Domingo, 22 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Seduc amplia inserção profissional de portadores de necessidades especiais


A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) fez na última quinta-feira (29/04), a entrega dos certificados de conclusão do curso profissionalizante de bijuterias aos alunos portadores de necessidades especiais, do CENE, APAE e Escola Franklin Roosevelt.

Na oportunidade eles fizeram a exposição das peças produzidas durante o curso que foi oferecido gratuitamente, pela Seduc graças a um convênio do governo do estado. 30 alunos concluíram o curso que vai possibilitar a cada um deles uma opção de renda e de inclusão profissional.

Segundo o IBGE 14,5% da população brasileira (ou 24,6 milhões de pessoas) é composta por portadores de necessidades especiais. No entanto, pesquisa da Fundação Getúlio Vargas mostra que "num universo de 26 milhões de trabalhadores formais ativos, 537 mil são pessoas com deficiência, representando apenas 2% do total".

Segundo a coordenadora Pedagógica da Seduc, Maranei Rohers, que representou a secretária de Estado da Educação, Irany Freire, durante a entrega dos certificados do curso, “a chave para a geração de avanços mais significativos na inclusão produtiva das pessoas com necessidades especiais está justamente na promoção de uma compreensão mais ampla, por parte das empresas, das agências de formação profissional, da sociedade e dos próprios alunos”.

“A sociedade deve aprender a vencer preconceitos que podem dificultar o reconhecimento das competências das pessoas deficientes, gerar desadaptações e reduzir possibilidades de inclusão produtiva e social por isso a Seduc faz a sua parte dentro do ambiente educacional e abre caminhos para a formação profissional destas pessoas, mas é preciso que cada um faça sua parte”, disse.

O curso de bijuterias é apenas um de uma lista grande de cursos que estarão sendo encerrados nos próximos meses destinados a pessoas com necessidades especiais.

Também esteve presente a Gerente de Ensino da Seduc, Sônia Casimiro, que elogiou os trabalhos dos alunos e esforço da equipe em proporcionar este tipo de projeto.


Fonte: A/I SEDUC
 

Gente de OpiniãoDomingo, 22 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Literatura: obra multilíngue é destaque na Bienal Internacional

Literatura: obra multilíngue é destaque na Bienal Internacional

A escritora, professora, poetisa e antologista Rosângela Arend marcou presença na Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro em 2025, um evento

 TAPIRI CINEMA DA FLORESTA: documentários “O Sagrado do Divino” e “Como Matar um Rio” na programação desta semana

TAPIRI CINEMA DA FLORESTA: documentários “O Sagrado do Divino” e “Como Matar um Rio” na programação desta semana

O TAPIRI – CINEMA DA FLORESTA apresenta produções rondonienses que destacam a ancestralidade e a sociedade atual, temas que dialogam com a realidade

A Bailarina da Praça: cultura Rondoniense ganha destaque na Bienal Internacional do Rio de Janeiro

A Bailarina da Praça: cultura Rondoniense ganha destaque na Bienal Internacional do Rio de Janeiro

Um dos maiores ícones populares da capital rondoniense, a carismática Bailarina da Praça de Porto Velho, será eternizada nas páginas da literatura i

Rondofest aumenta visibilidade dos músicos rondonienses

Rondofest aumenta visibilidade dos músicos rondonienses

A presença do cantor e compositor Moacyr Franco, celebrizado por sua longa e ativa trajetória na música popular brasileira, deu ao espetáculo de enc

Gente de Opinião Domingo, 22 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)