Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Seduc amplia inserção profissional de portadores de necessidades especiais


A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) fez na última quinta-feira (29/04), a entrega dos certificados de conclusão do curso profissionalizante de bijuterias aos alunos portadores de necessidades especiais, do CENE, APAE e Escola Franklin Roosevelt.

Na oportunidade eles fizeram a exposição das peças produzidas durante o curso que foi oferecido gratuitamente, pela Seduc graças a um convênio do governo do estado. 30 alunos concluíram o curso que vai possibilitar a cada um deles uma opção de renda e de inclusão profissional.

Segundo o IBGE 14,5% da população brasileira (ou 24,6 milhões de pessoas) é composta por portadores de necessidades especiais. No entanto, pesquisa da Fundação Getúlio Vargas mostra que "num universo de 26 milhões de trabalhadores formais ativos, 537 mil são pessoas com deficiência, representando apenas 2% do total".

Segundo a coordenadora Pedagógica da Seduc, Maranei Rohers, que representou a secretária de Estado da Educação, Irany Freire, durante a entrega dos certificados do curso, “a chave para a geração de avanços mais significativos na inclusão produtiva das pessoas com necessidades especiais está justamente na promoção de uma compreensão mais ampla, por parte das empresas, das agências de formação profissional, da sociedade e dos próprios alunos”.

“A sociedade deve aprender a vencer preconceitos que podem dificultar o reconhecimento das competências das pessoas deficientes, gerar desadaptações e reduzir possibilidades de inclusão produtiva e social por isso a Seduc faz a sua parte dentro do ambiente educacional e abre caminhos para a formação profissional destas pessoas, mas é preciso que cada um faça sua parte”, disse.

O curso de bijuterias é apenas um de uma lista grande de cursos que estarão sendo encerrados nos próximos meses destinados a pessoas com necessidades especiais.

Também esteve presente a Gerente de Ensino da Seduc, Sônia Casimiro, que elogiou os trabalhos dos alunos e esforço da equipe em proporcionar este tipo de projeto.


Fonte: A/I SEDUC
 

Gente de OpiniãoSábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Bar do Calixto: patrimônio, samba e mobilização popular garantem sua reabertura

Bar do Calixto: patrimônio, samba e mobilização popular garantem sua reabertura

Localizado na esquina da Rua Jacy-Paraná com Brasília, no bairro Santa Bárbara, o Bar do Calixto é, hoje, um marco histórico e cultural da capital r

Du Neri estreia na cena musical com a intensa e confessional “O Corpo Estranho”

Du Neri estreia na cena musical com a intensa e confessional “O Corpo Estranho”

A faixa é um lançamento da Marã MúsicaNo dia 11 de julho, a cantora e compositora Du Neri faz sua estreia oficial com o lançamento de “O Corpo Estra

Valorização da cultura de Rondônia: Arraial Flor do Maracujá acontece de 1º a 10 de agosto

Valorização da cultura de Rondônia: Arraial Flor do Maracujá acontece de 1º a 10 de agosto

O tradicional e tão esperado Arraial Flor do Maracujá chega este ano a mais uma edição fortalecido pelo governador de Rondônia, Marcos Rocha, como s

A.C.I.MA. Itália e AJEB-RO: uma parceria  com  reconhecimento internacional de escritores de Rondônia

A.C.I.MA. Itália e AJEB-RO: uma parceria com reconhecimento internacional de escritores de Rondônia

No dia 5 de julho de 2025, São Paulo foi palco de um encontro que transcendeu geografias e línguas: o 11° FESTIVAL INTERNACIONAL F.A.L.A.I., realiza

Gente de Opinião Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)