Porto Velho (RO) sexta-feira, 17 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Seduc amplia inserção profissional de portadores de necessidades especiais


A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) fez na última quinta-feira (29/04), a entrega dos certificados de conclusão do curso profissionalizante de bijuterias aos alunos portadores de necessidades especiais, do CENE, APAE e Escola Franklin Roosevelt.

Na oportunidade eles fizeram a exposição das peças produzidas durante o curso que foi oferecido gratuitamente, pela Seduc graças a um convênio do governo do estado. 30 alunos concluíram o curso que vai possibilitar a cada um deles uma opção de renda e de inclusão profissional.

Segundo o IBGE 14,5% da população brasileira (ou 24,6 milhões de pessoas) é composta por portadores de necessidades especiais. No entanto, pesquisa da Fundação Getúlio Vargas mostra que "num universo de 26 milhões de trabalhadores formais ativos, 537 mil são pessoas com deficiência, representando apenas 2% do total".

Segundo a coordenadora Pedagógica da Seduc, Maranei Rohers, que representou a secretária de Estado da Educação, Irany Freire, durante a entrega dos certificados do curso, “a chave para a geração de avanços mais significativos na inclusão produtiva das pessoas com necessidades especiais está justamente na promoção de uma compreensão mais ampla, por parte das empresas, das agências de formação profissional, da sociedade e dos próprios alunos”.

“A sociedade deve aprender a vencer preconceitos que podem dificultar o reconhecimento das competências das pessoas deficientes, gerar desadaptações e reduzir possibilidades de inclusão produtiva e social por isso a Seduc faz a sua parte dentro do ambiente educacional e abre caminhos para a formação profissional destas pessoas, mas é preciso que cada um faça sua parte”, disse.

O curso de bijuterias é apenas um de uma lista grande de cursos que estarão sendo encerrados nos próximos meses destinados a pessoas com necessidades especiais.

Também esteve presente a Gerente de Ensino da Seduc, Sônia Casimiro, que elogiou os trabalhos dos alunos e esforço da equipe em proporcionar este tipo de projeto.


Fonte: A/I SEDUC
 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio