Terça-feira, 4 de maio de 2010 - 11h08
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) fez na última quinta-feira (29/04), a entrega dos certificados de conclusão do curso profissionalizante de bijuterias aos alunos portadores de necessidades especiais, do CENE, APAE e Escola Franklin Roosevelt.
Na oportunidade eles fizeram a exposição das peças produzidas durante o curso que foi oferecido gratuitamente, pela Seduc graças a um convênio do governo do estado. 30 alunos concluíram o curso que vai possibilitar a cada um deles uma opção de renda e de inclusão profissional.
Segundo o IBGE 14,5% da população brasileira (ou 24,6 milhões de pessoas) é composta por portadores de necessidades especiais. No entanto, pesquisa da Fundação Getúlio Vargas mostra que "num universo de 26 milhões de trabalhadores formais ativos, 537 mil são pessoas com deficiência, representando apenas 2% do total".
Segundo a coordenadora Pedagógica da Seduc, Maranei Rohers, que representou a secretária de Estado da Educação, Irany Freire, durante a entrega dos certificados do curso, “a chave para a geração de avanços mais significativos na inclusão produtiva das pessoas com necessidades especiais está justamente na promoção de uma compreensão mais ampla, por parte das empresas, das agências de formação profissional, da sociedade e dos próprios alunos”.
“A sociedade deve aprender a vencer preconceitos que podem dificultar o reconhecimento das competências das pessoas deficientes, gerar desadaptações e reduzir possibilidades de inclusão produtiva e social por isso a Seduc faz a sua parte dentro do ambiente educacional e abre caminhos para a formação profissional destas pessoas, mas é preciso que cada um faça sua parte”, disse.
O curso de bijuterias é apenas um de uma lista grande de cursos que estarão sendo encerrados nos próximos meses destinados a pessoas com necessidades especiais.
Também esteve presente a Gerente de Ensino da Seduc, Sônia Casimiro, que elogiou os trabalhos dos alunos e esforço da equipe em proporcionar este tipo de projeto.
Fonte: A/I SEDUC
Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A abertura oficial do Duelo na Fronteira 2025, no Bumbódromo Márcio Menacho, em Guajará-Mirim acontece nesta sexta, 14, a partir das 20h, com a apres

Com roda de conversa, minidocumentário sobre Hip Hop é exibido em escola de Vilhena
O minidocumentário “Rimas do Cerrado: Explorando a Cultura Hip Hop em Vilhena” foi exibido para os alunos da Escola Estadual Deputado Genival Nunes

A literatura infantil amazônica tem ganhado novos leitores nas escolas de Rondônia com o projeto “Jornada Literária de Nina Macaca pelas periferias

Duelo na Fronteira começa nesta sexta e celebra a tradição dos bois-bumbás em Rondônia
O Duelo na Fronteira tem início nesta sexta-feira (14), no Bumbódromo Márcio Menacho, em Guajará-Mirim. Considerado uma das mais importantes manifes
Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)