Porto Velho (RO) quinta-feira, 18 de outubro de 2018
×
Gente de Opinião

Cultura

Seduc prepara conferências sobre Educação Escolar Indígena


 

Nesta quinta e sexta-feira (16 e 17), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realiza Reunião Preparatória para a I Conferência Estadual de Educação Escolar Indígena, no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho, com os trabalhos acontecendo das 08:00 às 12:00 horas e das 14:00 às 18:00 horas. O encontro é realizado por meio da Gerência de Educação/Núcleo de Educação Escolar Indígena (NEEI).

A professora Irany Freire Bento, coordenadora administrativa pedagógica, representando a secretária da educação, Marli Cahulla, participou da cerimônia de abertura do evento, juntamente com Sônia Casimiro, gerente de Educação e Eliseu Cordeiro Machado, coordenador do Núcleo de Educação Escolar Indígena. O evento foi prestigiado ainda por José Ivan Mayer, do MEC; Luciana Marina Pepe, Procuradora da República; Arão Ororam Xijein, presidente da Organização dos Professores Indígenas de Rondônia (Opiron); Suamy Lacerda, vice-presidente do Conselho Estadual de Educação e Maria Ivonete Barbosa Tamboril, vice-reitora da Universidade Federal de Rondônia (Unir), além de representantes de diversas gerências da Seduc.

Para Eliseu Cordeiro “as conquistas obtidas na Educação Escolar Indígena são muito significativas, mas ainda há muito que conquistar”. A professora Irany Freire falou da importância do perfeito entrosamento entre os parceiros da Educação Indígena. “O MEC, Estado, Município e as Instituições governamentais ou não, devem caminhar de mãos dadas, esquecendo as cores partidárias, em busca de melhorias crescentes na Educação oferecida para as Comunidades Indígenas”, destaca a coordenadora pedagógica. E voltando sua atenção para Arão Ororam Xijein, presidente da Opiron, disse serem absolutamente normais as reivindicações apresentadas pelo representante indígena. “Já estive com o Arão em outros encontros e ele diz mesmo o que pensa. E tem de ser assim, mesmo que este Governo seja o que mais investiu e investe na Educação Escolar Indígena. Isso pode ser comprovado por qualquer pessoa que se dedique a pesquisar sobre o assunto”, concluiu a professora Irany Freire.

Participam desta reunião preparatória o Ministério da Educação (MEC), Governo do Estado de Rondônia, representado pela Seduc; Secretaria Municipal de Educação (Semed), Conselho Estadual de Educação (CEE), Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Universidade Federal de Rondônia (Unir), Ministérios Públicos Federal e Estadual, Núcleo de Educação Indígena de Rondônia (Neiro), Organização dos Professores Indígenas de Rondônia (Opiron), Organização dos Povos Cassupá e Salamai (Opics), Associação do Povo Karitiana, Associação Jupau, Organização de Mulheres Indígenas de Rondônia (Omiron), Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e Jovens com uma Missão (Jocum).

Após este encontro, serão realizadas Conferências nas Comunidades Educativas, seguidas da Conferência Estadual, de 21 a 24 de julho. Os trabalhos culminam com a Conferência Nacional, a ser realizada no mês de setembro, em Brasília-DF, com participação de 600 delegados indígenas e não indígenas, eleitos nas Conferências Estaduais, que vão debater as prioridades discutidas nas etapas anteriores, escolhendo coletivamente aquelas que vão melhorar a Educação Escolar Indígena.

Fonte: Anfrízio Santana 

Mais Sobre Cultura

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

O Grupo de Teatro Wankabuki, de Vilhena (RO), realizará entre os dias 17 e 26 de outubro uma série de apresentações da peça “À Margem” nos municípios

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Na tarde de quinta-feira (11), o Professor Aleks Palitot visitou a Escola Municipal de Educação Infantil Prof.ª Ronilza Cordeiro Afonso Dias, na Zona

SESC abre inscrições para exposição  e oficina de fotografia em Porto Velho

SESC abre inscrições para exposição e oficina de fotografia em Porto Velho

A exposição será realizada na rua Euclides da Cunha, com inscrições e impressões gratuitas no formato lambe-lambe