delas no meio rural”, disse Marli.
A secretária, que tem acompanhado de perto a evolução da educação no campo, ressalta a importância do evento que vai debater o desafio da práxis do educador do campo. Marli Cahulla tem visitado as escolas rurais, ouvido a comunidade escolar, os gestores e discutido novas melhorias para a educação no campo. Sobre a importância da escola para as populações que habitam as zonas rurais do país, a secretária lembrou uma das mais famosas frases do pensador da educação brasileira, Paulo Freire: “Então o camponês descobre que, tendo sido capaz de transformar a terra, ele é capaz também de transformar a cultura, renasce não mais como objeto dela, mas também como sujeito da história”, enfatiza Marli Cahulla, acrescentando que a Seduc tem contribuído para a construção desta história, seja construindo mais escolas, fazendo a aquisição de mais ônibus escolares, melhorando a merenda escolar, capacitando professores e propiciando ambiente adequado a cada realidade.
Esta será a terceira edição do seminário, que tem a cada ano contribuído com o desenvolvimento de novos projetos pedagógicos que beneficiam a educação no campo. Nesta edição estarão presentes os professores do Ensino Médio do Campo e representantes de movimentos sociais. Serão palestrantes os doutores em educação Anselmo Colares e. Marco Antonio Domingues Teixeira e os mestres Nelbi Alves Cruz, Maria José Ribeiro, Ninno Amorim e Robson Santos.
No primeiro dia de evento, após o credenciamento dos participantes e o cerimonial de abertura, acontece a palestra “Educação do Campo X Políticas Públicas”, enfocando a luta dos movimentos sociais pelo direito a educação do campo e as políticas públicas de sustentabilidade para a educação do campo. Na sequência serão realizadas oficinas para socialização dos temas e devidos debates. Ainda de acordo com a programação do evento, acontecerão oficinas para debater o desafio da práxis do educador do campo e sua ética profissional, desenvolvimento territorial sustentável, agricultura familiar, diversidade dos sujeitos sociais do campo, reforma agrária brasileira e os movimentos sociais e o campo da educação do campo. Também terá uma mesa redonda e apresentação de propostas para a educação no campo em Rondônia.
Fonte: Meiry Santos
Domingo, 26 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)
Dia Internacional da Animação da RESEX do Lago Cuniã
Foi um sucesso a 1ª Mostra Paralela do Dia Internacional da Animação na RESEX do Lago Cuniã nesta 5ª feira, dia 23/10 sob a coordenação dos Professo

O poder da leitura que transporta: destinos e sonhos inspirados na literatura infantil
Antes mesmo de conhecer o mundo, as crianças aprendem a viajar por meio das páginas de um livro. Cada história lida é um portal para novos lugares, te

Curta-metragem “Quarto Escuro”, de Carlos Santana, tem estreia oficial em Ariquemes
O cinema rondoniense ganha mais uma produção autoral com o lançamento oficial do curta-metragem “Quarto Escuro”, dirigido por Carlos Santana. A est

Curta Amazônico destaca protagonismo feminino na tela e na produção
Em meio aos sons da floresta urbana de Porto Velho, uma jovem transforma o silêncio em arte. A Ascensão da Cigarra, curta-metragem dirigido e roteir
Domingo, 26 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)