Porto Velho (RO) terça-feira, 23 de outubro de 2018
×
Gente de Opinião

Cultura

Seduc promove III seminário de Educação do Campo



Com o tema “Ensino Médio Mudando Paradigmas”, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do Programa de Desenvolvimento do Ensino Médio (Pedem), vai realizar no período de 01 a 03 de março, no Hotel Rondon, em Porto Velho, o III seminário de Educação do Campo. Nos dias 01 e 02, o evento acontecerá de 8:00 às 12:00 horas e de 14:00 às 18:00 horas. Já no terceiro dia (03/03), as atividades iniciam às 8:00 horas e se encerram às 12:00 horas.

Segundo a secretária de Estado da Educação, Marli Cahulla, o objetivo do seminário é construir coletivamente estratégias pedagógicas que sejam do campo para o campo, visando a formação de cidadãos autônomos e criativos capazes de produzirem soluções e buscarem o desenvolvimento sustentável dentro das suas especificidades locais. “Será a oportunidade de fomentar o compromisso com uma Educação do Campo voltada para a identidade social e cultural das comunidades do campo, uma educação mais arrojada no campo. A escola tem um papel fundamental na vida dessas pessoas e é preciso estar mais próxima do cotidiano delas no meio rural”, disse Marli.

A secretária, que tem acompanhado de perto a evolução da educação no campo, ressalta a importância do evento que vai debater o desafio da práxis do educador do campo. Marli Cahulla tem visitado as escolas rurais, ouvido a comunidade escolar, os gestores e discutido novas melhorias para a educação no campo. Sobre a importância da escola para as populações que habitam as zonas rurais do país, a secretária lembrou uma das mais famosas frases do pensador da educação brasileira, Paulo Freire: “Então o camponês descobre que, tendo sido capaz de transformar a terra, ele é capaz também de transformar a cultura, renasce não mais como objeto dela, mas também como sujeito da história”, enfatiza Marli Cahulla, acrescentando que a Seduc tem contribuído para a construção desta história, seja construindo mais escolas, fazendo a aquisição de mais ônibus escolares, melhorando a merenda escolar, capacitando professores e propiciando ambiente adequado a cada realidade.

Esta será a terceira edição do seminário, que tem a cada ano contribuído com o desenvolvimento de novos projetos pedagógicos que beneficiam a educação no campo. Nesta edição estarão presentes os professores do Ensino Médio do Campo e representantes de movimentos sociais. Serão palestrantes os doutores em educação Anselmo Colares e. Marco Antonio Domingues Teixeira e os mestres Nelbi Alves Cruz, Maria José Ribeiro, Ninno Amorim e Robson Santos.

No primeiro dia de evento, após o credenciamento dos participantes e o cerimonial de abertura, acontece a palestra “Educação do Campo X Políticas Públicas”, enfocando a luta dos movimentos sociais pelo direito a educação do campo e as políticas públicas de sustentabilidade para a educação do campo. Na sequência serão realizadas oficinas para socialização dos temas e devidos debates. Ainda de acordo com a programação do evento, acontecerão oficinas para debater o desafio da práxis do educador do campo e sua ética profissional, desenvolvimento territorial sustentável, agricultura familiar, diversidade dos sujeitos sociais do campo, reforma agrária brasileira e os movimentos sociais e o campo da educação do campo. Também terá uma mesa redonda e apresentação de propostas para a educação no campo em Rondônia.

Fonte: Meiry Santos

Mais Sobre Cultura

Wankabuki lança campanha de financiamento coletivo

Wankabuki lança campanha de financiamento coletivo

O Grupo de Teatro Wankabuki, sediado no município de Vilhena (RO), lançou através da plataforma Catarse, uma nova campanha de financiamento coletivo p

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

O Grupo de Teatro Wankabuki, de Vilhena (RO), realizará entre os dias 17 e 26 de outubro uma série de apresentações da peça “À Margem” nos municípios

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Na tarde de quinta-feira (11), o Professor Aleks Palitot visitou a Escola Municipal de Educação Infantil Prof.ª Ronilza Cordeiro Afonso Dias, na Zona